TSE DE­CI­DE HO­JE O DES­TI­NO DE LU­LA NA PRO­PA­GAN­DA NO RÁ­DIO E NA TE­LE­VI­SÃO

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Os ru­mos da cam­pa­nha do ex­pre­si­den­te luiz iná­cio lu­la da sil­va — con­de­na­do, pre­so e ine­le­gí­vel pela lei da fi­cha lim­pa — de­vem ser de­fi­ni­dos ho­je pe­lo tri­bu­nal su­pe­ri­or elei­to­ral (tse). a cor­te re­a­li­za, a par­tir das 14h30, uma ses­são ex­tra­or­di­ná­ria, con­vo­ca­da pela pre­si­den­te do tri­bu­nal, mi­nis­tra ro­sa We­ber, pa­ra ava­li­ar pe­di­dos de can­di­da­tu­ra. o ca­so do pe­tis­ta não foi in­cluí­do na pau­ta, pois de­pen­de do re­la­tor, que, no início da ses­são, pe­de pa­ra co­lo­car o pro­ces­so em jul­ga­men­to. existe uma li­mi­nar, apre­sen­ta­da pela pro­cu­ra­do­ra­ge­ral da re­pú­bli­ca, ra­quel Dod­ge, so­li­ci­tan­do que o can­di­da­to do Pt se­ja im­pe­di­do de apa­re­cer no ho­rá­rio elei­to­ral gra­tui­to.

as cam­pa­nhas no rá­dio e na te­le­vi­são co­me­çam ho­je. ama­nhã, vão ao ar os pri­mei­ros ví­de­os dos pre­si­den­ciá­veis. mas a pos­si­bi­li­da­de de que es­se pro­ces­so co­me­ce com pe­di­dos de can­di­da­tu­ra ain­da pen­den­tes cria in­se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca no país e po­de cau­sar con­fu­são en­tre os elei­to­res. Prin­ci­pal­men­te pe­lo fa­to de lu­la — can­di­da­to mais bem co­lo­ca­do nas pesquisas de in­ten­ção de vo­to — es­tar na imi­nên­cia de ter su­as pre­ten­sões po­lí­ti­cas bar­ra­das, por ter si­do con­de­na­do a 12 anos e um mês de pri­são pe­lo tri­bu­nal re­gi­o­nal fe­de­ral da 4ª re­gião (trf-4).

sen­ten­ci­a­do por cor­rup­ção pas­si­va e la­va­gem de di­nhei­ro, lu­la po­de ser en­qua­dra­do na lei da fi­cha lim­pa, que proí­be a can­di­da­tu­ra de réus con­de­na­dos por um tri­bu­nal co­le­gi­a­do. a pro­cu­ra­do­ra ra­quel Dod­ge afir­mou, on­tem, pou­co an­tes de uma ses­são no su­pre­mo tri­bu­nal fe­de­ral (stf), que es­pe­ra que o tse jul­gue, na ses­são de ho­je, a si­tu­a­ção do pe­tis- ta no ho­rá­rio elei­to­ral. em li­mi­nar, apre­sen­ta­da pa­ra im­pug­nar a can­di­da­tu­ra de­le, ela pe­diu que a cor­te elei­to­ral an­te­ci­pas­se a de­ci­são pa­ra im­pe­dir que o ex-pre­si­den­te apa­re­ça na pro­pa­gan­da nos mei­os de co­mu­ni­ca­ção.

o mi­nis­té­rio Pú­bli­co ar­gu­men­ta que lu­la es­tá ine­le­gí­vel por cau­sa da con­de­na­ção. De acor­do com Dod­ge, de­vi­do a is­so, ele não de­ve ser apre­sen­ta­do co­mo pre­si­den­ciá­vel. a mi­nis­tra ro­sa We­ber lem­brou ser ne­ces­sá­rio que os mi­nis­tros so­li­ci­tem o jul­ga­men­to das can­di­da­tu­ras em es­pe­cí­fi­co. “Va­mos jul­gar os ca­sos que os re­la­to­res le­va­rem à me­sa. a pau­ta po­de ser al­te­ra­da no início da ses­são. al­guns te­mas já es­tão de­fi­ni­dos”, afir­mou.

o mi­nis­tro luís ro­ber­to Bar­ro­so é o re­la­tor do pe­di­do de re­gis­tro de can­di­da­tu­ra de lu­la e de ações de in­de­fe­ri­men­to apre­sen­ta­das con­tra o pe­tis­ta. ele de­ve fa­zer is­so se en­ten­der que, com os ar­gu­men­tos da de­fe­sa, em do­cu­men­to en­tre­gue na noi­te de on­tem, é pos­sí­vel le­var o ca­so a jul­ga­men­to. são mais de 200 pá­gi­nas no do­cu­men­to pro­du­zi­do pe­los ad­vo­ga­dos de lu­la. Não es­tá des­car­ta­do que os mi­nis­tros ava­li­em a can­di­da­tu­ra em si, de­fe­rin­do ou não o pe­di­do do Pt pa­ra que ele con­cor­ra nes­tas elei­ções. se a can­di­da­tu­ra for re­jei­ta­da, ca­bem em­bar­gos de de­cla­ra­ção no pró­prio tse e re­cur­so ex­tra­or­di­ná­rio ao su­pre­mo.

Cláu­dio KBENE

Cor­te re­a­li­za ses­são ex­tra­or­di­ná­ria pa­ra dis­cu­tir pe­di­dos de re­gis­tro de pos­tu­lan­tes à Pre­si­dên­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.