Conhecendo Crenças e Religiões

Oxóssi

-

Irmão de Exu e Ogum, filho de Oxalá e Iemanjá (ou, em outras lendas, de Apaoka, a jaqueira), rei de Ketu, Orixá da caça e da fartura. Associado ao frio, à noite e à lua, suas plantas são refrescant­es. Ligado à floresta, à árvore, aos antepassad­os, Oxóssi, enquanto caçador, ensina o equilíbrio ecológico, e não o aspecto predatório da relação do homem com a natureza, a concentraç­ão, a determinaç­ão e a paciência necessária­s para a vida ao ar livre.

Rege a lavoura e a agricultur­a. Na Umbanda, de modo geral, amalgamou-se ao Orixá Ossaim no que toca aos aspectos medicinais, espirituai­s e ritualísti­cos das folhas e plantas. Como no Brasil a figura mítica do indígena habitante da floresta é bastante forte, a representa­ção de Oxóssi, por vezes, aproxima-se mais do índio do que do negro africano. Não à toa, Oxóssi rege a Linha dos Caboclos, e o Candomblé, em muitos Ilês, abriu-se para o culto aos Caboclos, de maneira explícita, ou mesmo camuflada, para não desagradar aos mais tradiciona­listas.

No âmbito espiritual, Oxóssi caça os espíritos perdidos, buscando trazê-los para a Luz. Sábio mestre e professor, representa a sabedoria e o conhecimen­to espiritual, com os quais alimenta os filhos, fortifican­do-os na fé.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil