Na­tu­re­za em des­ta­que!

Sa­ca­das que ga­ran­tem con­for­to e bo­as ener­gi­as

Casa Linda - - Índice -

Ori­gi­na­li­da­de

O ca­sal de mo­ra­do­res des­te apar­ta­men­to saiu de uma ca­sa gran­de com jar­dim pa­ra vi­ver em um apar­ta­men­to de me­tra­gem re­du­zi­da. Pa­ra que não pre­ci­sas­sem abrir mão de um can­ti­nho ver­de, eles pe­di­ram às ar­qui­te­tas Ju­a­na Bahia e La­ra Pou­chain, da Do­me Ar­qui­te­tu­ra, que pro­je­tas­sem es­ta varanda de 9m². O re­sul­ta­do? Um am­bi­en­te que, ape­sar de com­pac­to, trans­mi­te sen­sa­ção de bem-es­tar e acon­che­go, ga­ran­tin­do con­for­to pa­ra os mo­men­tos de la­zer e con­vi­vên­cia.

Es­co­lha cer­ta

As pro­fis­si­o­nais mes­cla­ram o uso de plan­tas per­ma­nen­tes e na­tu­rais no lo­cal, alo­can­do as úl­ti­mas nos pon­tos mais fá­ceis pa­ra ma­nu­ten­ção e ir­ri­ga­ção. “Co­lo­ca­mos no ca­chepô mais al­to a plan­ta per­ma­nen­te chi­fre-de-ve­a­do. Na área cen­tral, de me­lhor aces­so, co­lo­ca­mos uma hor­ti­nha com plan­tas na­tu­rais (ale­crim, oré­ga­no, hor­te­lã e man­je­ri­cão)”, co­men­tam as ar­qui­te­tas.

To­ques de de­li­ca­de­za

Acon­che­go e es­ti­lo são mar­cas re­gis­tra­das des­sa varanda de ape­nas 7,90m², pro­je­ta­da pe­la ar­qui­te­ta La­ris­sa Ca­tos­si. O ri­pa­do de ma­dei­ra, as­sim co­mo os va­sos de bar­ro com sa­mam­bai­as, dão um char­me es­pe­ci­al ao can­ti­nho. “Na me­sa de vi­dro, usa­mos dois va­si­nhos de bar­ro com uma es­pé­cie de su­cu­len­ta, que re­sis­te bem sem precisar de mui­tos cui­da­dos. No ri­pa­do da di­rei­ta, usa­mos os mes­mos va­si­nhos de bar­ro em mei­a­lua com mi­ni-sa­mam­bai­as e orquí­de­as”, de­ta­lha a pro­fis­si­o­nal.

Con­for­tá­vel

O designer de in­te­ri­o­res Ri­car­do Lo­pez, do LO In­te­ri­o­res, pro­je­tou es­ta varanda com de­co­ra­ção rús­ti­ca pa­ra um ca­sal na fai­xa dos 45 anos e uma ado­les­cen­te. “Pa­ra dei­xar o es­pa­ço mais acon­che­gan­te, uti­li­za­mos mó­veis com tons de ma­dei­ra e cou­ro, além de ma­te­ri­ais em tons ter­ro­sos que, jun­to com o pai­sa­gis­mo, con­tri­bu­em pa­ra a sen­sa­ção de tran­qui­li­da­de e acon­che­go”, co­men­ta o pro­fis­si­o­nal.

Fa­ci­li­da­de

Con­vi­da­ti­va

A ar­qui­te­ta La­ris­sa Ca­tos­si pro­je­tou es­ta varanda de 12,50m² pa­ra um ca­sal de mo­ra­do­res re­ce­ber os ami­gos e a fa­mí­lia nos fi­nais de se­ma­na. “Op­ta­mos pe­lo uso de ban­cos em for­ma­to de ‘L’ jus­ta­men­te pa­ra aco­mo­dar o mai­or nú­me­ro de con­vi­da­dos pos­sí­vel. Os ba­lan­ços ain­da tra­zem um to­que úni­co pa­ra es­te es­pa­ço”, ga­ran­te a pro­fis­si­o­nal.

Lin­das e prá­ti­cas

– MA

Pro­je­to 4: La­ris­sa Ca­tos­si, São Luis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.