Nú­me­ro de pre­fei­tas elei­tas tem que­da de 12%

Correio da Bahia - - Mais - ALEXANDRO MO­TA

O nú­me­ro de pre­fei­tu­ras bai­a­nas co­man­da­das por mu­lhe­res re­du­ziu 12,5% nes­sa elei­ção em com­pa­ra­ção com a úl­ti­ma dis­pu­ta mu­ni­ci­pal (2012). No pró­xi­mo ano, elas to­mam pos­se de 56 pre­fei­tu­ras, con­tra as 64 con­quis­ta­das em 2012. As­sim, as mu­lhe­res vão co­man­dar ape­nas 13,4% das pre­fei­tu­ras do es­ta­do a par­tir de 2017.

“Vi­nha ocor­ren­do um cres­ci­men­to cons­tan­te que ago­ra re­du­ziu, e não só na Bahia, mas em ou­tros es­ta­dos”, ana­li­sa So­nia Jay Wright, pes­qui­sa­do­ra do Nú­cleo de Es­tu­dos In­ter­dis­ci­pli­na­res da Mu­lher (Neim) e pro­fes­so­ra de Es­tu­dos em Gê­ne­ro e Di­ver­si­da­de da Uf­ba. “Es­sa que­da ocor­re não só nas can­di­da­tu­ras de pre­fei­tas, mas tam­bém de ve­re­a­do­ras”, com­ple­ta. Em 2008 fo­ram 47 can­di­da­tu­ras, nú­me­ro que cres­ceu 36% em 2012.

Nas ci­da­des da Re­gião Me­tro­po­li­ta­na de Sal­va­dor, além da re­e­lei­ção da pe­tis­ta Jus­sa­ra na ci­da­de de Di­as D’ávila, a pro­fes­so­ra Marlyl­da (PDT) as­su­me em Ita­pa­ri­ca e Mo­e­ma Gra­ma­cho (PT) vol­ta ao co­man­do de Lau­ro de Freitas. Com 43.951, Mo­e­ma fi­cou em ter­cei­ro lu­gar em nú­me­ro de vo­tos no ran­king de to­dos os pre­fei­tos. Mas foi em Ana­gé que as ur­nas re­gis­tra­ram o mai­or apoio a uma can­di­da­ta: a ad­vo­ga­da Elen Zi­te foi elei­ta com 94,27% dos vo­tos. Ela ven­ceu a pre­fei­ta An­dreia Oli­vei­ra (PT), que fi­cou ine­le­gí­vel, e ou­tros dois can­di­da­tos. Em No­va Re­den­ção, uma das três ci­da­des dis­pu­ta­das ape­nas por mu­lhe­res, Guil­ma (PT), 49 anos, ven­ceu. As du­as atri­bu­em a vi­tó­ria à atu­a­ção po­lí­ti­ca dos ma­ri­dos. De acor­do com A Jus­ti­ça Elei­to­ral, seis can­di­da­tas elei­tas le­vam no no­me po­lí­ti­co a re­fe­rên­cia de uma pes­soa do se­xo mas­cu­li­no. A pes­qui­sa­do­ra So­nia Jay la­men­ta es­se ti­po de apa­dri­nha­men­to. “É al­go mui­to co­mum ob­ser­va­do no Nor­des­te co­mo um to­do e uma in­fe­li­ci­da­de que o pro­ta­go­nis­mo não es­te­ja na mu­lher por ela mes­mo”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.