SIN­GU­LAR E ECONÔ­MI­CA

O lu­gar tem a ca­ra do do­no e não pe­sou no bol­so

Casa Linda - - Contents - Tex­to Ana Le­tí­cia Car­va­lho/Co­la­bo­ra­do­ra | De­sign Re­nan Oli­vei­ra

O lu­gar tem a ca­ra do do­no e não pe­sou no bol­so

Es­ta co­zi­nha de ape­nas 4,90m² foi pro­je­ta­da pa­ra aten­der as ne­ces­si­da­des es­pe­cí­fi­cas do mo­ra­dor, um ho­mem sol­tei­ro de 50 anos. O es­pa­ço re­du­zi­do não foi um pro­ble­ma pa­ra os ar­qui­te­tos Lo­me Chung e Pau­lo Bri­tes, do Ico­no Pro­je­tos e In­te­ri­o­res, que cri­a­ram um am­bi­en­te fun­ci­o­nal, mo­der­no e, me­lhor ain­da, sem gas­tar mui­to.

Con­tem­po­râ­neo

Es­te­ti­ca­men­te, o ob­je­ti­vo era que a co­zi­nha ti­ves­se tra­ços da ar­qui­te­tu­ra in­dus­tri­al e que pre­do­mi­nas­sem tons de cin­za, bran­co e pre­to, de­se­jo do pro­pri­e­tá­rio do apar­ta­men­to. “Além de ino­va­dor, o cli­en­te pe­diu por co­res só­bri­as no es­pa­ço. Sen­do as­sim, uti­li­za­mos o pra­ta en­ve­lhe­ci­do e si­mu­la­mos o efei­to de ci­men­to quei­ma­do em uma das pa­re­des”, afir­mam.

Pro­vei­to­so

Pa­ra li­dar com a pou­ca me­tra­gem do cô­mo­do, os pro­fis­si­o­nais abri­ram um vão de 1,50m na pa­re­de que di­vi­de co­zi­nha e sa­la de es­tar, a fim de au­men­tar e in­te­grar os am­bi­en­tes. Op­ta­ram, tam­bém, por uma mar­ce­na­ria bem pen­sa­da: “Co­mo o pé-di­rei­to é bai­xo, os ar­má­ri­os vão até o te­to, ga­nhan­do mais es­pa­ço”. A ban­ca­da em for­ma­to de “U”, que tem a mes­ma fun­ção que uma me­sa de jan­tar e ocu­pa me­nos es­pa­ço, foi ou­tra so­lu­ção en­con­tra­da pa­ra me­lho­rar a cir­cu­la­ção.

Den­tro do or­ça­men­to

Pa­ra que a re­for­ma cou­bes­se no bol­so do mo­ra­dor sem que is­so in­fu­en­ci­as­se na qua­li­da­de do cô­mo­do, “to­dos os re­ves­ti­men­tos fo­ram es­co­lhi­dos em fun­ção do cus­to, fa­ci­li­da­de de ma­nu­ten­ção e du­ra­bi­li­da­de”, ex­pli­cam os ar­qui­te­tos. A ilu­mi­na­ção tam­bém pre­zou pe­la eco­no­mia: “Apro­vei­ta­mos os pon­tos ori­gi­nais do imó­vel e usa­mos uma lu­mi­ná­ria de so­bre­por com du­as lâm­pa­das tu­bu­la­res de LED, que foi su­fi­ci­en­te pa­ra dar o efei­to es­pe­ra­do no pe­que­no es­pa­ço”.

Pro­je­to: Ico­no Pro­je­tos e In­te­ri­o­res, São Pau­lo – SP

“Dis­pu­se­mos uma pe­que­na pra­te­lei­ra em­bai­xo do ga­bi­ne­te su­pe­ri­or pa­ra apoio de po­tes de tem­pe­ros, co­pos e ob­je­tos de uso diá­rio”, con­tam

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.