Jung­mann dis­cor­da de fu­são de mi­nis­té­ri­os

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

o mi­nis­tro da se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, raul Jung­mann, de­fen­deu ho­je (1º) a per­ma­nên­cia da pas­ta co­mo es­tru­tu­ra es­pe­cí­fi­ca na es­pla­na­da dos mi­nis­té­ri­os. o co­men­tá­rio foi fei­to em en­tre­vis­ta co­le­ti­va a jor­na­lis­tas, em Bra­sí­lia, fren­te a de­ci­são de Jair Bol­so­na­ro de rein­cor­po­ra­ra área ao mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça.

Ho­je o juiz fe­de­ral sér­gio mo­ro anun­ci­ou que acei­tou o con­vi­te do pre­si­den­te elei­to pa­ra co­man­dar o no­vo mi­nis­té­rio e fi­ca­rá afren­te da es­tru­tu­ra, bem co­mo da Po­lí­cia fe­de­ral. mo­ro foi o res­pon­sá­vel pe­la ope­ra­ção la­va Ja­to e es­ta­va lo­ta­do na 13ª Va­ra da Jus­ti­ça fe­de­ral do Pa­ra­ná, em cu­ri­ti­ba. o ma­gis­tra­do foi o res­pon­sá­vel pe­la aná­li­se do pro­ces­so que ter­mi­nou na pri­são do ex-pre­si­den­te luiz iná­cio lu­la da sil­va, além de ou­tros po­lí­ti­cos in­ves­ti­ga­dos na ope­ra­ção.

“eu gos­ta­ria que o mi­nis­té­rio con­ti­nu­as­se exis­tin­do pa­ra não ser co­nhe­ci­do co­mo pri­mei­ro e úni­co, mas fa­ço vo­tos de que fa­ça su­ces­so. Dei­xa­mos uma es­tru­tu­ra que não ti­nha an­tes. es­ta­dos não fa­zem po­lí­ti­ca na­ci­o­nal, não têm sis­te­ma na­ci­o­nal e o go­ver­no cen­tral não ti­nha is­so. sem­pre que­re­mos aqui dei­xar um le­ga­do pa­ra que quem vi­es­se pu­des­se ti­rar pro­vei­to a fa­vor do po­vo bra­si­lei­ro”, dis­se.

após ma­ni­fes­tar sua pre­fe­rên­cia, Jung­mann lem­brou que a de­ci­são é do pre­si­den­te elei­to e co­lo­cou sua in­ten­ção de “aju­dar” na tran­si­ção. ele elo­gi­ou a es­co­lha de mo­ro. “É al­guém que tem to­dos os tí­tu­los, au­to­ri­da­de e le­gi­ti­mi­da­de. É um ga­nho tê-lo no exe­cu­ti­vo”, ava­li­ou.

o mi­nis­tro in­for­mou que li­gou pa­ra mo­ro ho­je pa­ra tra­tar da tran­si­ção e que o ma­gis­tra­do pa­ra­na­en­se de­ve­rá vir a Bra­sí­lia na pró­xi­ma se­ma­na pa­ra co­me­çar as tra­ta­ti­vas. ain­da não há um dia de­fi­ni­do.

His­tó­ri­co

o mi­nis­té­rio da se­gu­ran­ça Pú­bli­ca foi cri­a­do pe­la me­di­da Pro­vi­só­ria 821, de 2018, edi­ta­da em 27 de fe­ve­rei­ro des­te ano. an­tes dis­so, a área es­ta­va na al­ça­da do mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça, pa­ra on­de vol­ta­rá na ges­tão de Jair Bol­so­na­ro. raul Jung­mann, que até en­tão ocu­pa­va o car­go de mi­nis­tro da De­fe­sa, foi es- co­lhi­do pa­ra o co­man­do. a pas­ta pas­sou a co­or­de­nar as ações des­te se­tor, bem co­mo a Po­lí­cia fe­de­ral e a Po­lí­cia ro­do­viá­ria fe­de­ral.

a cri­a­ção do mi­nis­té­rio ocor­reu no con­tex­to da ins­ti­tui­ção, pe­lo exe­cu­ti­vo fe­de­ral, do de­cre­to da in­ter­ven­ção mi­li­tar no es­ta­do do rio de Ja­nei­ro. ela foi pre­vis­ta até o fim do ano. o go­ver­na­dor elei­to Wil­son Wit­zel deu de­cla­ra­ções de­fen­den­do que as tro­pas mi­li­ta­res per­ma­ne­çam por mais dez me­ses no es­ta­do, mas que não pre­ten­de pe­dir a pror­ro­ga­ção da in­ter­ven­ção fe­de­ral.

Fa­bio ro­dri­gues Pozzebom/ag. Bra­sil

O mi­nis­tro da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, Raul Jung­mann fa­la du­ran­te en­tre­vis­ta co­le­ti­va so­bre o ca­so da ve­re­a­do­ra Ma­ri­el­le Fran­co e do mo­to­ris­ta An­der­son Go­mes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.