Re­gi­me de pre­vi­dên­cia dos mi­li­ta­res tam­bém vai mu­dar

Correio da Bahia - - Mais -

O mi­nis­tro che­fe da Ca­sa Ci­vil, Eli­seu Pa­di­lha, foi ques­ti­o­na­do on­tem se a pro­pos­ta da re­for­ma da pre­vi­dên­cia in­clui mu­dan­ças no re­gi­me dos mi­li­ta­res. Pa­di­lha res­pon­deu que, nes­se ca­so, há um re­gi­me pró­prio na Cons­ti­tui­ção, mas que os mi­li­ta­res “já ver­ba­li­za­ram que que­rem, sim, ca­mi­nhar ru­mo as re­gras ge­rais tam­bém, em que pe­se eles se­jam ab­so­lu­ta­men­te di­fe­ren­tes pe­la Cons­ti­tui­ção”.

“Eu não di­go que se­ja uma in­jus­ti­ça, acho que nós te­mos que fa­zer com que ca­mi­nhe pa­ra as re­gras ge­rais, em que pe­se as con­di­ções de mi­li­tar. O mi­li­tar é com­ple­ta­men­te di­fe­ren­te, ele fi­ca na ati­va e de­pois vai pra re­ser­va e con­ti­nua à dis­po­si­ção do Es­ta­do”, dis­se, re­for­çan­do que al­guns be­ne­fí­ci­os que con­fi­gu­ram di­rei­to ad­qui­ri­do é cláu­su­la pé­trea e não se­rão re­ti­ra­dos na re­for­ma em aná­li­se pe­lo go­ver­no fe­de­ral.

Quem tam­bém de­fen­deu a mu­dan­ça no re­gi­me pre­vi- den­ciá­rio dos mi­li­ta­res foi o mi­nis­tro da De­fe­sa, Raul Jung­mann. Na úl­ti­ma ter­ça-fei­ra (27/9), em dis­cur­so pa­ra uma pla­teia re­ple­ta de mi­li­ta­res du­ran­te a aber­tu­ra da 4ª Mos­tra da Ba­se In­dus­tri­al de De­fe­sa (BID), ele foi ve­e­men­te ao fa­lar da im­por­tân­cia da apro­va­ção da re­for­ma da Pre­vi­dên­cia. Ao fi­nal da ce­rimô­nia, vol­tou a de­fen­der a re­for­ma na Pre­vi­dên­cia, in­clu­si­ve dos mi­li­ta­res, mas res­sal­tou: “Man­ti­das as es­pe­ci­fi­ci­da­des, to­dos têm de dar sua con­tri­bui­ção”.

O mi­nis­tro não fa­lou, mas o go­ver­no quer ele­var de 30 pa­ra 35 anos o tem­po de ser­vi­ço ati­vo dos mi­li­ta­res. Es­tu­da-se até mes­mo o fim da quo­ta com­pul­só­ria, me­di­da que obri­ga o mi­li­tar, quan­do che­ga a de­ter­mi­na­da ida­de, a ir pa­ra a re­ser­va, co­mo meio de ga­ran­tir a re­no­va­ção das For­ças Ar­ma­das. Exis­tem es­tu­dos até mes­mo pa­ra ajus­tes em pen­sões pa­ra re­du­zir o dé­fi­cit no se­tor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.