Chei­os de ener­gia

Correio da Bahia - - Vida - PRIS­CI­LA NA­TI­VI­DA­DE

Ele mo­ra na co­mu­ni­da­de do Can­de­al e aos 7 anos sa­be bem a ener­gia que tem o “pra­ca­tá tum tum” que sai do tim­bau de Car­li­nhos Brown. “Eu gos­to mui­to de to­car por cau­sa de Brown, só ou­ço as mú­si­cas de­le”, diz Mi­guel Por­tu­gal so­bre o can­tor. Na pri­mei­ra vez que foi ao Te­a­tro Cas­tro Al­ves, além de to­car a sau­da­ção tim­ba­lei­ra jun­to com o seu ar­tis­ta pre­fe­ri­do, Mi­guel co­nhe­ceu os in­di­o­zi­nhos Pa­xuá e Pa­ra­mim, que jun­to com Brown irão le­var pa­ra as cri­an­ças a im­por­tân­cia do con­su­mo se­gu­ro e efi­ci­en­te da ener­gia e a pre­ser­va­ção do meio am­bi­en­te.

Em par­ce­ria com a Co­el­ba e o Gru­po Ne­o­e­ner­gia, Brown lan­çou on­tem o pro­je­to que le­va o no­me dos per­so­na­gens, dan­do a lar­ga­da pa­ra a ini­ci­a­ti­va, que con­tem­pla tam­bém uma re­vis­ta em qu­a­dri­nhos, uma web-sé­rie de ani­ma­ção em 10 epi­só­di­os, ga­mes, um jo­go edu­ca­ti­vo e um apli­ca­ti­vo in­fan­til.

A apre­sen­ta­ção es­pe­ci­al pa­ra 500 cri­an­ças na fai­xa de 5 a 13 anos, es­tu­dan­tes de es­co­las pú­bli­cas e pri­va­das, con­tou ain­da com a par­ti­ci­pa­ção da can­to­ra Mil­la Fran­co e do mú­si­co Ro­gé­rio Lus­to­sa, do gru­po Dó Ré Mi Lá.

“Pa­xuá e Pa­ra­mim são ar­te-edu­ca­do­res que irão le­var es­ta men­sa­gem so­bre efi­ci­ên­cia ener­gé­ti­ca, na­tu­re­za e de co­mo evi­tar aci­den­tes. Até o ve­rão, va­mos fa­zer um show no Par­que da Ci­da­de ou na Con­cha Acús­ti­ca a fim de fa­zer com que is­so che­gue pa­ra mais cri­an­ças”, afir­mou Car­li­nhos Brown, que faz su­ces­so com os pe­que­nos des­de sua par­ti­ci­pa­ção no The Voi­ce Kids, da TV Glo­bo. “O pro­gra­ma ex­ter­nou mui­to mi­nha re­la­ção com as cri­an­ças, que tem mais de 30 anos, des­de o Pro­je­to Pra­ca­tum, no Can­de­al. Va­mos uti­li­zar is­so pa­ra co­la­bo­rar com a cons­tru­ção de um mun­do me­lhor”, acres­cen­tou.

Li­ção mais do que as­si­mi­la­da pe­los ami­gos e alu­nos do Pra­ca­tum, Caio da Silva, 10, e Pau­lo Góes, 11. “Eu fi­co só de olho, em ca­sa, em quem dei­xa a luz ace­sa, se­não a gen­te gas­ta mui­to di­nhei­ro”, co­men­tou Caio. “Meu pai pe­de pa­ra to­do mun­do apa­gar a luz por cau­sa da cri­se e, na ho­ra de sol­tar pipa, eu só fa­ço is­so na praia por­que não tem pos­te”, com­ple­tou Pau­lo.

Pa­ra o pre­si­den­te da Co­el­ba, José Ro­ber­to de Me­dei­ros, as cri­an­ças têm um pa­pel fun­da­men­tal na dis­se­mi­na­ção des­tas in­for­ma­ções. “É atra­vés de­las que es­te apren­di­za­do vai atin­gir os pais”, pon­tu­ou. A ge­ren­te de Efi­ci­ên­cia Ener­gé­ti­ca da Co­el­ba, Ana Ch­ris­ti­na Mas­ca­re­nhas, con­cor­da: “Jun­to com o po­der de co­mu­ni­ca­ção de Brown va­mos trans­mi­tir in­for­ma­ções im­por­tan­tes so­bre a eco­no­mia de ener­gia e se­gu­ran­ça”.

Te­le­vi­são Se não tem nin­guém as­sis­tin­do, ela de­ve ser des­li­ga­da pa­ra não des­per­di­çar ener­gia.

Ge­la­dei­ra Ao abrir a por­ta, pre­fi­ra pe­gar tu­do de vez pa­ra

Cor­ti­nas Com as per­si­a­nas e cor­ti­nas aber­tas, apro­vei­ta­mos me­lhor a luz na­tu­ral no quar­to ou na sa­la.

Chu­vei­ro Não pas­sar mui­to tem­po no ba­nho quen­te aju­da bas­tan­te a re­du­zir a con­ta.

Lan­ça­men­to do pro­je­to Pa­xuá e Pa­ra­mim foi mar­ca­do por su­ces­sos de Car­li­nhos Brown que ani­ma­ram a cri­an­ça­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.