Cri­an­ça­da

Correio da Bahia - - Front Page - VIC­TOR VILLARPANDO

Quem tem fi­lho sa­be: fim de se­ma­na é tem­po de co­lo­car as cri­an­ças pa­ra gas­tar as ener­gi­as. Ho­je, em vá­ri­os pon­tos da ca­pi­tal, o dia será de­las, com brin­ca­dei­ras pa­ra to­das as ida­des.

No Par­que da Ci­da­de, das 9h às 12h, mui­tas ati­vi­da­des e ofi­ci­nas vão em­ba­lar o Pe­da­la Cri­an­ça, com au­las de zum­ba, brin­ca­dei­ras e show com a du­pla de pa­lha­ços Pa­ta­ti Pa­ta­tá.

Na Pra­ça Ana Lú­cia Ma­ga­lhães, na Pi­tu­ba, a pro­gra­ma­ção do pro­je­to Boa Pra­ça in­clui au­las de mu­si­ca­li­za­ção in­fan­til e bai­li­nho da Es­co­la Cri­a­ção, às 10h. Às 16h é a vez do Gru­po Stri­pu­lia apre­sen­tar A Fan­tás­ti­ca Fá­bri­ca de Brin­que­dos. Pa­ra os adul­tos vai ter For­ró do Meio Dia, com Gel Bar­bo­sa, Cho­ro na Pra­ça, com Eli­sa Go­ritz­ki, às 17h, e apre­sen­ta­ção dos can­to­res Ale­xan­dre Leão e Már­cia Short, a partir das 18h30.

Ape­sar do Dia das Cri­an­ças ain­da ser nes­sa quar­ta-fei­ra, elas já co­me­ça­ram a cur­tir a da­ta pa­ra va­ler. On­tem, o Boa Pra­ça le­vou ao pal­co a ban­da Play­gru­de e o ani­ma­dor Tio Pau­li­nho. De acor­do com a or­ga­ni­za­ção do even­to, mais de 10 mil pes­so­as de­vem pas­sar por lá nes­te fim de se­ma­na. En­tre os 42 stands, há op­ções gas­tronô­mi­cas co­mo Pa­raí­so Tro­pi­cal (cu­li­ná­ria re­gi­o­nal con­tem­po­râ­nea), Co­xa Co­xi­nha, A Cu­ba­na (sor­ve­tes) e De Além Mar (do­ces por­tu­gue­ses). En­tre as op­ções de moda e de­co­ra­ção pre­sen­tes, mar­cas co­mo Eu­za­ria, Candida Spe­cht, Sal­ve Ter­ra, Cor­del En­can­ta­do e Ca­ta­ta­bua.

“Sou morador de um pré­dio aqui per­to da pra­ça e sem­pre ve­nho nas edi­ções do even­to. Gos­to mui­to da pro­pos­ta do es­pa­ço pú­bli­co ser uti­li­za­do, ain­da mais com pro­pos­tas ligadas a ar­te, la­zer, mú­si­ca e co­mi­da”, ex­pli­ca o pro­fes­sor Adri­a­no Arruda, 44. Ele é pai de Re­be­ca, de 5 anos, que se es­bal­dou nas apre­sen­ta­ções mu­si­cais, sem ter fi­ca­do restrita às atra­ções vol­ta­das pa­ra o pú­bli­co in­fan­til. To­do or­gu­lho­so, Adri­a­no con­fir­ma: “Ela brin­cou nos in­flá­veis, com os bo­ne­cos, com Tio Pau­li­nho... Mas cur­te mui­to a par­te de mú­si­ca, tan­to as pa­ra cri­an­ças co­mo aque­las pa­ra os adul­tos. Em ou­tras edi­ções do even­to, ela até já su­biu no pal­co pa­ra can­tar com ar­tis­tas co­mo Carla Vi­si, Jor­ge Za­rath e Ma­gary Lord”.

Em Lau­ro de Frei­tas, na Re­gião Me­tro­po­li­ta­na, por vol­ta das 8h, mais de mil cri­an­ças da co­mu­ni­da­de de Itin­ga se es­bal­da­ram com 1.700 cachorros-quen­te, 72 litros de sor­ve­te e uma in­fi­ni­da­de de do­ces. Na 5ª edi­ção da fes­ta, pro­mo­vi­da pe­la Ba­se Co­mu­ni­tá­ria de Se­gu­ran­ça (BCS) da Po­lí­cia Mi­li­tar, te­ve ain­da pu­la-pu­la, fli­pe­ra­ma, pis­ci­na de bo­li­nhas, to­bo­gã, tou­ro me­câ­ni­co, to­tó, pa­lha­ços, má­gi­co e dis­tri­bui­ção de brin­que­dos. “Des­de 2012, es­ta é uma das nos­sas ações so­ci­ais. Que­re­mos pro­por­ci­o­nar es­se mo­men­to lú­di­co. Pre­ci­sa­mos ser vis­tos co­mo par­cei­ros e não co­mo vi­lões”, diz a co­man­dan­te da BCS Itin­ga, Nai­la Cas­sia Reis Me­ne­zes.

Ela fri­sa ain­da a im­por­tân­cia das co­la­bo­ra­ções pa­ra o even­to: “Con­ta­mos com do­a­ções de empresários e co­mer­ci­an­te, dos pró­pri­os po­li­ci­ais mi­li­ta­res, in­clu­si­ve de ou­tras uni­da­des, dos pais de alu­nos, dos con­se­lhos de se­gu­ran­ça e di­rei­tos hu­ma­nos... A ideia é nos­sa, mas a mo­bi­li­za­ção é de to­dos”, afir­ma ela.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.