Ca­da vez mais per­to do tro­féu

Correio da Bahia - - Esporte - Giu­li­a­na Man­ci­ni, com agên­ci­as giu­li­a­na.man­ci­ni@re­de­bahia.com.br

Nico Rosberg es­tá ca­da vez mais per­to do tro­féu de cam­peão mun­di­al. Mais ve­loz du­ran­te to­do o fim de se­ma­na no Japão, o alemão ven­ceu com fa­ci­li­da­de na pis­ta de Su­zu­ka, pe­la 17ª eta­pa da tem­po­ra­da. Lar­gan­do na pole position, o pi­lo­to fi­cou na fren­te, on­tem, du­ran­te to­da a cor­ri­da.

Bom pa­ra ele, ruim pa­ra seu com­pa­nhei­ro de Mer­ce­des e mai­or ri­val na dis­pu­ta do cam­pe­o­na­to, Lewis Ha­mil­ton. Ter­cei­ro no fim da pro­va, atrás da RBR de Max Vers­tap­pen, o in­glês tem sua des­van­ta­gem na ta­be­la au­men­ta­da pa­ra 33 pon­tos. Sem con­se­guir ven­cer des­de o fim de ju­lho, o bri­tâ­ni­co ain­da vê Rosberg su­bir ao lu­gar mais al­to do pó­dio em três das úl­ti­mas qua­tro pro­vas dis­pu­ta­das - nos GPs da Bél­gi­ca, Itá­lia e Cin­ga­pu­ra.

“É uma mar­gem con­si­de­rá­vel pa­ra Nico. Ele fez um gran­de tra­ba­lho, es­tá de pa­ra­béns”, de­cla­rou Ha­mil­ton. “O car­ro es­ta­va óti­mo du­ran­te to­da a cor­ri­da. Lu­tei du­ra­men­te pe­lo se­gun­do lu­gar, mas não con­se­gui”, dis­se o in­glês. Com re­sul­ta­do dos Rosberg e Ha­mil­ton, a Mer­ce­des con­quis­tou o tri­cam­pe­o­na­to de cons­tru­to­res por an­te­ci­pa­ção.

Cam­peão da eta­pa an­te­ri­or, o aus­tra­li­a­no Da­ni­el Ric­ci­ar­do não con­se­guiu re­pe­tir o fei­to e fi­cou ape­nas em sex­to.

Fe­li­pe Mas­sa, que lar­gou na 12ª po­si­ção, foi me­lho­ran­do e ter­mi­nou em 9º, apos­tan­do na es­tra­té­gia de uma pa­ra­da ape­nas no pits­top. Com os dois pon­tos mar­ca­dos, vol­tou ao top 10 da ta­be­la ge­ral, em dé­ci­mo. Já Fe­li­pe Nasr, da Sau­ber, não me­lho­rou nem pi­o­rou sua che­ga­da com re­la­ção à lar­ga­da. O bra­si­lei­ro co­me­çou a cor­ri­da em 19º e fi­na­li­zou na mes­ma co­lo­ca­ção.

A Fór­mu­la 1 vol­ta da­qui a du­as se­ma­nas, no pró­xi­mo dia 23, com o GP dos Es­ta­dos Uni­dos, em Aus­tin.

A COR­RI­DA

Pole position, Rosberg se deu bem lo­go no co­me­ço da pro­va. Lar­gan­do bem, viu Ha­mil­ton ini­ci­ar mal e per­der lo­go seis co­lo­ca­ções, cain­do pa­ra oi­ta­vo. Quem apro­vei­tou foi Vers­tap­pen, que, sain­do em ter­cei­ro, pu­lou pa­ra o se­gun­do lu­gar, com Ser­gio Pé­rez na co­la.

Ou­tro alemão, Se­bas­ti­an Vet­tel ini­ci­ou a cor­ri­da em sex­to, de­vi­do a uma pu­ni­ção oriun­da do GP da Ma­lá­sia. Mas con­se­guiu apro­vei­tar as fa­lhas dos ou­tros pi­lo­tos e, após três vol­tas, já ti­nha che­ga­do à ter­cei­ra po­si­ção. Já Fe­li­pe Mas­sa per­deu du­as po­si­ções no co­me­ço da pro­va, in­do de 12º pa­ra 14º.

Na sé­ti­ma vol­ta, vi­nha a re­cu­pe­ra­ção de Ha­mil­ton, que abriu a asa na re­ta prin­ci­pal pa­ra pas­sar Nico Hul­ken­berg e su­bir uma po­si­ção.

Na vol­ta 11, os pi­lo­tos co­me­ça­ram a ida aos bo­xes. Vers­tap­pen e Da­ni­el Ric­ci­ar­do tro­ca­ram os pneus ma­ci­os pe­los du­ros, sen­do se­gui­dos de Rosberg e Raik­ko­nen, com a mes­ma in­ten­ção. Ha­mil­ton, mo­men­ta­ne­a­men­te, fi­cou na li­de­ran­ça. Mas não du­rou mui­to, já que o in­glês tam­bém te­ve que fa­zer sua pa­ra­da na 14ª vol­ta. Re­tor­nou pa­ra a cor­ri­da em sé­ti­mo, e lo­go con­se­guiu ul­tra­pas­sar Ric­ci­ar­do, Mas­sa e Valt­te­ri Bot­tas, as­su­min­do a 4º co­lo­ca­ção.

Na 29ª vol­ta, Vers­tap­pen fez a se­gun­da pa­ra­da, se­gui­do de Rosberg. O alemão vol­tou em ter­cei­ro, atrás de Vet­tel e Ha­mil­ton. O in­glês, por sua vez, fez mais um pits­top na vol­ta 34 e fi­cou em quar­to. Vet­tel pa­rou de­pois e dei­xou Ha­mil­ton em ter­cei­ro. Os dois co­me­ça­ram uma ba­ta­lha pe­la po­si­ção, mas o bri­tâ­ni­co se deu me­lhor. Ele ain­da ten­tou aper­tar Vers­tap­pen, sem su­ces­so.

Em Su­zu­ka, Rosberg ven­ce e am­plia van­ta­gem pa­ra Ha­mil­ton

Com de­dos de ‘nú­me­ro 1’ er­gui­dos, Rosberg co­me­mo­ra vi­tó­ria no GP do Japão lo­go após dei­xar sua Mer­ce­des

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.