CAN­TI­NHOS RE­DU­ZI­DOS

Sur­pre­en­da-se com o apro­vei­ta­men­to des­tes es­pa­ços com­pac­tos

Casa Linda - - Contents - Tex­to Ana Le­tí­cia Car­va­lho/Co­la­bo­ra­do­ra e Ju­li­a­na Bor­ges | De­sign Ní­co­las Mes­si­as/Co­la­bo­ra­dor

Sur­pre­en­da-se com o apro­vei­ta­men­to des­tes es­pa­ços com­pac­tos

P ro­je­tar um am­bi­en­te pe­que­no pa­ra que se­ja fun­ci­o­nal e te­nha boa cir­cu­la­ção é uma ta­re­fa di­fí­cil, mas não im­pos­sí­vel. Se sua co­zi­nha tem uma me­tra­gem li­mi­ta­da, sai­ba que exis­tem di­ver­sos re­cur­sos que po­dem ser apli­ca­dos pa­ra man­ter ca­da coi­sa em seu lu­gar sem per­der a be­le­za. Ins­pi­re-se!

Tu­do em um

Nes­ta co­zi­nha, a in­te­gra­ção to­tal com a sa­la de es­tar foi a me­lhor so­lu­ção pa­ra uma boa dis­po­si­ção do es­pa­ço. As ar­qui­te­tas Ju­li­a­na Ma­ta­lon e Ca­rol Dan­tas, do Es­tú­dio Ela Ar­qui­te­tu­ra, pla­ne­ja­ram mi­ni­ma­men­te o cô­mo­do pa­ra que ele cum­pris­se a sua fun­ção e es­ti­ves­se em har­mo­nia com o res­tan­te do apar­ta­men­to, que tem só 33m2.

Alon­gan­do

O re­ves­ti­men­to em már­mo­re foi uti­li­za­do em to­da ex­ten­são da pa­re­de, des­de o fron­tão da co­zi­nha até a sa­la de es­tar. “Qui­se­mos dar con­ti­nui­da­de en­tre os am­bi­en­tes por meio de to­dos os ele­men­tos e aca­ba­men­tos, pa­ra, as­sim, dar a im­pres­são de ser um lu­gar mai­or”, ex­pli­cam as pro­fis­si­o­nais.

Tem só 6,60m2

A me­tra­gem re­du­zi­da não foi um em­pe­ci­lho pa­ra a de­sig­ner de in­te­ri­o­res Adri­a­na Fon­ta­na, pro­fis­si­o­nal, que abu­sou dos mais di­ver­sos re­cur­sos pa­ra oti­mi­zar es­pa­ço e cri­ar um am­bi­en­te acon­che­gan­te e or­ga­ni­za­do.

Sem ba­gun­ça

Os mo­ra­do­res, um ca­sal na fai­xa dos 35 anos de ida­de, que­ri­am um am­bi­en­te fá­cil de ser ar­ru­ma­do. Pen­san­do nis­so, Adri­a­na op­tou pe­la co­lo­ca­ção de di­ver­sos ar­má­ri­os, tan­to na par­te in­fe­ri­or quan­to na su­pe­ri­or, e um ga­ve­tei­ro ao la­do do fo­gão. “Em­bai­xo da cu­ba fi­ca­ram guar­da­das as pa­ne­las e nos ar­má­ri­os de bai­xo os man­ti­men­tos, lou­ças e co­pos”, con­ta a de­sig­ner de in­te­ri­o­res.

Por den­tro

Uma su­ges­tão da­da pe­la pro­fis­si­o­nal pa­ra quem quer dei­xar tu­do em or­dem, mes­mo com pou­co es­pa­ço na co­zi­nha, é fa­zer di­vi­só­ri­as den­tro dos ar­má­ri­os. “Uti­li­za­mos, no ar­má­rio su­pe­ri­or, três di­vi­sões de pra­te­lei­ras, as­sim, é pos­sí­vel aco­mo­dar mais lou­ças em­pi­lha­das”, co­men­ta Adri­a­na.

Pro­je­to 1: Es­tú­dio Ela Ar­qui­te­tu­ra, São Pau­lo - SP

Pro­je­to 2: Adri­a­na Fon­ta­na, São Pau­lo - SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.