Se­tor tu­rís­ti­co de­fen­de que CCB con­ti­nue em Ar­ma­ção

Correio da Bahia - - Mais -

A no­tí­cia so­bre o des­mon­te do Cen­tro de Con­ven­ções da Bahia (CCB), em Ar­ma­ção, não agra­dou mui­to o tra­de tu­rís­ti­co bai­a­no, que co­bra uma de­fi­ni­ção do go­ver­no es­ta­du­al so­bre a cons­tru­ção de um no­vo equi­pa­men­to, que de­ve ir pa­ra ou­tro pon­to da ci­da­de. “Es­ta­mos to­dos mui­to sur­pre­sos. Jus­ta­men­te no Dia Mun­di­al do Tu­ris­mo, a gen­te re­ce­be uma no­tí­cia des­sa, de que va­mos fi­car sem o Cen­tro de Con­ven­ções. E o pi­or é dar es­sa in­for­ma­ção sem apon­tar uma pos­sí­vel so­lu­ção”, cri­ti­ca Pau­lo Gau­den­zi, pre­si­den­te da Salvador Des­ti­na­ti­on. “Não co­nhe­ce­mos o lau­do téc­ni­co que jus­ti­fi­ca o des­mon­te. Nós (do se­tor tu­rís­ti­co) va­mos nos reu­nir na se­ma­na que vem pa­ra dis­cu­tir o as­sun­to e to­mar uma po­si­ção”, com­ple­ta.

Gau­den­zi ain­da des­ta­cou a im­por­tân­cia do equi­pa­men­to pa­ra o tu­ris­mo lo­cal. “Pre­ci­sa­mos de um cen­tro, mas não po­de ser em qual­quer lu­gar. Se­rá ne­ces­sá­rio fa­zer um es­tu­do téc­ni­co pa­ra que se di­ga on­de o equi­pa­men­to de­ve ser er­gui­do”. As­sim co­mo ele, o pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra da In­dús­tria de Ho­téis (Abih-BA), Gli­cé­rio Le­mos, dis­se que aguar­da a apre­sen­ta­ção do lau­do téc­ni­co pe­las au­to­ri­da­des. “Se for pa­ra de­mo­lir mes­mo, que se cons­trua ou­tro no mes­mo lu­gar. Lá tem área pa­ra cons­truir ou­tro e a re­gião é ide­al por­que es­tá no meio da ci­da­de”, ob­ser­vou.

Ele re­for­çou ain­da que o seg­men­to in­ves­tiu mais de R$ 5 bi­lhões em ma­te­ri­ais ho­te­lei­ros e res­tau­ran­tes ins­ta­la­dos no en­tor­no do CCB e que ti­ve­ram sua vi­a­bi­li­da­de apro­va­da pe­los ban­cos, prin­ci­pal­men­te por con­ta da lo­ca­li­za­ção pró­xi­ma ao es­pa­ço. “A saí­da do Cen­tro de Con­ven­ções da­que­le pon­to se­ria uma ca­tás­tro­fe pa­ra os ne­gó­ci­os da re­gião, com fe­cha­men­tos e ain­da mais de­mis­sões”, ava­li­ou. Se­gun­do ele, des­de que o es­pa­ço foi fe­cha­do pa­ra a re­a­li­za­ção de obras emer­gen­ci­ais, no ano pas­sa­do, pe­lo me­nos cin­co ho­téis en­cer­ra­ram as ati­vi­da­des. “O go­ver­no pre­ci­sa apre­sen­tar uma res­pos­ta rá­pi­da pa­ra es­ta si­tu­a­ção”.

Gli­cé­rio des­ta­cou ain­da que, se­gun­do o no­vo Pla­no Di­re­tor de De­sen­vol­vi­men­to Ur­ba­no (PDDU), a área de con­ven­ções do mu­ni­cí­pio é exa­ta­men­te a re­gião on­de o CCB es­tá lo­ca­li­za­do, en­tre o Sti­ep e Bo­ca do Rio.

A per­ma­nên­cia do Cen­tro de Con­ven­ções no lo­cal é de­fen­di­da tam­bém pe­lo pre­si­den­te do Con­se­lho Bai­a­no de Tu­ris­mo (CBTUR), Luiz Au­gus­to Leão, que ra­ti­fi­cou que de­ve acon­te­cer com o CCB o mes­mo que foi fei­to em re­la­ção à Fon­te No­va. “A ne­ces­si­da­de ago­ra é de­mo­lir e cons­truir ou­tro no mes­mo lu­gar, co­mo foi com a Are­na. A re­gião já tem to­da a lo­gís­ti­ca ne­ces­sá­ria e uma vo­ca­ção na­tu­ral pa­ra fun­ci­o­na­men­to de um cen­tro de even­tos ali”, apon­tou. Na opi­nião de Leão, após a de­mo­li­ção, o go­ver­no po­de­ria apro­vei­tar o pro­je­to do no­vo CCB que se­ria cons­truí­do em ou­tro lo­cal e ime­di­a­ta­men­te co­me­çar as obras no lo­cal on­de ele já fun­ci­o­na­va an­te­ri­or­men­te.

O pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção Bai­a­na de Hos­pe­da­gem e Ali­men­ta­ção (Febha), Sil­vio Pes­soa, re­for­çou a ne­ces­si­da­de ur­gen­te do equi­pa­men­to, que é res­pon­sá­vel pe­lo equi­lí­brio das con­tas do tra­de tu­rís­ti­co du­ran­te a bai­xa es­ta­ção. “O go­ver­no nos pro­me­teu um no­vo CCB e so­li­ci­ta­mos a re­for­ma do an­ti­go es­pa­ço en­quan­to não se ti­nha uma de­ci­são so­bre o no­vo. O es­pa­ço já es­ta­va sem ma­nu­ten­ção cor­re­ti­va há mais de uma dé­ca­da”, cri­ti­cou.

A as­ses­so­ria do go­ver­no in­for­mou que a Fon­te No­va é uma das op­ções pa­ra su­prir a au­sên­cia do CCB. O Con­gres­so In­ter­na­ci­o­nal de Odon­to­lo­gia da Bahia (Ci­o­ba), que se­ria re­a­li­za­do no CCB em no­vem­bro, foi trans­fe­ri­do pa­ra a are­na.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.