NÃO PO­DE FAL­TAR

Veja quais op­ções não po­dem fal­tar na ro­ti­na de quem so­fre com o di­a­be­tes!

Coleção Almanaque da Saúde - - ÍNDICE - Tex­to ED­GARD VICENTINI/CO­LA­BO­RA­DOR De­sign REBECA MESSIAS/COLABORADORA

Man­te­nha o cor­po em equi­lí­brio e ganhe mui­tos be­ne­fí­ci­os com as ver­du­ras

RI­CAS EM FI­BRAS, SAIS MI­NE­RAIS E VITAMINAS, AS VER­DU­RAS SÃO EX­CE­LEN­TES AR­MAS NO COMBATE AO DI­A­BE­TES, À OBE­SI­DA­DE E A OU­TROS TAN­TOS PRO­BLE­MAS DE SAÚDE. Elas tam­bém são res­pon­sá­veis por ace­le­rar a ação en­zi­má­ti­ca do or­ga­nis­mo e man­ter o cor­po equi­li­bra­do, fun­ci­o­nan­do da ma­nei­ra cor­re­ta. Co­nhe­ça mais apro­fun­da­da­men­te o po­der de 10 ver­du­ras que de­vem fa­zer par­te do car­dá­pio de quem so­fre com o di­a­be­tes e ex­traia to­dos os be­ne­fí­ci­os de ca­da uma pa­ra a sua saúde!

11 ACELGA

As fi­bras pre­sen­tes no ve­ge­tal são gran­des ali­a­das de quem quer ema­gre­cer, já que quan­do in­ge­ri­das, aca­bam ga­nhan­do vo­lu­me den­tro do estô­ma­go e for­ne­cem sen­sa­ção de sa­ci­e­da­de ao or­ga­nis­mo. Além dis­so, a acelga aju­da na ci­ca­tri­za­ção, pon­to es­sen­ci­al pa­ra quem pos­sui di­a­be­tes e so­fre com as do­en­ças de­cor­ren­tes do pro­ble­ma co­mo o pé di­a­bé­ti­co.

12 AL­FA­CE

Os di­ver­sos ti­pos de al­fa­ce exis­ten­tes per­mi­tem que a ver­du­ra agra­de a to­dos pa­la­da­res. Sua gran­de quan­ti­da­de de fi­bras, vitaminas e mi­ne­rais con­tri­bui com a saúde da

flo­ra in­tes­ti­nal e au­xi­lia contra pro­ble­mas co­mo a pri­são de ven­tre, evi­tan­do que o bo­lo fe­cal fi­que mui­to tempo em con­ta­to com as pa­re­des do in­tes­ti­no, pre­ve­nin­do in­fec­ções. A lac­tu­ci­na, com­pos­to pre­sen­te nas fo­lhas e prin­ci­pal­men­te nos ta­los da ver­du­ra, pos­sui ação an­ti-in­fla­ma­tó­ria e re­duz a insô­nia, por exem­plo.

13 ALMEIRÃO

Da fa­mí­lia da chi­có­ria, as­sim co­mo a al­fa­ce, con­tém gran­de quan­ti­da­de de vitaminas Ae E, fer­ro, fós­fo­ro, fi­bras e até um pou­co de cál­cio. É um ex­ce­len­te de­sin­to­xi­can­te, con­tri­bui com o bom fun­ci­o­na­men­to do fí­ga­do, ba­ço e da ve­sí­cu­la bi­li­ar, pro­por­ci­o­nan­do a eli­mi­na­ção do ex­ces­so de gor­du­ra e de subs­tân­ci­as tó­xi­cas pe­lo cor­po.

14 BRÓCOLIS

Ri­co em vitaminas Ae C, pou­cas ca­lo­ri­as e mui­to sa­bor, o brócolis é uma ver­du­ra es­sen­ci­al na ali­men­ta­ção de qual­quer pes­soa. Já no ca­so das pes­so­as di­a­bé­ti­cas, sua gran­de ar­ma é o cro­mo, um mi­ne­ral que quan­do in­ge­ri­do pe­lo or­ga­nis­mo, po­ten­ci­a­li­za a ação da in­su­li­na e au­xi­lia a man­ter os ní­veis de gli­co­se do san­gue con­tro­la­dos.

15 COUVE

“O con­su­mo de couve evi­ta os pi­cos de gli­co­se, con­tro­lan­do os ní­veis des­sa subs­tân­cia no san­gue”, ex­pli­ca a nu­tri­ci­o­nis­ta Ta­lit­ta Ma­ci­el. É fá­cil in­cluí-la no car­dá­pio pa­ra man­ter uma di­e­ta sau­dá­vel e equi­li­bra­da. Lá vão al­gu­mas dicas: prepare um be­lo co­po de su­co de couve; re­fo­gue a fo­lha no alho, ce­bo­la e azei­te pa­ra ser­vir co­mo acom­pa­nha­men­to no almoço ou no jan­tar; in­clua-a em pre­pa­ra­ções fun­ci­o­nais (co­mo em mas­sas de pães, bo­los e pan­que­cas); ou a con­su­ma in na­tu­ra, em for­ma de sa­la­da. O or­ga­nis­mo só tem a ganhar!

16 ESCAROLA

Por con­ter fo­lhas es­cu­ras, ela ga­nha pon­tos ex­tras. “Pos­sui ações in­te­res­san­tes co­mo neu­tra­li­za­ção de áci­dos, ação la­xa­ti­va, combate a in­fec­ções, purificação do san­gue, eli­mi­na­ção de man­chas na pe­le e fa­vo­re­ci­men­to do fun­ci­o­na­men­to do estô­ma­go e da ve­sí­cu­la bi­li­ar”, des­ta­ca a nu­tri­ci­o­nis­ta Lu­a­na Vas­con­ce­los.

17 ESPINAFRE

Ex­ce­len­te fon­te de fer­ro, é es­sen­ci­al no cres­ci­men­to e de­sen­vol­vi­men­to das cri­an­ças. Ain­da car­re­ga vitaminas A e B2, cál­cio, fós­fo­ro, po­tás­sio e mag­né­sio e é in­di­ca­do pa­ra pes­so­as com ane­mia e des­nu­tri­ção. Além dis­so, su­as fo­lhas es­cu­ras pos­su­em o po­der de di­mi­nuir a pres­são ar­te­ri­al, evi­tan­do di­ver­sas do­en­ças car­día­cas e der­ra­mes de­cor­ren­tes do di­a­be­tes, ce­guei­ra e pro­ble­mas de cir­cu­la­ção.

18 REPOLHO

“As­sim co­mo ou­tros ve­ge­tais cru­cí­fe­ros (brócolis, couve), é fon­te de sul­fo­ra­fa­no, fi­toquí­mi­co que pre­vi­ne câncer de prós­ta­ta, ma­ma, pul­mões e be­xi­ga”, afir­ma a mé­di­ca or­to­mo­le­cu­lar e nu­tró­lo­ga Ta­ma­ra Ma­za­rac­ki. Além dis­so, sua va­ri­e­da­de ro­xa traz a an­to­ci­a­ni­na, uma subs­tân­cia an­ti­o­xi­dan­te que facilita a cir­cu­la­ção san­guí­nea, pro­te­ge contra do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res, re­duz o co­les­te­rol e combate a de­ge­ne­ra­ção ce­lu­lar, im­por­tan­tes fa­to­res pa­ra quem so­fre com o di­a­be­tes e ne­ces­si­ta pre­ve­nir os pro­ble­mas ar­te­ri­ais.

19 RÚCULA

Fon­te de be­ta­ca­ro­te­no, vitaminas Ce K e de mi­ne­rais co­mo o po­tás­sio, mag­né­sio, fer­ro, man­ga­nês, co­bre e zin­co. Su­as fo­lhas ri­cas em fi­toquí­mi­cos apre­sen­tam pro­pri­e­da­des di­ges­ti­vas, diu­ré­ti­cas e são am­pla­men­te re­co­nhe­ci­das co­mo um po­ten­te alimento an­ti­cân­cer. Es­ses fi­toquí­mi­cos au­xi­li­am o cor­po a se li­vrar de to­xi­nas e subs­tân­ci­as can­ce­rí­ge­nas que fa­zem mal ao or­ga­nis­mo e pre­ci­sam ser eli­mi­na­das.

20 SALSÃO

“De fá­cil di­ges­tão e al­to per­cen­tu­al de água, ele é ri­co em fi­bras, que, são es­sen­ci­ais ao bom fun­ci­o­na­men­to in­tes­ti­nal e no con­tro­le de li­pí­de­os no san­gue”, con­ta a nu­tri­ci­o­nis­ta Grei­ce Ca­ro­li­ne Bag­gio. Além dis­so, pro­por­ci­o­na sa­ci­e­da­de com pou­cas ca­lo­ri­as e é ri­co em mi­cro­nu­tri­en­tes.

CON­SUL­TO­RIA Grei­ce Ca­ro­li­ne Bag­gio, Lu­a­na Vas­con­ce­los e Ta­lit­ta Ma­ci­el, nu­tri­ci­o­nis­tas; Ta­ma­ra Ma­za­rac­ki, mé­di­ca or­to­mo­le­cu­lar e nu­tró­lo­ga FOTOS Shut­ters­tock Ima­ges e iS­tock.com/Getty Ima­ges

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.