De fo­ra para den­tro

O es­ti­lo do apê re­me­te ao am­bi­en­te ex­ter­no de ma­nei­ra su­til e de­li­ca­da

Casa Linda - - Índice - Tex­to: Ju­li­a­na Bor­ges | De­sign: Mary El­len Ma­cha­do

Sa­be­mos que a de­co­ra­ção, mui­to mais do que ob­je­tos, pin­tu­ras e re­ves­ti­men­tos, é uma ex­ten­são da per­so­na­li­da­de dos mo­ra­do­res. Ela ex­pres­sa o es­ti­lo e os gos­tos de ca­da um até mes­mo nos me­no­res de­ta­lhes. Pen­san­do nis­so, a ar­qui­te­ta Maí­ra Qu­ei­roz, do Edot Smart De­sign, ela­bo­rou es­te apar­ta­men­to de ape­nas 55m² com um ar prai­a­no que tem tu­do a ver com os pro­pri­e­tá­ri­os e com a ci­da­de li­to­râ­nea on­de es­tá lo­ca­li­za­do.

Que tal in­te­grar?

Unir as sa­las de es­tar e jan­tar com a co­zi­nha é uma óti­ma so­lu­ção para dar a sen­sa­ção de am­pli­tu­de que um am­bi­en­te de me­tra­gem re­du­zi­da ne­ces­si­ta. “A prin­ci­pal me­di­da que ado­tei foi usar um pai­nel com ve­ne­zi­a­nas re­gu­lá­veis que se­pa­ra o quar­to da sa­la sem abrir mão da ven­ti­la­ção e da ilu­mi­na­ção na­tu­ral”, es­cla­re­ce a ar­qui­te­ta.

Ver­sá­til e efi­caz

A mar­ce­na­ria sob me­di­da foi pla­ne­ja­da para ser mul­tiú­so, ou se­ja, aten­der di­fe­ren­tes fun­ções em ca­da am­bi­en­te. “Um exem­plo dis­so é o mó­vel da sa­la que tem con­ti­nui­da­de no quar­to, tra­zen­do am­pli­tu­de ao apar­ta­men­to”, co­men­ta a pro­fis­si­o­nal. Da mes­ma ma­nei­ra, a mar­ce­na­ria do hall de en­tra­da, que pos­sui ni­chos, é tam­bém a pa­re­de ao fun­do da ca­ma.

Equi­lí­brio em pri­mei­ro lu­gar

A cor bran­ca é pre­do­mi­nan­te, mas os de­ta­lhes co­lo­ri­dos, co­mo as al­mo­fa­das azuis, dão um to­que di­fe­ren­ci­a­do ao lo­cal. “O res­tan­te da pa­le­ta é com­pos­ta por tons ter­ro­sos. Jun­to com os pon­tos de des­ta­que em azul, eles aju­dam a re­me­ter ao am­bi­en­te ex­ter­no, da praia”, ex­pli­ca Maí­ra.

Des­ta­que!

A ilu­mi­na­ção, fei­ta com lâm­pa­das de LED, foi pla­ne­ja­da para cri­ar di­fe­ren­tes ce­ná­ri­os. “As lu­zes di­re­tas, que são fun­ci­o­nais e aju­dam nas ta­re­fas do dia a dia, com­põem com as in­di­re­tas em­bu­ti­das nos mó­veis, re­sul­tan­do em um am­bi­en­te acon­che­gan­te”, afir­ma a ar­qui­te­ta. Co­mo ele­men­to de des­ta­que na ilu­mi­na­ção, a ban­ca­da da co­zi­nha, fei­ta em Co­ri­an ® , re­ce­beu uma fai­xa trans­lú­ci­da do mes­mo ma­te­ri­al.

Pro­je­to: Edot Smart De­sign, Flo­ri­a­nó­po­lis – SC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.