TSE faz cam­pa­nha contra vo­to em bran­co

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Di­an­te do de­sen­can­to com a política que vem sen­do ma­ni­fes­ta­do pelos elei­to­res bra­si­lei­ros em pes­qui­sas de opi­nião, o tribunal superior eleitoral (tse) lan­çou uma cam­pa­nha pa­ra in­cen­ti­var o vo­to nas elei­ções de ou­tu­bro. “Quan­do você dei­xa de vo­tar, são os ou­tros que aca­bam es­co­lhen­do por você”, diz o lo­cu­tor so­bre ima­gens de pes­so­as com di­fi­cul­da­de pa­ra fa­zer escolhas sim­ples, co­mo quais fru­tas com­prar. “Vo­tar é de­ci­dir você mes­mo o que é me­lhor pa­ra o fu­tu­ro”, con­clui a nar­ra­ção.

se­gun­do o tse, a cam­pa­nha vei­cu­la­da em emis- so­ras de rá­dio e te­le­vi­são, bem co­mo nas mí­di­as so­ci­ais, vi­sa a “sen­si­bi­li­zar os elei­to­res pa­ra a im­por­tân­cia do vo­to co­mo ins­tru­men­to de par­ti­ci­pa­ção do ci­da­dão na de­fi­ni­ção do des­ti­no do país”. a ação aler­ta que quem não vo­ta ou vo­ta em bran­co con­tri­bui pa­ra a es­co­lha de go­ver­nan­tes e par­la­men­ta­res “com le­gi­ti­mi­da­de re­du­zi­da e bai­xa re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de”.

No pri­mei­ro tur­no da elei­ção presidencial de 2014, 115,1 mi­lhões de elei­to­res fo­ram às ur­nas, sen­do que 4,4 mi­lhões vo­ta­ram em bran­co, 6,7 mi­lhões anu­la­ram e 27,7 mi­lhões não com­pa­re­ce­ram. No se­gun­do tur­no, o nú­me­ro de elei­to­res que não fo­ram vo­tar au­men­tou, che­gan­do a 30,1 mi­lhões. a iniciativa da Jus­ti­ça eleitoral pre­ten­de re­for­çar que “o vo­to é a ma­ni­fes­ta­ção de mai­or re­le­vân­cia na de­mo­cra­cia, sen­do fun­da­men­tal pa­ra sua con­so­li­da­ção”.

Na cam­pa­nha, a Jus­ti­ça eleitoral vai es­cla­re­cer idei­as equi­vo­ca­das do pro­ces­so eleitoral. Por exem­plo, que a elei­ção po­de­rá ser anu­la­da se a mai­o­ria vo­tar em bran­co. es­sa ideia tem se pro­pa­ga­do por­que os vo­tos bran­co e nu­lo não são le­va­dos em con­ta pa­ra a apu­ra­ção dos re­sul­ta­dos das elei­ções. a pu­bli­ci­da­de vai des­ta­car ain­da que vo­tar em bran­co “não é me­ca­nis­mo de pro­tes­to e só con­tri­bui pa­ra a es­co­lha de po­lí­ti­cos com um nú­me­ro menor de vo­tos”.

SI­MU­LA­DOR

o por­tal do tse dis­po­ni­bi­li­zou um si­mu­la­dor de vo­ta­ção na ur­na ele­trô­ni­ca. o elei­tor po­de­rá trei­nar co­mo vo­tar nos car­gos em dis­pu­ta nas elei­ções de ou­tu­bro – pre­si­den­te, go­ver­na­dor, se­na­dor (dois), de­pu­ta­do fe­de­ral e es­ta­du­al ou dis­tri­tal.

o si­mu­la­dor apre­sen­ta uma lis­ta de can­di­da­tos e par­ti­dos fic­tí­ci­os pa­ra ca­da car­go (Par­ti­do dos es­por­tes, Par­ti­do dos rit­mos mu­si­cais, Par­ti­do das Pro­fis­sões, Par­ti­do das fes­tas Po­pu­la­res e Par­ti­do do fol­clo­re). a fer­ra­men­ta tam­bém avisa quan­do o elei­tor co­me­te al­gum er­ro, co­mo vo­tar du­as ve­zes no mes­mo can­di­da­to ao se­na­do, o que anu­la o vo­to.

a par­tir de hoje, os elei­to­res que se ca­das­tra­ram pa­ra vo­tar em trân­si­to po­de­rão con­sul­tar os lo­cais de vo­ta­ção. as in­for­ma­ções es­tão dis­po­ní­veis no por­tal do tse e dos tres e no apli­ca­ti­vo e-tí­tu­lo.

Ar­qui­vo/tse

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.