Rio: 72% que­rem pror­ro­gar in­ter­ven­ção

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

cer­ca de 72% dos mo­ra­do­res do es­ta­do do rio de Ja­nei­ro apoi­am uma pos­sí­vel con­ti­nui­da­de da in­ter­ven­ção fe­de­ral na se­gu­ran­ça pú­bli­ca, pre­vis­ta pa­ra ser en­cer­ra­da em 31 de de­zem­bro des­te ano. Pes­qui­sa do ins­ti­tu­to Datafolha mos­tra que 21% dos en­tre­vis­ta­dos são con­tra a ma­nu­ten­ção da in­ter­ven­ção em 2019, 4% se de­cla­ra­ram in­di­fe­ren­tes e 4% não sa­bi­am res­pon­der.

a pes­qui­sa foi re­a­li­za­da en­tre 4 e 6 de se­tem­bro e en­tre­vis­tou 1.357 pes­so­as com 16 anos ou mais. a mar­gem de er­ro é de três pon­tos per­cen­tu­ais.

o le­van­ta­men­to apon­ta que o apoio à pror­ro­ga­ção da in­ter­ven­ção é menor na ca­pi­tal (68%) e mai­or nas de­mais ci­da­des da re­gião me­tro­po­li­ta­na (74%) e no in­te­ri­or do es­ta­do (75%).

o apoio tam­bém é menor en­tre as pes­so­as com ní­vel su­pe­ri­or (63%) do que en­tre as que têm en­si­no mé­dio (73%) e fun­da­men­tal (79%). Quan­do ana­li­sa­das as ida­des dos en­tre­vis­ta­dos, a apro­va­ção chega a 78%, na fai­xa etá­ria de 45 a 59 anos e a 59% na po­pu­la­ção de 16 a 24 anos.

Tran­si­ção

a in­ter­ven­ção fe­de­ral na se­gu­ran­ça pú­bli­ca foi so­li­ci­ta­da pe­lo go­ver­na­dor luiz fer­nan­do Pe­zão e de­cre­ta­da pe­lo pre­si­den­te mi­chel te­mer em fe­ve­rei­ro. No mês pas­sa­do, quan­do a in­ter­ven­ção com­ple­tou seis me­ses, o pre­si­den­te dis­se es­tar “sa­tis­fei­tís­si­mo” e que os re­sul­ta­dos eram “ex­tra­or­di­ná­ri­os”.

em apre­sen­ta­ção a te­mer, o ga­bi­ne­te da in­ter­ven­ção in­for­mou que, en­tre fe­ve­rei­ro e agos­to, 35 pes­so­as mor­re­ram em con­fron­tos nas ope­ra­ções com par­ti­ci­pa­ção das for­ças ar­ma­das, dos quais três mi­li­ta­res do exér­ci­to. fo­ram apre­en­di­das 152 ar­mas, sen­do 86 pis­to­las, 37 gra­na­das e 29 fu­zis e de­ti­das 518 pes­so­as, dos quais 56 cri­an­ças e ado­les­cen­tes. cer­ca de 92 mil mi­li­ta­res par­ti­ci­pa­ram das ope­ra­ções.

a in­ter­ven­ção fe­de­ral es­tá em vi­gor até 31 de de­zem­bro, fim dos man­da­tos de mi­chel te­mer e de Pe­zão. Uma pos­sí­vel pror­ro­ga­ção da me­di­da ca­be­ria aos pró­xi­mos che­fes do exe­cu­ti­vo fe­de­ral e es­ta­du­al.

Na úl­ti­ma se­gun­da-fei­ra (3), o go­ver­na­dor do rio de Ja­nei­ro e o in­ter­ven­tor fe- de­ral Wal­ter Bra­ga Net­to, que é ge­ne­ral do exér­ci­to e co­man­dan­te mi­li­tar do les­te, as­si­na­ram um pla­no de tran­si­ção, que dei­xa­rá a es­tru­tu­ra do ga­bi­ne­te de in­ter­ven­ção ati­va até 30 de ju­nho de 2019.

o pla­no tem o ob­je­ti­vo de re­gu­lar as eta­pas da pas­sa­gem de res­pon­sa­bi­li­da­des ad­mi­nis­tra­ti­va e ope­ra­ci­o­nal na área de se­gu­ran­ça pú­bli­ca de vol­ta pa­ra a es­fe­ra es­ta­du­al.

Crí­ti­cas

a po­lí­ti­ca de se­gu­ran­ça pú­bli­ca im­ple­men­ta­da pe­la in­ter­ven­ção vem so­fren­do crí­ti­cas de pes­qui­sa­do­res e de­fen­so­res pú­bli­cos. Na se­ma­na pas­sa­da, re­pre­sen­tan­tes da De­fen­so­ria Pú­bli­ca da União (DPU) e da De­fen­so­ria Pú­bli­ca do es­ta­do do rio de Ja­nei­ro (DPE-RJ) ou­vi­ram re­la­tos de vi­o­la­ções em vi­si­tas a co­mu­ni­da­des do rio de Ja­nei­ro e re­pas­sa­ram a re­pre­sen­tan­tes do con­se­lho Na­ci­o­nal de Di­rei­tos Hu­ma­nos.

Pes­qui­sa­do­res do ob­ser­va­tó­rio da in­ter­ven­ção, do cen­tro de es­tu­dos de se­gu­ran­ça e ci­da­da­nia (ce­sec) da Uni­ver­si­da­de cân­di­do men­des, tam­bém fi­ze­ram um ba­lan­ço de seis me­ses da in­ter­ven­ção e aler­ta­ram que o rio de Ja­nei­ro re­gis­trou au­men­to de 40% no nú­me­ro de ti­ro­tei­os no pe­río­do.

o re­la­tó­rio le­van­ta ain­da da­dos ofi­ci­ais do ins­ti­tu­to de se­gu­ran­ça Pú­bli­ca do rio de Ja­nei­ro e apon­ta um au­men­to de 4,7% na le­ta­li­da­de vi­o­len­ta e de 35,4% nos ho­mi­cí­di­os de­cor­ren­tes de ação po­li­ci­al.

Fer­nan­do fra­zão - ag. Bra­sil

A pes­qui­sa foi re­a­li­za­da en­tre 4 e 6 de se­tem­bro e en­tre­vis­tou 1.357 pes­so­as com 16 anos ou mais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.