Alí­vio de fim de ano em ris­co

Correio da Bahia - - Mais - Thais Bor­ges thais.bor­ges@re­de­bahia.com.br

O ser­vi­dor pú­bli­co es­ta­du­al Jo­sué*, 34 anos, es­ta­va con­tan­do com a se­gun­da par­ce­la do 13º sa­lá­rio pa­ra pa­gar as des­pe­sas com a es­co­la dos fi­lhos. Mas, ago­ra, es­sa aju­da ex­tra fi­cou in­cer­ta. “To­dos no meu tra­ba­lho es­tão bem pre­o­cu­pa­dos, tan­to com a pos­si­bi­li­da­de de atra­sar o 13º, quan­to de par­ce­lar o sa­lá­rio. Nin­guém sa­be co­mo as coi­sas vão fi­car”, con­tou o ser­vi­dor, que pre­fe­riu não se iden­ti­fi­car.

O pro­ble­ma é que, ape­sar de não afir­mar ca­te­go­ri­ca­men­te que não pa­ga­rá a se­gun­da par­ce­la do 13º sa­lá­rio aos ser­vi­do­res, o go­ver­no do es­ta­do já ad­mi­te que li­gou o si­nal ama­re­lo – e que há mui­tas di­fi­cul­da­des a se­rem en­fren­ta­das até 20 de de­zem­bro, pra­zo li­mi­te pa­ra o pa­ga­men­to, a exem­plo da fal­ta de uma so­lu­ção pa­ra a di­mi­nui­ção dos re­pas­ses fe­de­rais.

Se­gun­do le­van­ta­men­to da Agên­cia Es­ta­do, pe­lo me­nos ou­tras seis uni­da­des da Fe­de­ra­ção es­tão na mes­ma si­tu­a­ção de in­de­fi­ni­ção quan­to ao pa­ga­men­to do 13º sa­lá­rio.

Em no­ta, a Se­cre­ta­ria da Fa­zen­da do Es­ta­do (Se­faz) re­co­nhe­ceu a di­fi­cul­da­de e in­for­mou que o go­ver­no tra­ba­lha pa­ra cum­prir o cro­no­gra­ma de pa­ga­men­to dos sa­lá­ri­os es­ta­be­le­ci­do no iní­cio do ano. O pa­ga­men­to da se­gun­da par­ce­la do 13º es­tá pre­vis­to pa­ra 20 de de­zem­bro. “Ao fa­zer um es­for­ço ex­tra na ar­re­ca­da­ção pró­pria e no con­tro­le dos gas­tos, o Es­ta­do vem pre­ser­van­do o equi­lí­brio fis­cal e per­ma­ne­ce ri­go­ro­sa­men­te em dia quan­to ao pa­ga­men­to dos sa­lá­ri­os dos ser­vi­do­res”, dis­se a Se­faz.

Por ou­tro la­do, o ór­gão des­ta­cou a di­fi­cul­da­de fi­nan­cei­ra di­an­te da que­da nas trans­fe­rên­ci­as da União e da cri­se econô­mi­ca que afe­ta a ar­re­ca­da­ção pró­pria. De acor­do com

Go­ver­no não dá ga­ran­tia de que vai pa­gar o 13º na da­ta pre­vis­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.