ATA­QUE SUSPENDE TEMPORARIAMENTE A CAM­PA­NHA DE BOL­SO­NA­RO

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Di­an­te de seu qua­dro de saú­de, o can­di­da­to Jair Bol­so­na­ro (Psl) vai fi­car afas­ta­do da cam­pa­nha elei­to­ral, sem pre­vi­são de vol­tar às ruas no cur­to pra­zo. em um pro­nun­ci­a­men­to nas re­des so­ci­ais, o pre­si­den­te na­ci­o­nal do Psl, Gus­ta­vo Be­bi­an­no, con­vo­cou os se­gui­do­res a re­za­rem por Bol­so­na­ro. “Ho­je as elei­ções não im­por­tam. Vo­cê que es­tá pre­o­cu­pa­do com a saú­de do nos­so ca­pi­tão não se dei­xe es­mo­re­cer”, ape­lou.

Bol­so­na­ro de­ve­rá fi­car pe­lo me­nos uma se­ma­na hos­pi­ta­li­za­do, se­gun­do os mé­di­cos da san­ta ca­sa de mi­se­ri­cór­dia de Juiz de fora, on­de foi aten­di­do lo­go após a agres­são. o can­di­da­to le­vou uma fa­ca­da na re­gião ab­do­mi­nal, qu­an­do fa­zia cam­pa­nha na ci­da­de. o agres­sor, adé­lio Bis­po de oliveira, foi pre­so em fla­gran­te.

o pre­si­den­te do Psl par­ti­ci­pa­va do ato de cam­pa­nha com Bol­so­na­ro, em Juiz de fora. Be­bi­an­no con­tou que o can­di­da­to “foi pa­ra o meio da mul­ti­dão, co­mo sem­pre, por von­ta­de pró­pria, com o pei­to e o co­ra­ção aber­tos”. Dis­se ain­da que a cam­pa­nha de Bol­so­na­ro sa­bia que o can­di­da­to en­fren­ta­ria “ini­mi­gos ar­di­lo­sos, in­ca­pa­zes de con­vi­ver com o con­tra­di­tó­rio, aves­so à re­al de­mo­cra­cia”.

Usan­do co­man­dos pa­ra es­ti­mu­lar os apoi­a­do­res de Bol­so­na­ro, Be­bi­an­no afir­mou que o me­do não os im­pe­di­rá de cum­prir a mis­são. “mais im­pac­tan­te que as ame­a­ças é a es­pe­ran­ça que nos im­pul­si­o­na”, dis­se o pre­si­den­te do Psl, usan­do a hash­tag #ore­por­bol­so­na­ro.

flá­vio e eduardo Bol­so­na­ro, fi­lhos do can­di­da­to, dei­xa­ram a cam­pa­nha e se­gui­ram pa­ra Juiz de fora. Dis­pu­tan­do o se­na­do, flá­vio acom­pa­nha­ria o des­fi­le de 7 de se­tem­bro no rio de Ja­nei­ro e de­pois fa­ria cam­pa­nha em rio das os­tras, cam­pos dos Goy­ta­ca­zes e ita­pe­ru­na. eduardo gra­vou ví­deo fa­lan­do da si­tu­a­ção do pai e es­cre­veu nas re­des so­ci­ais: “sol­da­do que vai à guerra e tem me­do de mor­rer é um co­var­de”.

com seis se­gun­dos em ca­da blo­co do ho­rá­rio elei­to­ral gra­tui­to, Bol­so­na­ro es­ta­va in­ves­tin­do nas mí­di­as so­ci­ais e na cam­pa­nha de rua. se­gun­do as úl­ti­mas pes­qui­sas de in­ten­ção de vo­tos, Bol­so­na­ro li­de­ra a cor­ri­da pe­lo Pa­lá­cio do Pla­nal­to.

o can­di­da­to a vi­ce-pre­si­den­te, Ge­ne­ral mourão, dis­se à agên­cia Bra­sil que o Psl não con­vo­cou reu­nião, mas que, nes­te mo­men­to, “o prin­ci­pal é or­ga­ni­zar o dis­po­si­ti­vo”. “o nos­so com­pro­mis­so é com o Bra­sil. Nos­so pro­je­to é es­se. Na­da vai nos de­ter”, afir­mou.

mourão re­ce­beu a no­tí­cia da agres­são qu­an­do che­ga­va a Por­to ale­gre pa­ra um con­gres­so de neu­ro­ci­rur­gia. Nes­ta sex­ta-fei­ra, re­tor­na­rá ao rio de Ja­nei­ro, on­de re­si­de. “Bol­so­na­ro é um ho­mem for­te. Vai se res­ta­be­le­cer pa­ra ga­nhar­mos no primeiro tur­no”, dis­se.

