Em fei­to iné­di­to: Dó­ria ven­ce em São Pau­lo no 1º tur­no

Correio da Bahia - - Seu Voto - Do­ris Mi­ran­da e agên­ci­as do­ris.mi­ran­da@re­de­bahia.com.br

Das 26 ca­pi­tais bra­si­lei­ras, 18 te­rão seus pre­fei­tos co­nhe­ci­dos no dia 30, quan­do os elei­to­res vol­ta­rão às ur­nas pa­ra o se­gun­do tur­no. So­men­te oi­to ca­pi­tais ele­ge­ram on­tem, em pri­mei­ro tur­no, seus go­ver­nan­tes. Des­se to­tal, se­te fo­ram re­e­lei­tos: ACM Ne­to (DEM), de Sal­va­dor; Car­los Amastha (PSB), de Pal­mas (TO); Luciano Car­ta­xo (PSD), de João Pes­soa (PB); Car­los Eduardo (PDT), de Na­tal (RN); Te­re­sa (PMDB), de Boa Vis­ta (RR); Fir­mi­no Filho (PSDB), de Te­re­si­na (PI); e Mar­cus Ale­xan­dre (PT), de Rio Bran­co (AC).

O can­di­da­to João Do­ria (PSDB), de São Pau­lo, é a ex­ce­ção, se ele­gen­do em sua pri­mei­ra can­di­da­tu­ra. Com 53,40% dos vo­tos vá­li­dos, Do­ria pas­sou à fren­te do atu­al prefeito de São Pau­lo, Fer­nan­do Had­dad (PT), com 16,67%. É a pri­mei­ra vez que uma elei­ção na ca­pi­tal pau­lis­ta é de­ci­di­da ain­da em pri­mei­ro tur­no e com a mai­or vo­ta­ção que um can­di­da­to já te­ve no pri­mei­ro tur­no em sua pri­mei­ra dis­pu­ta elei­to­ral. Com o re­sul­ta­do, o PSDB as­su­me a prefeitura da ca­pi­tal pe­la se­gun­da vez - Jo­sé Ser­ra já ha­via co­man­da­do a ci­da­de de 2005 a 2006.

O em­pre­sá­rio João Do­ria apro­vei­tou a opor­tu­ni­da­de pa­ra lan­çar a can­di­da­tu­ra do go­ver­na­dor Ge­ral­do Alck­min, seu pa­dri­nho po­lí­ti­co, pa­ra a Pre­si­dên­cia em 2018: “É le­gí­ti­ma a von­ta­de de ter Alck­min co­mo pre­si­den­te”. Já elei­to, o tu­ca­no re­ce­beu um te­le­fo­ne­ma do atu­al prefeito de São Pau­lo, que co­lo­cou sua equi­pe à dis­po­si­ção pa­ra a tran­si­ção. “Te­nho a mai­or hon­ra de ter go­ver­na­do São Pau­lo. Te­nho cer­te­za que dei­xa­mos um le­ga­do”, dis­se Had­dad. No sá­ba­do, ci­en­te das pes­qui­sas, Do­ria dis­se que sua vi­tó­ria sig­ni­fi­ca­va uma “re­a­fir­ma­ção do PSDB no ter­ri­tó­rio do PT”.

RIO DE JA­NEI­RO

No Rio de Ja­nei­ro, o can­di­da­to do PSOL, o de­pu­ta­do es­ta­du­al Marcelo Frei­xo, vai dis­pu­tar com o se­na­dor Marcelo Cri­vel­la, do PRB, a prefeitura da se­gun­da mai­or ci­da­de do país. Com es­te ce­ná­rio, es­tá en­cer­ra­do o ci­clo de dez anos de do­mí­nio do PMDB no Es­ta­do do Rio e na ca­pi­tal.

A der­ro­ta do can­di­da­to do PMDB, Pe­dro Pau­lo, atin­ge prin­ci­pal­men­te o prefeito Eduardo Pa­es, pa­dri­nho po­lí­ti­co e fi­a­dor da can­di­da­tu­ra do de­pu­ta­do fe­de­ral pe­e­me­de­bis­ta. O atu­al prefeito é o no­me do par­ti­do pa­ra dis­pu­tar o go­ver­no flu­mi­nen­se em 2018.

No fim da tar­de de on­tem, o pre­si­den­te do PMDB-RJ, Jor­ge Pic­ci­a­ni, de­fen­deu que o par­ti­do fi­que neu­tro no se­gun­do tur­no. Res­sal­tou, no en­tan­to, ser uma po­si­ção pes­so­al. Tan­to Cri­vel­la quan­to Frei­xo dis­se­ram que não vão bus­car apoio do PMDB. Jan­di­ra Fegha­li (PC­doB) vai apoi­ar Frei­xo.

“Der­ro­ta­mos o PMDB em ho­me­na­gem à de­mo­cra­cia bra­si­lei­ra, é a res­pos­ta a um par­ti­do gol­pis­ta”, co­me­mo­rou Frei­xo em ato pú­bli­co no cen­tro do Rio, em re­fe­rên­cia ao apoio do par­ti­do ao im­pe­a­ch­ment da pre­si­den­te cas­sa­da Dilma Rous­seff.

Em en­tre­vis­ta co­le­ti­va, Cri­vel­la dis­se que já co­me­çou a pro­cu­rar os ad­ver­sá­ri­os. “Vou pro­cu­rar to­das as for­ças po­lí­ti­cas e ten­tar con­ven­cê-las de que che­gou a ho­ra de cui­dar das pes­so­as”, afir­mou o can­di­da­to do PRB. Em se­gui­da, des­car­tou bus­car apoio do PMDB. “Não con­ver­sei, nem te­nho in­ten­ção, mas vou con­ver­sar com to­das as ou­tras for­ças po­lí­ti­cas. Que­re­mos go­ver­nar em paz. Que­ro con­ver­sar com to­das as pes­so­as que pen­sam co­mo eu”, afir­mou.

Di­an­te do ce­ná­rio na­ci­o­nal, ob­ser­va-se que o PT per­deu es­pa­ço nas ca­pi­tais. Das qua­tro pre­fei­tu­ras elei­tas em 2012, São Pau­lo, João Pes­soa, Goi­â­nia e Rio Bran­co, so­men­te es­sa úl­ti­ma re­e­le­geu seu can­di­da­to, Mar­cus Ale­xan­dre. No se­gun­do tur­no, o PT con­cor­re ape­nas em Re­ci­fe . Das cin­co pre­fei­tu­ras con­quis­ta­das em 2012, o PSDB tam­bém caiu e man­te­ve ape­nas du­as: São Pau­lo e Te­re­si­na. Mas dis­pu­ta o se­gun­do tur­no em cin­co ca­pi­tais.

Das 26 ca­pi­tais, 18 te­rão se­gun­do tur­no e oi­to já têm pre­fei­tos elei­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.