Can­di­da­tos do Enem po­dem de­nun­ci­ar fa­ke news

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

omi­nis­tro da edu­ca­ção, ros­si­e­li so­a­res, e a pre­si­den­te do ins­ti­tu­to na­ci­o­nal de es­tu­dos e pes­qui­sas edu­ca­ci­o­nais aní­sio tei­xei­ra (inep), ma­ria inês Fi­ni, fi­ze­ram um aler­ta pa­ra que os can­di­da­tos do exa­me na­ci­o­nal do en­si­no mé­dio (enem) não cai­am em no­tí­ci­as fal­sas, as cha­ma­das fa­ke news, e pa­ra que es­te­jam aten­tos ao ho­rá­rio de ve­rão pa­ra não per­de­rem a pro­va e che­ga­rem após o fe­cha- men­to dos por­tões.

se­gun­do ma­ria inês, nos úl­ti­mos di­as, cir­cu­lou um bo­a­to de que o enem se­ria adi­a­do, o que é men­ti­ra, o exa­me es­tá man­ti­do nos di­as 4 e 11 de no­vem­bro. “a fa­ke news é uma do­en­ça so­ci­al e nes­se pe­río­do de exa­me em que os par­ti­ci­pan­tes es­tão no grau má­xi­mo de an­si­e­da­de, elas atra­pa­lham e mui­to”, diz.

pa­ra se pro­te­ger, os can­di­da­tos de­vem se in­for­mar pe­los ca­nais ofi- ci­ais de co­mu­ni­ca­ção.

Can­di­da­tos po­dem aler­tar o inep so­bre no­tí­ci­as fal­sas pe­la pá­gi­na do par­ti­ci­pan­te e pe­lo apli­ca­ti­vo do enem, dis­po­ní­vel pa­ra os sis­te­mas an­droid e ios. os par­ti­ci­pan­tes po­dem tam­bém en­trar em con­ta­to com o inep pe­lo te­le­fo­ne 0800-616161. ma­ria inês pe­de que os es­tu­dan­tes de­nun­ci­em as fa­ke news “pa­ra que a gen­te pos­sa des­men­tir es­se ti­po de no­tí­cia que cau­sa tan­to trans­tor­no aos par­ti­ci­pan­tes”.

Ho­rá­rio de ve­rão

ou­tro aler­ta do mec e do inep foi pa­ra que os par­ti­ci­pan­tes es­te­jam aten­tos ao ho­rá­rio de ve­rão, que co­me­ça no pri­mei­ro dia de pro­va do enem, nes­te do­min­go (4). “te­mos di­fe­ren­ça gran­de nos es­ta­dos bra­si­lei­ros em re­la­ção ao ho­rá­rio ofi­ci­al que é o de Bra­sí­lia. no es­ta­do do ama­zo­nas te­mos al­guns mu­ni­cí­pi­os que não se­guem as de­mais ci­da­des. É fun­da­men­tal que os par­ti­ci­pan­tes es­te­jam aten­tos e pro­cu­rem se in­for­mar”, diz ma­ria inês. os por­tões abrem às 12h e fe­cham às 13h, no ho­rá­rio da ca­pi­tal.

até a ma­nhã de ho­je, cer­ca 1 mi­lhão de can­di­da­tos ain­da não ti­nham aces­sa­do o car­tão de con­fir­ma­ção de ins­cri­ção e não sa­bi­am o lo­cal de pro­va do enem. o inep vai en­vi­ar e-mail e men­sa­gens sms pa­ra es­ses can­di­da­tos. a ori­en­ta­ção é que o par­ti­ci­pan­te fa­ça o tra­je­to até o lo­cal de pro­va an­tes do dia da pro­va, pa­ra co­nhe­cer o

ca­mi­nho e evi­tar im­pre­vis­tos. o car­tão po­de ser aces­sa­do pe­la pá­gi­na do par­ti­ci­pan­te e pe­lo apli­ca­ti­vo do enem.

Ope­ra­ção de guer­ra

so­a­res com­pa­rou a lo­gís­ti­ca pa­ra a re­a­li­za­ção do exa­me na­ci­o­nal do en­si­no mé­dio ( enem) a uma ope­ra­ção de guer­ra: “im­pres­si­o­nan­te a lo­gís­ti­ca, aqui­lo que pre­ci­sa ser fei­to pa­ra a apli­ca­ção nes­ses di­as”. o enem 2018 se­rá apli­ca­do nos do­min­gos di­as 4 e 11 de no­vem­bro, em 1.725 mu­ni­cí­pi­os bra­si­lei­ros, 70 de­les de di­fí­cil aces­so. ao to­do, 5.513.726 es­tu­dan­tes es­tão ins­cri­tos.

a es­tru­tu­ra pa­ra apli­ca­ção do enem en­vol­ve 10.718 lo­cais de apli­ca­ção, 155.254 sa­las e mais de meio mi­lhão de co­la­bo­ra­do­res. Fo­ram im­pres­sas 11,5 mi­lhões de pro­vas de do­ze Ca­der­nos de Qu­es­tões di­fe­ren­tes. Uma vi­de­o­pro­va em li­bras ga­ran­te aces­si­bi­li­da­de. ao to­do, são qua­se 600 mil pes­so­as en­vol­vi­das na apli­ca­ção do exa­me.

A pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­tu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep), Ma­ria Inês Fi­ni, fi­ze­ram um aler­ta pa­ra que os can­di­da­tos do Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio (Enem) não cai­am em no­tí­ci­as fal­sas, as cha­ma­das fa­ke news

Val­ter Cam­pa­na­to/agên­cia Bra­sil/agên­cia Bra­sil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.