ME­MÓ­RI­AS EM IMA­GENS

Correio da Bahia - - Vida -

A pes­qui­sa pa­ra se­le­ci­o­nar as fo­tos foi fei­ta em ins­ti­tui­ções pú­bli­cas e em acer­vos par­ti­cu­la­res, co­mo o de Aracy Es­te­ve Go­mes. A fo­tó­gra­fa, que se di­zia ama­do­ra, era fi­lha de um es­pa­nhol que mo­ra­va em San­to Antô­nio de Je­sus e man­da­va fo­tos pa­ra a fa­mí­lia. “Em­bo­ra se dis­ses­se ama­do­ra, Ara­ci ti­nha um acer­vo pre­ci­o­so”, des­ta­ca o per­nam­bu­ca­no Dió­ge­nes Mou­ra, 59 anos.

RELIGIOSIDADE

O cu­ra­dor res­sal­ta, ain­da, o tra­ba­lho de Ade­nor Gon­dim: “Há mais de 40 anos, ele cui­da de ques­tões ri­cas da religiosidade da Bahia, sem ‘car­na­va­li­za­ção’”, diz, em re­fe­rên­cia ao pro­fis­si­o­nal co­nhe­ci­dos por seus tra­ba­lhos no Recôn­ca­vo, co­mo na Fes­ta de Boa Mor­te.

Dió­ge­nes ex­pli­ca co­mo a sau­da­de es­tá ex­pres­sa nas fo­tos: “A sau­da­de es­tá em al­go que vo­cê per­deu ou em um tem­po que não se re­cu­pe­ra. Por is­so, a ex­po­si­ção ter­mi­na com as fo­tos de Wag­ner Al­mei­da, que só re­gis­tra ho­mi­cí­di­os. O ges­tu­al, o olhar e a des­trui­ção do pa­trimô­nio, co­mo mos­tram al­gu­mas fo­tos de Re­ci­fe, tam­bém sim­bo­li­zam es­sa sau­da­de”.

A bai­a­na Iê­da Mar­ques é uma das que tra­ba­lha mais di­re­ta­men­te com a sau­da­de e as per­das: ela fo­to­gra­fa o ve­ló­rio da pró­pria mãe, na sequên­cia Mo­ra­da En­fei­ta­da I. Já Már­cio Li­ma, ou­tro bai­a­no, é au­tor da sé­rie Aque­la Mú­si­ca que Es­cu­tei, que re­me­te à so­li­dão em um bai­le de ma­dru­ga­da.

No ou­tro es­pa­ço on­de acon­te­ce a ex­po­si­ção, a Ga­le­ria Ju­a­rez Pa­raí­so, es­tão 13 obras do acer­vo do Itaú Cul­tu­ral, além de ou­tras ima­gens se­le­ci­o­na­das por Dió­ge­nes, pro­je­ta­das em ví­deo. Elas re­mon­tam ao iní­cio do mo­vi­men­to mo­der­nis­ta na fo­to­gra­fia na­ci­o­nal, nos anos 1940. As ima­gens são de Ger­man Lor­ca, José Oi­ti­ci­ca Fi­lho, Ade­mar Ma­na­ri­ni, José Ya­len­ti e ou­tros fo­tó­gra­fos. “O Itaú tem uma co­le­ção re­pre­sen­ta­ti­va des­te pe­río­do e se­le­ci­o­nei al­gu­mas ima­gens pa­ra es­sa área da ex­po­si­ção”, diz Dió­ge­nes.

O cu­ra­dor re­ve­la que em São Pau­lo e em Be­lém a ex­po­si­ção te­ve bom pú­bli­co, mas não sa­be o nú­me­ro de vi­si­tan­tes. Dió­ge­nes re­ve­la-se pou­co pre­o­cu­pa­do com as ci­fras: “Ne­nhum pro­je­to meu es­tá li­ga­do à ‘cul­tu­ra da ca­tra­ca’ ou ao en­tre­te­ni­men­to. Não há pre­o­cu­pa­ção de le­var mi­lhões de vi­si­tan­tes às mos­tras de que sou cu­ra­dor. Afi­nal, elas não são um es­pe­tá­cu­lo. E es­sa que che­ga a Sal­va­dor re­sul­ta de dez anos de pes­qui­sa”.

Dió­ge­nes faz um aler­ta, nu­ma épo­ca em que as pes­so­as pou­co pa­ram pa­ra apre­ci­ar ar­te: “Es­sas fo­tos exi­gem mui­to mais que 20 se­gun­do de con­tem­pla­ção”. Ex­po­si­ção A Ar­te da Lem­bran­ça - A Sau­da­de na Fo­to­gra­fia Bra­si­lei­ra

Ar­tis­tas Ade­nor Gon­dim, Vol­tai­re Fra­ga, Al­cir La­cer­da, Gilvan Bar­re­to e ou­tros

Vi­si­ta­ção De quar­ta até 11 de de­zem­bro. Vi­si­ta­ção: quar­ta a do­min­go, das 14 às 19h

Lo­cal Te­a­tro Gregório de Mat­tos e Es­pa­ço Cul­tu­ral da Bar­ro­qui­nha (Pra­ça Cas­tro Al­ves)

En­tra­da Gra­tui­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.