Co­mo man­ter o co­les­te­rol sob con­tro­le

Con­fi­ra o que vo­cê de­ve co­mer pa­ra man­ter os ín­di­ces de co­les­te­rol em dia!

Coleção Almanaque da Saúde - - ÍNDICE -

AFUNÇÃO DO CO­RA­ÇÃO É BOMBEAR O SAN­GUE e trans­por­tar os nu­tri­en­tes e oxi­gê­nio pa­ra ou­tros te­ci­dos e ór­gãos do cor­po. Pa­ra ga­ran­tir que ele fun­ci­o­na­rá cor­re­ta­men­te, é fun­da­men­tal cui­dar bem de­le. Ali­men­ta­ção ba­lan­ce­a­da, sem­pre ali­a­da a exer­cí­ci­os, é o prin­ci­pal fa­tor pa­ra con­ser­vá-lo. “Um au­men­to na in­ges­tão de alimentos ri­cos em po­tás­sio, jun­ta­men­te com uma di­mi­nui­ção na in­ges­tão de sal é uma mu­dan­ça com al­to im­pac­to na re­du­ção do ris­co de do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res”, ates­ta Ta­ma­ra Ma­za­rac­ki nu­tró­lo­ga e mé­di­ca or­to­mo­le­cu­lar.

CO­LES­TE­ROL, NÃO!

Um dos prin­ci­pais pro­ble­mas car­día­cos é o co­les­te­rol - acú­mu­lo de gor­du­ra nas pa­re­des dos va­sos. Atu­al­men­te, cer­ca de 40% dos bra­si­lei­ros têm co­les­te­rol al­to. As ta­xas de LDL (co­les­te­rol ruim) e HDL (co­les­te­rol bom) po­dem ser me­di­das atra­vés de um exa­me de san­gue. Quan­do o LDL es­tá al­to, a cir­cu­la­ção san­guí­nea fi­ca pre­ju­di­ca­da, o que po­de cau­sar do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res, co­mo pres­são al­ta e ou­tras, co­mo o di­a­be­tes. Quan­do uma ar­té­ria res­pon­sá­vel por trans­por­tar o san­gue en­to­pe, a pes­soa po­de so­frer in­far­to. Se for uma ar­té­ria que ir­ri­ga san­gue pa­ra o cérebro e o san­gue não ti­ver es­pa­ço o su­fi­ci­en­te pa­ra cir­cu­lar, há ris­cos de um Aci­den­te Vas­cu­lar Ce­re­bral (AVC). A cou­ve e ou­tros alimentos atu­am con­tra o co­les­te­rol ruim, uma vez que fun­ci­o­nam co­mo an­ti­o­xi­dan­tes, di­mi­nuin­do a ação dos ra­di­cais li­vres, que são no­ci­vos pa­ra os va­sos e as ar­té­ri­as.

DE OLHO NA ALI­MEN­TA­ÇÃO!

Con­fi­ra 5 di­cas pa­ra tor­nar as re­fei­ções mais sau­dá­veis e di­mi­nuir os ris­cos li­ga­dos ao co­ra­ção: Invista em fru­tas, le­gu­mes e ver­du­ras; Evi­te fri­tu­ras: pre­fi­ra gre­lha­dos e as­sa­dos, que têm me­nos gor­du­ra; Di­mi­nua a quan­ti­da­de de sal e invista em tem­pe­ros na­tu­rais, co­mo er­vas. Ti­rar o sa­lei­ro da me­sa en­quan­to co­me tam­bém aju­da a di­mi­nuir o con­su­mo de só­dio; Fa­ça re­fei­ções le­ves, e de 3 em 3 ho­ras, e be­ba, no mí­ni­mo, 2 li­tros de água di­a­ri­a­men­te; Leia os ró­tu­los e ten­te com­pre­en­dê-lo, pa­ra sa­ber quais nu­tri­en­tes vo­cê vai le­var ao pra­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.