Show mar­ca 15 anos de co­le­tâ­nea

Correio da Bahia - - Vida - Ana Cris­ti­na Pe­rei­ra ana.pe­rei­ra@re­de­bahia.com.br

A ce­na do reg­gae na Bahia vi­veu bons mo­men­tos nas dé­ca­das de 80 e 90. Reu­nia ar­tis­tas com pro­je­ção na­ci­o­nal, no­vas ban­das, mui­tos lan­ça­men­tos e shows. Um pou­co des­se ce­ná­rio foi re­gis­tra­do na co­le­tâ­nea Kaya no Reg­gae, lan­ça­da em 2001 pe­la Som Li­vre e que reu­nia 13 no­mes atu­an­tes na épo­ca.

Al­guns con­sa­gra­dos co­mo Ed­son Go­mes, Laz­zo, Di­o­no­ri­na, Nen­go Vieira e Si­ne Cal­mon. Ou­tros em co­me­ço de car­rei­ra, co­mo as ban­das Di­am­ba, Mo­si­ah, Adão Ne­gro, Scam­bo, Naya, Mas­sai, Los Ba­ga­nas e Re­luz. A ideia do pro­je­to foi do jor­na­lis­ta Os­mar Mar­rom Mar­tins e do pro­du­tor cul­tu­ral Tio Bill, res­pon­sá­veis pe­la par­te ar­tís­ti­ca. Ber­nar­do Araújo e João Por­te­la as­si­na­ram a pro­du­ção exe­cu­ti­va e Hé­lio Tou­ri­nho a di­re­ção de pro­du­ção.

“O Kaya no Reg­gae de­se­nhou um ma­pa da­que­la ce­na, foi um mar­co. Al­guns não con­ti­nu­a­ram, mas mui­ta gen­te se­guiu seu ca­mi­nho, se rei­ven­tan­do”, afir­ma o can­tor Ser­gi­nho, 45 anos, vo­ca­lis­ta da Adão Ne­gro. Com­ple­tan­do du­as dé­ca­das de car­rei­ra, a Adão é um bom exem­plo, já que se­guiu fir­me. “Vi­mos a que­da do mer­ca­do fo­no­grá­fi­co e a axé mu­sic dei­xar de exis­tir co­mo ins­ti­tui­ção, mas o reg­gae sem­pre en­con­tra um ca­mi­nho na re­sis­tên­cia”, pon­tua.

FESTANÇA

Por is­so mes­mo, a noi­te do pró­xi­mo sá­ba­do ga­nha ares de ce­le­bra­ção no Ar­ma­zém Hall, na show Kaya no Reg­gae - 15 Anos. A Adão Ne­gro se­rá uma das an­fi­triãs da noi­te, e re­ce­be co­mo con­vi­da­dos Laz­zo, Di­o­no­ri­na e Si­ne Cal­mon. “Fi­ca­mos com os ve­te­ra­nos e va­mos re­ce­bê-los com deferência”, diz Ser­gi­nho. Ele, Mar­cos Gui­ma­rães (gui­tar­ra) e Au­ré­lio (ba­te­ria) apre­sen­tam can­ções de vá­ri­as fa­ses, in­cluin­do Me­tal Reg­gae, a mú­si­ca que gra­va­ram na co­le­tâ­nea.

A ou­tra an­fi­triã é a Mo­si­ah, que vol­ta a to­car com a for­ma­ção ori­gi­nal após dez anos. O gru­po pa­rou há qua­tro anos, mas des­de o ano pas­sa­do en­sai­a­va pa­ra vol­tar aos pal­cos. O con­vi­te pa­ra o show de sá­ba­do, con­ta o vo­ca­lis­ta Lu­ci­a­no Leit­te, 39, veio a ca­lhar.

“Pa­ra nós, foi uma pro­pos­ta mui­to in­te­res­san­te, va­mos di­vi­dir a noi­te com a Adão, uma ban­da que a gen­te ad­mi­ra mui­to, e ain­da re­ce­ber gran­des mú­si­cos”. A Mo­si­ah apre­sen­ta uma se­le­ção de seus três ál­buns e di­vi­de os vo­cais com a Scam­bo, a Naya e a Los Ba­ga­nas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.