Bol­so­na­ro perde no se­gun­do tur­no, diz Ibo­pe

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Nas si­mu­la­ções de se­gun­do tur­no, o can­di­da­to Jair Bol­so­na­ro (Psl) perde pa­ra os can­di­da­tos ci­ro Go­mes (PDT) - 44% a 33% -, ma­ri­na silva (re­de) - 43% a 33% - e Ge­ral­do alck­min (PSDB) - 41% a 32%- , e em­pa­ta tec­ni­ca­men­te com fer­nan­do Had­dad (Pt) - 36% pa­ra o ex-pre­fei­to e 37% pa­ra o de­pu­ta­do -, se­gun­do pes­qui­sa ibo­pe/es- ta­do/tv Glo­bo di­vul­ga­da nes­ta quar­ta-fei­ra (5/9).

o ibo­pe ou­viu 2.002 elei­to­res, em 142 mu­ni­cí­pi­os, en­tre os di­as 1º e 3 de se­tem­bro. a mar­gem de er­ro do le­van­ta­men­to é de dois pon­tos por­cen­tu­ais pa­ra mais ou pa­ra me­nos, e o in­ter­va­lo de con­fi­an­ça é de 95%. is­so sig­ni­fi­ca que há uma pro­ba­bi­li­da­de de 95% de os re­sul­ta­dos re­tra­ta­rem o atual mo- men­to elei­to­ral, con­si­de­ran­do a mar­gem de er­ro. o re­gis­tro na Jus­ti­ça elei­to­ral foi fei­to sob o pro­to­co­lo Br-05003/2018.

os con­tra­tan­tes fo­ram o es­ta­do e a tv Glo­bo. a di­vul­ga­ção do le­van­ta­men­to es­ta­va pre­vis­ta pa­ra ter­ça­fei­ra, 4, mas foi ne­ces­sá­rio adiá-la em ra­zão de uma con­sul­ta ao tri­bu­nal su­pe­ri­or elei­to­ral. o re­gis­tro ini­ci­al da pes­qui­sa, fei­to no dia 29 de agos­to, ain­da tra­zia um ce­ná­rio com o ex-pre­si­den­te luiz iná­cio lu­la da silva, con­de­na­do e pre­so na operação la­va Ja­to, co­mo can­di­da­to. Po­rém, na ma­dru­ga­da de sá­ba­do, dia 1° de se­tem­bro, o tse in­de­fe­riu o re­gis­tro de sua can­di­da­tu­ra.

Di­an­te do ocor­ri­do, o ibo­pe de­ci­diu re­ti­rar da pes­qui­sa o ce­ná­rio com lu­la, e man­ter ape­nas o que tra­zia Had­dad em seu lu­gar. co­mo as per- gun­tas fei­tas não se­gui­ram exa­ta­men­te o ro­tei­ro pre­vis­to no ques­ti­o­ná­rio re­gis­tra­do na se­ma­na an­te­ri­or, foi ne­ces­sá­rio con­sul­tar o tse. Na tar­de des­ta quar­ta-fei­ra, 5, o mi­nis­tro luiz felipe sa­lo­mão de­ci­diu não ana­li­sar o mé­ri­to da ques­tão, ale­gan­do que o ibo­pe não po­de­ria ter fei­to a con­sul­ta, por não ser “au­to­ri­da­de com ju­ris­di­ção fe­de­ral ou ór­gão na­ci­o­nal de par­ti­do po­lí­ti­co”. (ae)

DI­VUL­GA­ÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.