His­tó­ria é mar­ca­da por gran­des even­tos

Correio da Bahia - - Mais -

Inau­gu­ra­do em 1979, após dois anos de obras, o Cen­tro de Con­ven­ções da Bahia (CCB) tem uma his­tó­ria mar­ca­da por even­tos im­por­tan­tes e in­ter­ven­ções. A pri­mei­ra re­for­ma no es­pa­ço acon­te­ceu ape­nas um ano após sua aber­tu­ra, em 1980, quan­do um in­cên­dio atin­giu o Te­a­tro Ie­man­já, que te­ve que pas­sar por uma obra de re­cu­pe­ra­ção.

Em 2006, o equi­pa­men­to se­di­ou a se­gun­da edi­ção da Con­fe­rên­cia de In­te­lec­tu­ais da Áfri­ca e da Diás­po­ra, even­to pro­mo­vi­do pe­la União Afri­ca­na em par­cei­ra com ór­gãos bra­si­lei­ros. Já em 2008, um gran­de ato na área ex­ter­na do Cen­tro de Con­ven­ções reu­niu di­ver­sos lí­de­res de na­ções la­ti­nas com o en­tão pre­si­den­te Lu­la. Par­ti­ci­pa­ram do en­con­tro os pre­si­den­tes Hu­go Chá­vez (Ve­ne­zu­e­la), Raúl Cas­tro (Cu­ba), Evo Mo­ra­les (Bo­lí­via) e Ma­nu­el Ze­laya (Hon­du­ras).

Na oca­sião, o pre­si­den­te ve­ne­zu­e­la­no do­ou um bus­to do re­vo­lu­ci­o­ná­rio Si­món Bo­lí­var em ho­me­na­gem ao ani­ver­sá­rio da mor­te do con­ter­râ­neo. A pe­ça foi ins­ta­la­da na fren­te do CCB, na ave­ni­da que le­va o mes­mo no­me do lí­der la­ti­no. Em 2010, o equi­pa­men­to re­ce­beu in­ter­ven­ções de R$ 20 mi­lhões dos go­ver­nos fe­de­ral e es­ta­du­al. Já em maio de 2015, o es­pa­ço foi in­ter­di­ta­do pe­la Su­com após a cons­ta­ta­ção da fal­ta de pro­je­to e equi­pa­men­tos de in­cên­dio e pâ­ni­co e ma­nu­ten­ção pre­di­al. Des­de en­tão, o es­pa­ço pas­sa­va por re­for­mas emer­gen­ci­ais.

Equi­pa­men­to de­mo­rou dois anos pa­ra ser cons­truí­do

Ste­vie Won­der na Con­fe­rên­cia de In­te­lec­tu­ais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.