Em bus­ca do to­po

Correio da Bahia - - Esporte - Moy­sés Su­zart moy­ses.su­zart@re­de­bahia.com.br

Luis Fa­bi­a­no e Nil­mar fa­zi­am du­pla no ata­que, com apoio de Ka­ká no meio e Ju­lio Cé­sar no gol. Eles es­ta­vam na es­ca­la­ção da úl­ti­ma vez em que o Brasil foi lí­der das Eliminatórias da Co­pa na Amé­ri­ca do Sul, no dia 14 de ou­tu­bro de 2009, pe­la clas­si­fi­ca­ção pa­ra o Mun­di­al da Áfri­ca do Sul 2010. O jo­go foi um em­pa­te sem gols com a Ve­ne­zu­e­la, ad­ver­sá­ria de ho­je, às 21h30, em Mé­ri­da.

Após se­te anos, a pos­sí­vel li­de­ran­ça ho­je po­de co­ro­ar uma re­no­va­ção da Se­le­ção Bra­si­lei­ra com Ti­te. Pa­ra is­to, po­rém, é pre­ci­so ven­cer os ve­ne­zu­e­la­nos e aguar­dar um tro­pe­ço do Uru­guai, que vi­si­ta a Colôm­bia, às 17h30.

É bom ven­cer ho­je, mas nem pre­ci­sa pres­sa. Ain­da res­tam no­ve ro­da­das pa­ra que Ti­te al­can­ce o to­po da Amé­ri­ca do Sul, al­go co­mum na vi­da do Brasil em Eliminatórias. Des­de que o re­gu­la­men­to dos pon­tos cor­ri­dos foi im­plan­ta­do pe­la Con­me­bol, em 1998, o Brasil só não se clas­si­fi­cou lí­der pa­ra o Mun­di­al de 2002. Foi ter­cei­ro co­lo­ca­do. Li­de­rou nas Eliminatórias de 2006 e 2010 e não par­ti­ci­pou pa­ra as Co­pas de 1998 (na épo­ca o atu­al cam­peão ti­nha es­sa re­ga­lia) e 2014 (an­fi­trião).

No seu quar­to jo­go co­man­dan­do a Se­le­ção, pe­la pri­mei­ra vez o téc­ni­co Ti­te não con­ta­rá com Ney­mar, sus­pen­so. Pa­ra o lu­gar do cra­que, Wil­li­an foi o es­co­lhi­do. O vo­lan­te Pau­li­nho, sus­pen­so na go­le­a­da por 5x0 con­tra a Bo­lí­via, em Na­tal, re­tor­na ao ti­me. Sai Giu­li­a­no.

Ho­je, con­tra a Ve­ne­zu­e­la, Brasil de Ti­te ten­ta as­su­mir li­de­ran­ça

O CA­RA?

Com três vi­tó­ri­as em­pol­gan­tes, Ti­te ga­ran­te não ser o sal­va­dor da pá­tria. “En­ten­do a em­pol­ga­ção, as ma­ni­fes­ta­ções, mas me sin­to pres­si­o­na­do em re­la­ção a is­so. Há to­do um le­ga­do do tra­ba­lho an­te­ri­or, a qua­li­da­de dos atle­tas, e is­so, con­fes­so, me traz um pe­so ex­ces­si­vo. O con­jun­to de­ter­mi­nou um de­sem­pe­nho, e se vo­cês (jor­na­lis­tas) pu­de­rem aju­dar a di­luir is­so, eu vou fi­car fe­liz. Eu não sou o ca­ra, palavra de hon­ra”, dis­se Ti­te.

No ro­dí­zio dos ca­pi­tães, o es­co­lhi­do pa­ra ho­je é o la­te­ral-es­quer­do Fi­li­pe Luís.

Ti­te ori­en­ta os jo­ga­do­res da Se­le­ção Bra­si­lei­ra, que ho­je en­fren­ta a Ve­ne­zu­e­la fo­ra de ca­sa; 100% sob o co­man­do do trei­na­dor, Brasil po­de al­can­çar a li­de­ran­ça das Eliminatórias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.