Had­dad vi­si­ta Lu­la pa­ra dis­cu­tir pró­xi­mos pas­sos

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Pou­co mais de dois di­as de­pois de o tri­bu­nal su­pe­ri­or elei­to­ral (tse) re­jei­tar a can­di­da­tu­ra do ex-pre­si­den­te luiz iná­cio lu­la da sil­va (Pt) ao Pla­nal­to, o pe­tis­ta re­ce­be­rá seu vi­ce, o ex-pre­fei­to fer­nan­do Had­dad (Pt), na su­pe­rin­ten­dên­cia da Po­lí­cia fe­de­ral em cu­ri­ti­ba pa­ra dis­cu­tir os pró­xi­mos pas­sos da cha­pa pe­tis­ta nas elei­ções de 2018.

o par­ti­do de­ve re­cor­rer ao su­pre­mo tri­bu­nal fe­de­ral (stf) pa­ra man­ter lu­la na dis­pu­ta, mas o “si­nal ama­re­lo” es­tá ace­so, já que o tse deu ape­nas dez di­as ao par­ti­do pa­ra subs­ti­tuir o ex-pre­si­den­te. se, até lá, o ex-pre­si­den­te não ob­ti­ver uma li­mi­nar, a le­gen­da te­rá de de­ci­dir se pro­mo­ve Had­dad ao pos­to de can­di­da­to ou se as­su­me o ris­co de fi­car de fo­ra da elei­ção.

o Pt con­se­guiu uma vi­tó­ria na sex­ta-fei­ra, du­ran­te o jul­ga­men­to na Jus­ti­ça elei­to­ral, pa­ra se man­ter no ho­rá­rio elei­to­ral de rá­dio e te­le­vi­são di­vul­gan­do o ex­pre­fei­to co­mo uma es­pé­cie de “vi­ce avul­so”. Pe­la de­ci­são da cor­te, o par­ti­do não po­de, en­quan­to is­so, di­vul­gar lu­la co­mo can­di­da­to. o ex-pre­si­den­te es­tá li­mi­ta­do a apa­ri­ções na tv na con­di­ção de “apoi­a­dor”, ocu­pan­do um má­xi­mo de 25% do tem­po do par­ti­do e sem pe­dir vo­tos pa­ra si mes­mo. Quan­do o re­cur­so che­gar ao stf, ba­se­a­do no ar­gu­men­to de que o pe­tis­ta ain­da po­de re­cor­rer às cor­tes su­pe­ri­o­res e que ele pos­sui uma li­mi­nar do co­mi­tê de Di­rei­tos Hu­ma­nos da ONU que obri­ga­ria o Bra­sil a per­mi­ti-lo co­mo can­di­da­to. a ques­tão mais de­ci­si­va, se­gun­do pes­so­as que atu­am na cor­te, diz res­pei­to ao sor­teio do re­la­tor.

Dos on­ze mi­nis­tros, a pre­si­den­te, cár­men lú­cia, e os três que atu­a­ram no jul­ga­men­to do tse (ed­son fa­chin, luís ro­ber­to Bar­ro­so e ro­sa We­ber) não po­dem, pe­lo en­ten­di­men­to de es­pe­ci­a­lis­tas, as­su­mir a fun­ção. en­tre os de­mais, mar­co au­ré­lio mel­lo e ri­car­do lewan­dows­ki são con­si­de­ra­dos os que têm mais chan­ces de con­ce­der uma li­mi­nar que per­mi­ta a lu­la fa­zer cam­pa­nha.

Por­to alegre

À tar­de, Had­dad vai a Por­to alegre cum­prir agen­da ao la­do da sua pos­sí­vel fu­tu­ra vi­ce, ma­nu­e­la D’ávi­la (Pc­dob). ele e ma­nu­e­la con­ce­de­rão uma co­le­ti­va ao la­do de mi­guel ros­set­to, can­di­da­to pe­tis­ta ao go­ver­no do rio Gran­de do sul, quan­do de­ve ser anun- ci­a­dos os pla­nos do par­ti­do pa­ra os pró­xi­mos di­as.

De­pois, os pe­tis­tas re­a­li­za­rão um ato no cen­tro his­tó­ri­co da ca­pi­tal gaú­cha e um jan­tar “su­pra­par­ti­dá­rio” pe­la li­ber­ta­ção do ex­pre­si­den­te lu­la, ao la­do de li­de­ran­ças po­lí­ti­cas de ou­tros par­ti­dos de es­quer­da. o can­di­da­to a vi­ce na cha­pa do Pt de­ve per­ma­ne­cer no es­ta­do até ter­ça-fei­ra.

Ri­car­do stuc­kert

Glei­si Hoff­mann e Fer­nan­do Had­dad vi­si­tam Lu­la nas de­pen­dên­ci­as da Su­pe­rin­tên­cia da PF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.