TCU pe­de a re­vi­são de de­ci­são

Correio da Bahia - - Mais -

Em ma­ni­fes­ta­ção en­ca­mi­nha­da ao Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), o Tri­bu­nal de Con­tas da União (TCU) pe­diu ao mi­nis­tro Mar­co Au­ré­lio Mel­lo que os bens da em­prei­tei­ra OAS se­jam blo­que­a­dos. Em 9 de se­tem­bro, o mi­nis­tro sus­pen­deu uma de­ci­são do TCU que de­ter­mi­nou a in­dis­po­ni­bi­li­da­de dos bens da em­prei­tei­ra no va­lor de até R$

2,1 bi­lhões re­fe­ren­tes ao con­tra­to de cons­tru­ção da Re­fi­na­ria Abreu e Li­ma. Na épo­ca, Mar­co Au­ré­lio ale­gou que a ma­nu­ten­ção da de­ci­são do TCU po­de­ria su­jei­tar a em­pre­sa “à mor­te ci­vil”. Os ad­vo­ga­dos da OAS ale­gam que a em­pre­sa po­de­ria que­brar ca­so ti­ves­se os bens blo­que­a­dos, ame­a­çan­do a ma­nu­ten­ção dos “mais de 50 mil em­pre­gos ge­ra­dos pe­lo gru­po”.

A área téc­ni­ca do TCU en­vi­ou uma ma­ni­fes­ta­ção ao mi­nis­tro ale­gan­do que há o ris­co in­ver­so. “Exis­te (...) a pro­ba­bi­li­da­de de os su­pos­tos pre­juí­zos aos co­fres da Pe­tro­bras não po­de­rem ser res­sar­ci­dos na hi­pó­te­se de ser con­ce­di­da a me­di­da li­mi­nar re­que­ri­da pe­la im­pe­tran­te”, ar­gu­men­ta o TCU. “Os ale­ga­dos efei­tos de­cor­ren­tes da de­cre­ta­ção de in­dis­po­ni­bi­li­da­de de bens po­dem ser ate­nu­a­dos por uma sé­rie de me­di­das, a exem­plo da apre­sen­ta­ção de ga­ran­ti­as, ou de sua in­ci­dên­cia ex­clu­si­va­men­te so­bre ha­ve­res não fi­nan­cei­ros dos afe­ta­dos”, ar­gu­men­tou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.