Iden­ti­da­de di­gi­tais não ser­ve pa­ra o Enem

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

c ar­tei­ras de iden­ti­da­de di­gi­tais não po­de­rão ser usa­das no exa­me Na­ci­o­nal do en­si­no Mé­dio (enem), de acor­do com o ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de es­tu­dos e Pes­qui­sas edu­ca­ci­o­nais aní­sio tei­xei­ra (inep). Pa­ra fa­zer as pro­vas, os par­ti­ci­pan­tes de­ve­rão le­var um do­cu­men­to ofi­ci­al de iden­ti­fi­ca­ção ori­gi­nal, com fo­to e ca­ne­ta es­fe­ro­grá­fi­ca de tin­ta pre­ta, fa­bri­ca­da em ma­te­ri­al trans­pa­ren­te. os dois itens são os úni­cos obri­ga­tó­ri­os pa­ra o exa­me.

a pre­si­den­te do inep, Ma­ria inês Fi­ni, aler­ta os can­di­da­tos que fa­rão o enem de que não po­de­rão usar iden­ti­da­des di­gi­tais. is­so por­que ha­ve­rá três che­ca­gens de iden­ti­da­de e uma de­las ocor­re­rá du­ran­te a pro­va, quan­do o uso do ce­lu­lar é proi­bi­do. “Não le­ve es­sa úni­ca pro­va de iden­ti­da­de por­que den­tro da sa­la de apli­ca­ção de pro­va, ela não po­de­rá ser uti­li­za­da”.

os do­cu­men­tos vá­li­dos são as car­tei­ras de iden­ti­da­de ex­pe­di­das por se­cre­ta­ri­as de se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, pe­las For­ças ar­ma­das, pe­la Po­lí­cia Mi­li­tar e Po­lí­cia Fe­de­ral; car­tei­ra de tra­ba­lho e Pre­vi­dên­cia so­ci­al; pas­sa­por­te; car­tei­ra Na­ci­o­nal de Ha­bi­li­ta­ção, com fo­to­gra­fia e iden­ti­da­de fun­ci­o­nal. ou­tros do­cu­men­tos es­pe­cí­fi­cos po­dem ser con­sul­ta­dos na pá­gi­na do enem.

Ma­ria inês é en­fá­ti­ca em re­la­ção ao uso da ca­ne­ta. “es­tu­dan­tes per­gun­ta­ram se não po­de­ri­am usar ou­tras ca­ne­tas, que são mais con­for­tá­veis pa­ra es­cre­ver. Não po­dem. tem que ser ca­ne­ta pre­ta em ma­te­ri­al trans­pa­ren­te”, diz.

os es­tu­dan­tes po­de­rão le­var pa­ra o exa­me, que tem du­ra­ção de 5 ho­ras e 30 mi­nu­tos nes­te do­min­go (4) e de 5 ho­ras no pró­xi­mo (11), um lan­che. ca­so es­se lan­che se­ja ca­sei­ro e não es­te­ja em­bru­lha­do em ma­te­ri­al trans­pa­ren­te co­mo pa­pel fil­me, ele se­rá fis­ca­li­za­do an­tes de ser li­be­ra­do.

acon­se­lhá­vel le­var

além dos do­cu­men­tos obri­ga­tó­ri­os, é acon­se­lhá­vel que os es­tu­dan­tes le­vem pa­ra o exa­me o car­tão de con­fir­ma­ção de ins­cri­ção im­pres­so. No car­tão cons­tam o lo­cal de pro­va do es­tu­dan­te, além da op­ção de lín­gua es­tran­gei­ra es­co­lhi­da e, se for o ca­so, aten­di­men­to es­pe­cí­fi­co ou es­pe­ci­a­li­za­do so­li­ci­ta­do.

o car­tão po­de ser aces­sa­do na Pá­gi­na do Par­ti­ci­pan­te ou pe­lo apli­ca­ti­vo do enem 2018, dis­po­ní­vel pa­ra down­lo­ad na app sto­re e na Go­o­gle Play. É pre­ci­so

in­for­mar o CPF e a se­nha ca­das­tra­da na ins­cri­ção.

os es­tu­dan­tes po­de­rão le­var tam­bém a De­cla­ra­ção de com­pa­re­ci­men­to im­pres­sa pa­ra as­si­na­tu­ra do che­fe de sa­la, ca­so pre­ci­se do do­cu­men­to pa­ra jus­ti­fi­car, por exem­plo, fal­ta no tra­ba­lho. a de­cla­ra­ção es­tá dis­po­ní­vel tam­bém na Pá­gi­na do Par­ti­ci­pan­te.

não le­var

os se­guin­te itens são proi­bi­dos no enem: bor­ra­cha; ca­ne­ta de ma­te­ri­al não trans­pa­ren­te; cor­re­ti­vo; dis­po­si­ti­vos ele­trô­ni­cos, co­mo we­a­ra­ble te­ch, cal­cu­la­do­ras, agen­das ele­trô­ni­cas, te­le­fo­nes ce­lu­la­res, smartpho­nes, ta­blets, ipods, gra­va­do­res, pen dri­ve, mp3, re­ló­gio e alar­mes; fo­nes de ou­vi­do ou qual­quer trans­mis­sor, gra­va­dor ou re­cep­tor de da­dos ima­gens, ví­de­os e men­sa­gens; im­pres­sos e ano­ta­ções; lá­pis; la­pi­sei­ra; li­vros e ma­nu­ais.

an­tes de en­trar na sa­la de pro­va, os par­ti­ci­pan­tes de­ve­rão guar­dar no en­ve­lo­pe por­ta-ob­je­tos, for­ne­ci­do pe­lo apli­ca­dor, o te­le­fo­ne ce­lu­lar e quais­quer ou­tros equi­pa­men­tos ele­trô­ni­cos des­li­ga­dos. tam­bém de­ve­rão ser guar­da­dos to­dos os itens proi­bi­dos no enem.

se­gun­do o inep, o en­ve­lo­pe por­ta-ob­je­tos de­ve­rá ser la­cra­do e iden­ti­fi­ca­do pe­lo par­ti­ci­pan­te an­tes de in­gres­sar na sa­la de pro­vas, e ser man­ti­do até a saí­da de­fi­ni­ti­va do lo­cal de pro­vas de­bai­xo da car­tei­ra du­ran­te a re­a­li­za­ção das pro­vas.

Enem 2018

as pro­vas do exa­me Na­ci­o­nal do en­si­no Mé­dio (enem) co­me­çam a ser apli­ca­das ama­nhã (4). Mais de 5,5 mi­lhões de es­tu­dan­tes fa­rão as pro­vas de lin­gua­gem, ci­ên­ci­as hu­ma­nas e re­da­ção, em mais de 1,7 mil ci­da­des. o exa­me se­gue no dia 11, quan­do se­rão apli­ca­das as pro­vas de ci­ên­ci­as da na­tu­re­za e ma­te­má­ti­ca.

a no­ta do exa­me po­de­rá ser usa­da pa­ra con­cor­rer a va­gas no en­si­no su­pe­ri­or pú­bli­co, pe­lo sis­te­ma de se­le­ção Uni­fi­ca­da (si­su), a bol­sas em ins­ti­tui­ções pri­va­das, pe­lo Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de pa­ra to­dos (Prou­ni), e pa­ra par­ti­ci­par do Fun­do de Fi­nan­ci­a­men­to es­tu­dan­til (Fi­es).

Alu­nos aguar­dam aber­tu­ra de por­tões pa­ra pro­va do Enem

Val­ter cam­pa­na­to/ar­qui­vo agên­cia Bra­sil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.