De­fei­tos fi­ze­ram 110 ur­nas se­rem subs­ti­tuí­das na Bahia

Correio da Bahia - - Seu Voto - Da Re­da­ção mais@cor­rei­o24ho­ras.com.br

As elei­ções na Bahia cor­re­ram de for­ma tran­qui­la, com per­cal­ços co­muns de um even­to que en­vol­ve mais de 10,5 mi­lhões de elei­to­res – 1,9 mi­lhão de­les ape­nas na ca­pi­tal. Se­gun­do pre­si­den­te do Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Elei­to­ral (TRE-BA), de­sem­bar­ga­dor Má­rio Al­ber­to Hirs, os prin­ci­pais pro­ble­mas en­vol­ve­ram ur­nas de­fei­tu­o­sas, além de uma ocor­rên­cia gra­ve de se­gu­ran­ça.

“Ti­ve­mos em tor­no de 150 ur­nas com pro­ble­mas, 110 ur­nas subs­ti­tuí­das e uma apu­ra­ção ma­nu­al, na 20ª Zo­na, em São Ca­e­ta­no”, ci­tou ele, on­tem, por vol­ta de 20h, quan­do mais de 90% das ur­nas já es­ta­vam apu­ra­das.

OCOR­RÊN­CIA

A se­gu­ran­ça tam­bém foi bem ava­li­a­da, com ex­ce­ção de uma con­fu­são que ter­mi­nou em mor­te no bair­ro do Are­no­so. “Ti­ve­mos um ho­mi­cí­dio, que uma das me­sá­ri­as era pa­ren­te do ci­da­dão mor­to, que foi uma bri­ga de qu­a­dri­lha e fe­cha­ram as ru­as. Aí aci­o­na­mos a po­lí­cia e a si­tu­a­ção foi re­gu­la­ri­za­da a tem­po, pa­ra pros­se­guir a elei­ção”, co­men­tou Hirs.

A si­tu­a­ção ocor­reu na Rua Di­re­ta do bair­ro e ter­mi­nou com po­li­ci­ais mi­li­ta­res agre­di­dos. Em no­ta, a as­ses­so­ria da Po­lí­cia Mi­li­tar in­for­mou que um juiz elei­to­ral pe­diu aju­da da po­lí­cia por con­ta do som al­to de um veí­cu­lo. O ba­ru­lho es­ta­va cau­san­do trans­tor­nos na re­gião.

Em no­ta, a Cor­po­ra­ção in- for­mou que uma guar­ni­ção da 23ª Com­pa­nhia In­de­pen­den­te da Po­lí­cia Mi­li­tar (CIPM/ Tan­cre­do Ne­ves) es­te­ve no lo­cal. “Ao aden­trar no lo­cal, os PMs fo­ram re­ce­bi­dos com la­tas de cer­ve­ja, pe­dras e pe­da­ços de paus, mo­men­to em que fo­ram ou­vi­dos dis­pa­ros de ar­ma de fo­go oriun­dos da mul­ti­dão”, in­for­mou a PM.

Lo­go após os ti­ros, o cor­po de um ho­mem, ain­da não iden­ti­fi­ca­do, foi en­con­tra­do a cer­ca de 100 me­tros do lo­cal da con­fu­são. Ele foi ba­le­a­do na ca­be­ça e dois es­to­jos ca­li­bre 380 fo­ram en­con­tra­dos ao la­do da ví­ti­ma. Ain­da se­gun­do a Po­lí­cia Mi­li­tar, o Pe­lo­tão de Em­pre­go Ope­ra­ci­o­nal (Pe­to) pre­ci­sou uti­li­zar mu­ni­ção quí­mi­ca pa­ra con­ter a mul­ti­dão. Nin­guém foi pre­so.

DE­TEN­ÇÕES

Se­gun­do a Se­cre­ta­ria da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, até o fi­nal da tar­de de on­tem, 266 ocor­rên­ci­as fo­ram re­gis­tra­das em to­da a Bahia. Ain­da con­for­me a SSP, 79 ocor­rên­ci­as re­fe­ren­tes a cri­mes elei­to­rais fo­ram re­gis­tra­das. Ao to­do, 95 pes­so­as fo­ram de­ti­das e con­du­zi­das pa­ra de­le­ga­ci­as ou cen­trais de fla­gran­tes. Eles fi­ca­ram à dis­po­si­ção da Jus­ti­ça Elei­to­ral, mas em al­guns ca­sos hou­ve li­be­ra­ção após pa­ga­men­to de fi­an­ça, até o fi­nal da tar­de.

De acor­do com a SPP, do to­tal de ocor­rên­ci­as, 42 ca­sos fo­ram por bo­ca de ur­na, dez por trans­por­te ir­re­gu­lar de elei­to­res, dez de com­pra de vo­tos, três ca­sos de por­te ile­gal de ar­ma, três de de­sa­ca­to de au­to­ri­da­de elei­to­ral, um ca­so de in­jú­ria, além de de­sen­ten­di­men­tos en­tre in­te­gran­tes de par­ti­dos ad­ver­sá­ri­os.

MO­BI­LI­DA­DE

Em Sal­va­dor, os con­ges­ti­o­na­men­tos fo­ram um pro­ble­ma em vá­ri­os pon­tos pró­xi­mos a lo­cais de vo­ta­ção, que re­gis­tra­ram re­ten­ção. Ape­sar dis­so, a ope­ra­ção foi ava­li­a­da de for­ma po­si­ti­va pe­lo su­pe­rin­ten­den­te da Tran­sal­va­dor, Fa­briz­zio Mul­ler. “Ho­je (on­tem) é um dia com­pli­ca­do, mas foi uma ope­ra­ção tran­qui­la, sem mui­tos in­ci­den­tes. Po­si­ci­o­na­mos os agen­tes nas prin­ci­pais es­co­las pa­ra ga­ran­tir a flui­dez no trân­si­to. Ca­da mo­men­to é um mo­men­to. Ti­ve­mos me­nos pro­ble­mas es­se ano”, co­men­tou o su­pe­rin­ten­den­te.

A ope­ra­ção de mo­bi­li­da­de tam­bém foi bem ava­li­a­da. “Fa­zia tem­po em que não tí­nha­mos quei­xas em re­la­ção ao trans­por­te pú­bli­co du­ran­te uma elei­ção. Co­lo­ca­mos a fro­ta de 3 mil ôni­bus na ci­da­de pa­ra aten­der a po­pu­la­ção e o re­sul­ta­do que ti­ve­mos foi aci­ma da mé­dia”, co­men­tou Fá­bio Mo­ta, se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Mo­bi­li­da­de.

Po­lí­cia re­gis­trou uma ocor­rên­cia gra­ve; 95 pes­so­as fo­ram de­ti­das

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.