DE DEN­TRO PA­RA FO­RA

A cou­ve é óti­ma, mas quan­do ali­a­da a ou­tros in­gre­di­en­tes, fi­ca me­lhor ain­da!

Coleção Almanaque da Saúde - - SUMÁRIO -

As pro­pri­e­da­des da hor­ta­li­ça tam­bém atu­am a fa­vor da be­le­za, já que re­tar­dam o en­ve­lhe­ci­men­to pre­co­ce

EM UMA RE­FEI­ÇÃO COM­PLE­TA, EM UM PRA­TO DE SA­LA­DA OU EM UM SIM­PLES CO­PO DE SUCO, DAR ATEN­ÇÃO AOS IN­GRE­DI­EN­TES QUE SÃO CON­SU­MI­DOS JUN­TOS PO­DE FA­ZER A DI­FE­REN­ÇA PA­RA A SAÚ­DE.

Cer­tas vi­ta­mi­nas, por exem­plo, pre­ci­sam da pre­sen­ça de ou­tros nu­tri­en­tes pa­ra serem ab­sor­vi­das pe­lo or­ga­nis­mo. Qual­quer ali­men­to, por mais com­ple­to que se­ja, não de­ve ser a úni­ca fon­te de ali­men­ta­ção diá­ria, já que o or­ga­nis­mo ne­ces­si­ta de di­ver­sos nu­tri­en­tes pa­ra fun­ci­o­nar bem, um completando o ou­tro.

Com a cou­ve não é di­fe­ren­te. Quan­do mis­tu­ra­da a ou­tros itens, ela po­ten­ci­a­li­za sua ação, ga­nhan­do mais efi­cá­cia na pre­ven­ção e no com­ba­te a di­ver­sos ma­les. Con­fi­ra!

CÁL­CIO + MAG­NÉ­SIO

Re­ple­ta de cál­cio, a cou­ve aju­da na pre­ven­ção da os­te­o­po­ro­se, mas o mi­ne­ral ne­ces­si­ta de mag­né­sio pa­ra ser me­lhor ab­sor­vi­do. “É o mag­né­sio que fi­xa o cál­cio nos ossos. En­con­tra­mos uma boa pro­por­ção de cál­cio e mag­né­sio nas ver­du­ras ver­de-es­cu­ras”, afir­ma a nu­tri­ci­o­nis­ta Ca­ro­li­na Mar­ques. Pa­ra ga­nhar mais mag­né­sio, apos­te no fa­re­lo de tri­go ou de aveia, da­mas­co, fi­go e amên­do­as.

VI­TA­MI­NA C + ZINCO

Por ser an­ti­o­xi­dan­te, a vi­ta­mi­na C tem fun­ção im­por­tan­te nas de­fe­sas do or­ga­nis­mo. Po­rém, o sis­te­ma imu­no­ló­gi­co ne­ces­si­ta de ou­tros nu­tri­en­tes tam­bém, co­mo o zinco. A cou­ve é ri­ca na vi­ta­mi­na e po­de ser uni­da a fon­tes de zinco co­mo cas­ta­nhas, se­men­te de abó­bo­ra e fa­re­lo de aveia.

VI­TA­MI­NA C + VI­TA­MI­NA E

“Jun­tas, fun­ci­o­nam co­mo an­ti­o­xi­dan­tes su­per po­de­ro­sos pa­ra a pe­le”, afir­ma a nu­tri­ci­o­nis­ta Fer­nan­da Gran­ja. A vi­ta­mi­na C se en­con­tra em pe­so na cou­ve, mas as me­lho­res fon­tes de vi­ta­mi­na E são cas­ta­nhas, li­nha­ça, sal­si­nha e aba­ca­te. Combine!

PO­TÁS­SIO + NITRATO

A cou­ve tem óti­ma quan­ti­da­de de po­tás­sio, mi­ne­ral que re­la­xa os va­sos san­guí­ne­os e, por es­se efei­to, re­duz a pres­são ar­te­ri­al. Ou­tro nu­tri­en­te que tam­bém tem es­sa fun­ção é o nitrato, en­con­tra­do na be­ter­ra­ba.

DI­RE­TO NO CO­PO

“O con­su­mo de su­cos ver­des aju­da o fí­ga­do a eli­mi­nar co­ran­tes e con­ser­van­tes que tra­zem pre­juí­zos ao or­ga­nis­mo, co­mo do­res de ca­be­ça, der­ma­ti­tes e in­cha­ços”, re­ve­la Fer­nan­da. Que tal ex­pe­ri­men­tar as va­ri­a­ções?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.