DI­AS TOFFOLI TO­MA POS­SE CO­MO PRE­SI­DEN­TE DO STF

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

omi­nis­tro Di­as toffoli to­mou pos­se co­mo pre­si­den­te do su­pre­mo tri­bu­nal fe­de­ral (stf), nes­ta quin­ta-fei­ra (12). ele ocu­pa o lu­gar da mi­nis­tra cár­men lú­cia, que dei­xou o co­man­do da cor­te por con­ta do en­cer­ra­men­to do man­da­to.

o ma­gis­tra­do fi­ca­rá na pre­si­dên­cia do tri­bu­nal até 2020. com 51 anos de ida­de, ele é o mais jo­vem ju­ris­ta a as­su­mir a pre­si­dên­cia do su­pre­mo. Por for­ça da le­gis­la­ção, ele acu­mu­la a fun­ção de pre­si­den­te do con­se­lho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça (CNJ).

a ce­rimô­nia de pos­se, re­a­li­za­da no ple­ná­rio do su­pre­mo, con­tou com a pre­sen­ça de mi­nis­tros de es­ta­do, go­ver­na­do­res co­mo o che­fe do exe­cu­ti­vo lo­cal do Df, ro­dri­go rol­lem­berg, pre­si­den­tes dos tribunais su­pe­ri­o­res e das de­mais ins­tân­ci­as, além de ar­tis­tas, pro­cu­ra­do­res e fa­mi­li­a­res do no­vo pre­si­den­te.

Perfil

Di­as toffoli to­mou pos­se co­mo mi­nis­tro do su­pre­mo há qua­se 10 anos, in­di­ca­do pe­lo ex-pre­si­den­te luiz iná­cio lula da silva. em sua car­rei­ra co­mo mi­nis­tro, atu­ou em di­ver­sos casos po­lê­mi­cos, fa­mo­so por en­trar em con­tra­di­ção com co­le­gas de ple­ná­rio. as­sim que in­gres­sou no tri­bu­nal, ele par­ti­ci­pou do jul­ga­men­to que re­sul­tou na li­ber­da­de do ex-ati­vis­ta ita­li­a­no ce­sa­re Bat­tis­ti.

Gra­du­a­do em di­rei­to pe­la fa­cul­da­de de Di­rei­to do lar­go de são francisco, que in­te­gra a Uni­ver­si­da­de de são Pau­lo (USP), toffoli tem uma lon­ga car­rei­ra na ad­vo­ca­cia e no Po­der le­gis­la­ti­vo. em 2010, ele foi pre­si­den­te de uma co­mis­são de ju­ris­tas es­co­lhi­dos pe­lo pre­si­den­te do se­na­do pa­ra ela­bo­rar o an­te­pro­je­to do có­di­go elei­to­ral. o ma­gis­tra­do atu­ou co­mo ad­vo­ga­do em são Pau­lo entre 1991 e 1995, se mu­dan­do pa­ra Bra­sí­lia em ju­lho do mes­mo ano. entre 1995 e 2000, foi as­ses­sor ju­rí­di­co da li­de­ran­ça do Par­ti­do dos tra­ba­lha­do­res na câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos. a re- la­ção do ju­ris­ta com o Pt é an­ti­ga e foi bas­tan­te só­li­da an­tes de seu in­gres­so no su­pre­mo. em 1998, 2002 e 2006 foi ad­vo­ga­do da legenda du­ran­te as cam­pa­nhas elei­to­rais de lula.

ele ocu­pou ain­da a sub­che­fia de as­sun­tos Ju­rí­di­cos da ca­sa ci­vil, de 2003 a 2005, na ges­tão do en­tão mi­nis­tro Jo­sé Dir­ceu. Pres­tou con­cur­so pa­ra juiz de pri­mei­ra ins­tân­cia em são Pau­lo em 1994 e 1995, sen­do re­pro­va­do em am­bas as ten­ta­ti­vas.

fo­to con­se­lho Na­ci­o­nal De Jus­ti­ça – CNJ

Fo­to con­se­lho Na­ci­o­nal De Jus­ti­ça – CNJ

Ma­gis­tra­do conduz a Cor­te du­ran­te o primeiro e se­gun­do tur­no das elei­ções e de­ve fi­car no car­go até 2020

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.