SUS­PEI­TO

sus­pei­to de ata­car o can­di­da­to à Pre­si­dên­cia da república Jair Bol­so­na­ro, du­ran­te um ato de cam­pa­nha em Juiz de fora (mg), ade­lio Bis­po de oliveira, de 40 anos, já ti­nha si­do acu­sa­do pe­lo cri­me de le­são cor­po­ral, se­gun­do a Po­lí­cia militar de mi­nas Ge­rais (mg). o bo­le­tim de ocor­rên­cia em que oliveira é acu­sa­do de aten­tar con­tra a in­te­gri­da­de fí­si­ca de ou­tras pes­so­as é de 2013.

o ho­mem foi de­ti­do lo­go após o ata­que e en­ca­mi­nha­do à De­le­ga­cia da Po­lí­cia fe­de­ral em Juiz de fora

(mg), on­de pres­ta de­poi­men­to. “Po­li­ci­ais mi­li­ta­res que se en­con­tra­vam nas ime­di­a­ções con­se­gui­ram apre­en­der o in­fra­tor ime­di­a­ta­men­te após a ocor­rên­cia”, con­tou o ma­jor da Pm- mg, flá­vio san­ti­a­go, à agên­cia Bra­sil, con­fir­man­do que pes­so­as que acom­pa­nha­vam o ato po­lí­ti­co che­ga­ram a agre­dir o sus­pei­to.

“a ação rá­pi­da dos po­li­ci­ais ga­ran­tiu a in­co­lu­mi­da­de fí­si­ca do in­fra­tor, im­pe­din­do que ele fos­se lin­cha­do”, acres­cen­tou o ma­jor.

PER­FIL NO FA­CE­BO­OK

Um per­fil no fa­ce­bo­ok em no­me de adé­lio Bis­po de oliveira, e com fotos que iden­ti­fi­cam o ho­mem pre­so pe­la Po­lí­cia em Juiz de fora, con­tém vá­ri­as pu­bli­ca­ções con­tra Bol­so­na­ro e seus apoi­a­do­res, bem co­mo crí­ti­cas à maçonaria. o au­tor da pá­gi­na de­mons­tra fi­xa­ção por es­ses dois te­mas – Bol­so­na­ro e maçonaria – e o per­fil exi­be vá­ri­as pos­ta- gens iló­gi­cas e con­fu­sas, sem­pre re­la­tan­do su­pos­tas cons­pi­ra­ções.

No dia 1° de agos­to, o au­tor ques­ti­o­nou, por exem­plo, se 30 mil co­mu­nis­tas fo­ram as­sas­si­na­dos no governo militar bra­si­lei­ro. e ele pró­prio res­pon­de: “Nu­me­ro­lo­gia maçô­ni­ca?”, diz, ci­tan­do su­pos­tos mas­sa­cres de ín­di­os e ne­gros no país e con­cluin­do: “cla­ro sem­pre vin­da da di­rei­ta maçô­ni­ca, ca­pi­ta­lis­ta, bur­gue­sa e na­zis­ta”. em se­gui­da, afir­ma que Bol­so­na­ro é apoi­a­do “por clãs maçô­ni­cos”.

Na pá­gi­na, há mui­tas pu­bli­ca­ções em de­fe­sa do co­mu­nis­mo, in­clu­si­ve apre­sen­tan­do o pre­si­den­te da Ve­ne­zu­e­la, Ni­co­lás ma­du­ro, co­mo um exem­plo de co­mu­nis­ta. tam­bém há ata­ques a po­lí­ti­cos, co­mo a se­na­do­ra ana amé­lia le­mos (Pp-rs), candidata a vi­ce-pre­si­den­te da cha­pa de Ge­ral­do alck­min (PSDB), com foto de cam­pa­nha dos dois.

a úl­ti­ma pu­bli­ca­ção é do dia 3 de agos­to, so­bre o per­fil do elei­to­ra­do de san­ta ca­ta­ri­na, com um link pa­ra ma­té­ria a res­pei­to. cer­ca de um mês antes, o ti­tu­lar do per­fil fez check-in em uma es­co­la de ti­ro em flo­ri­a­nó­po­lis (sc).

após o ata­que a Bol­so­na­ro, a pá­gi­na foi du­ra­men­te ata­ca­da. tam­bém fo­ram cri­a­dos vá­ri­os per­fis em no­me de oliveira, de­pois que ele já se en­con­tra­va pre­so, usan­do sua foto e uma ima­gem de uma ba­lan­ça.

REPRODUÇÃO TV

REPRODUÇÃO tv

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.