Bra­sil com mais du­as va­gas

Correio da Bahia - - Esporte - Da­ni­e­la Le­o­ne da­ni­e­la.le­o­ne@re­de­bahia.com.br

O G4 do Cam­pe­o­na­to Bra­si­lei­ro ago­ra vi­rou G6. O Bra­sil ga­nhou mais du­as va­gas na Ta­ça Li­ber­ta­do­res a par­tir de 2017. A con­fir­ma­ção foi fei­ta pe­la Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Fu­te­bol (CBF), após reu­nião da Con­fe­de­ra­ção Sul-Ame­ri­ca­na de Fu­te­bol (Con­me­bol), em Bo­go­tá, na Colôm­bia. Colôm­bia, Ar­gen­ti­na e Chi­le ga­nha­ram mais uma va­ga ca­da um.

A Li­ber­ta­do­res, por­tan­to, te­rá se­te re­pre­sen­tan­tes bra­si­lei­ros: os seis pri­mei­ros co­lo­ca­dos da Sé­rie A e o cam­peão da Co­pa do Bra­sil. O nú­me­ro po­de até au­men­tar pa­ra oi­to re­pre­sen­tan­tes ca­so um ti­me bra­si­lei­ro se­ja cam­peão da Co­pa Sul-Ame­ri­ca­na es­se ano. A par­tir de ago­ra, o país cam­peão da Co­pa Sul-Ame­ri­ca­na não “to­ma” mais uma das va­gas des­ti­na­das ao cam­pe­o­na­to na­ci­o­nal. Se an­tes o G4 po­de­ria vi­rar G3, ago­ra o G6 não po­de mais vi­rar G5.

A pró­xi­ma edi­ção da Ta­ça Li­ber­ta­do­res da Amé­ri­ca te­rá um to­tal de 44 par­ti­ci­pan­tes, seis a mais que o mo­de­lo atu­al. O iní­cio se­rá em fe­ve­rei­ro e seu cam­peão se­rá co­nhe­ci­do em no­vem­bro. An­tes, o tor­neio era dis­pu­ta­do em 27 se­ma­nas. Ago­ra, a du­ra­ção é de 42. O que ain­da es­tá pa­ra ser de­fi­ni­do é se o cam­peão pas­sa­rá a ser co­nhe­ci­do em uma fi­nal de jo­go úni­co ou se o mo­de­lo com jo­go de ida e vol­ta se­rá man­ti­do.

Por­tan­to, se a Sé­rie A ter­mi­nas­se nes­se mo­men­to, não ape­nas os qua­tro pri­mei­ros co­lo­ca­dos Pal­mei­ras, Flamengo, Atlé­ti­co-MG e San­tos es­ta­ri­am clas­si­fi­ca­dos pa­ra a dis­pu­ta con­ti­nen­tal, mas tam­bém Fluminense e Atlé­ti­co-PR, que ocu­pam o 5º e 6º lu­ga­res, res­pec­ti­va­men­te, no Cam­pe­o­na­to Bra­si­lei­ro.

A no­vi­da­de co­lo­ca ain­da mais fo­go na dis­pu­ta da Sé­rie A e in­te­res­sa tam­bém aos tor­ce­do­res do Vi­tó­ria. Com 35 pon­tos, a qua­tro da zo­na de re­bai­xa­men­to, o ru­bro-ne­gro bai­a­no tem co­mo pri­mei­ro ob­je­ti­vo se afas­tar de uma vez da de­go­la. Po­rém, a de­pen­der do po­der de re­a­ção do ti­me co­man­da­do por Ar­gel Fucks, o Vi­tó­ria po­de pas­sar a ter co­mo no­va me­ta a clas­si­fi­ca­ção pa­ra a Li­ber­ta­do­res, já que o Leão es­tá a se­te pon­tos do no­vo G6. O Atlé­ti­co-PR, 6º co­lo­ca­do, so­ma 42 pon­tos.

SUL-AME­RI­CA­NA

A Co­pa Sul-Ame­ri­ca­na tam­bém so­fre­rá mu­dan­ças. A par­tir de 2017, se­rão 54 clu­bes par­ti­ci­pan­tes, se­te a mais que o for­ma­to atu­al. Só que o Bra­sil, que ho­je tem oi­to va­gas fi­xas, pas­sa­rá a ter seis. O cam­peão da Sul-Ame­ri­ca­na do ano an­te­ri­or tam­bém per­de­rá a va­ga fi­xa que tem atu­al­men­te. Is­so por­que 10 ti­mes que não al­can­ça­rem as oi­ta­vas de fi­nal da Ta­ça Li­ber­ta­do­res en­tra­rão na Sul-Ame­ri­ca­na do mes­mo ano. Es­ses 10 ti­mes se­rão os ter­cei­ros co­lo­ca­dos de ca­da um dos oi­to gru­pos mais os dois me­lho­res da fa­se pre­li­mi­nar.

Bra­si­lei­rão ago­ra da­rá seis va­gas na ta­ça. Até o Vi­tó­ria po­de so­nhar

Sul-Ame­ri­ca­na Se­rão 54 clu­bes, se­te a mais que o mo­de­lo atu­al. O Bra­sil, po­rém, per­de du­as va­gas, cain­do pa­ra seis. Os 10 clu­bes que não fo­rem pa­ra as oi­ta­vas da Co­pa Li­ber­ta­do­res en­tram na Sul-Ame­ri­ca­na.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.