Lu­la pro­me­teu aju­dar em­pre­sa

Correio da Bahia - - Mais -

Em um e-mail de ja­nei­ro de 2005 en­vi­a­do pe­lo em­pre­sá­rio Mar­ce­lo Bahia Ode­bre­cht – pre­so pe­la Ope­ra­ção La­va Jato há 1 ano e 3 me­ses – pa­ra exe­cu­ti­vos do gru­po ele afir­ma que o ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va te­ria se dis­po­ni­bi­li­za­do pa­ra “aju­dar a des­tra­var qual­quer di­fi­cul­da­de pa­ra fa­zer acon­te­cer”. O do­cu­men­to em po­der da for­ça-ta­re­fa, em Cu­ri­ti­ba, foi uti­li­za­do no pe­di­do de con­ver­são da pri­são do tem­po­rá­ria do ex-mi­nis­tro An­to­nio Pa­loc­ci (de cin­co di­as) em pre­ven­ti­va (sem pra­zo).

Pa­ra a La­va Jato, Pa­loc­ci, que era tra­ta­do co­mo “Ita­li­a­no” nas men­sa­gens ci­fra­das da Ode­bre­cht, se­ria um dos ca­nais do gru­po com o go­ver­no fe­de­ral na ob­ten­ção de van­ta­gens na Pe­tro­bras – e em ou­tras áre­as de ne­gó­ci­os –, me­di­an­te o pa­ga­men­to de pro­pi­nas. “Pe­diu pa­ra que nós li­de­rás­se­mos os três pro­je­tos (acer­tou-se que en­vol­ve­ría­mos ou­tras em­pre­sas jun­to com a ABDIB). Ele fi­cou de re­tor­nar via o Ita­li­a­no pa­ra nós, de co­mo con­du­zi­ría­mos os pró­xi­mos pas­sos”, com­ple­men­ta o em­pre­sá­rio, na men­sa­gem. “(Se o ita­li­a­no não re­tor­nar eu o pro­cu­ro se­ma­na que vem)”, es­cre­veu.

O de­le­ga­do Filipe Hil­le Pa­ce, que pe­diu a pri­são pre­ven­ti­va de Pa­loc­ci, des­ta­ca tam­bém que o pró­prio Lu­la se pron­ti­fi­cou a “des­tra­var” qual­quer di­fi­cul­da­de.

Antô­nio Pa­loc­ci (ca­mi­sa bran­ca) te­ve pri­são pre­ven­ti­va de­cre­ta­da por su­pos­ta ten­ta­ti­va de des­truir pro­vas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.