Es­ta­do vai in­sis­tir pa­ra ter par­ques bai­a­nos em lei­lão

Correio da Bahia - - Mais -

O se­cre­tá­rio de In­fra­es­tru­tu­ra da Bahia, Mar­cos Ca­val­can­ti, avi­sou on­tem que o es­ta­do vai fa­zer tu­do o que for pos­sí­vel pa­ra re­co­lo­car a Bahia no Lei­lão de Ener­gia Re­no­vá­vel

2016 (LER 2016). Apro­xi­ma­da­men­te 600 pro­je­tos eó­li­cos bai­a­nos fo­ram re­ti­ra­dos da dis­pu­ta por fal­ta de in­fra­es­tru­tu­ra de trans­mis­são. Se­gun­do cál­cu­los do se­tor, o pre­juí­zo po­de che­gar aos R$ 3 bi­lhões, ca­so o ce­ná­rio se con­fir­me. “Es­ta­mos con­ver­san­do, o go­ver­na­dor Rui Cos­ta já so­li­ci­tou au­di­ên­cia em Bra­sí­lia”, afir­ma o se­cre­tá­rio.

Ca­val­can­ti e o se­cre­tá­rio de De­sen­vol­vi­men­to Econô­mi­co, Jor­ge He­re­da, en­vi­a­ram uma car­ta aber­ta ao Mi­nis­té­rio de Mi­nas e Ener­gia (MME) su­ge­rin­do al­ter­na­ti­vas pa­ra que a Bahia per­ma­ne­ça na dis­pu­ta. A prin­ci­pal de­las se­ria “es­ti­car” em oi­to me­ses o pra­zo pa­ra que al­guns pro­je­tos de li­nhas de trans­mis­são se­jam fi­na­li­za­dos, que da­ria ao es­ta­do con­di­ções de par­ti­ci­par do LER 2016, em de­zem­bro.

“Quan­do os par­ques es­ti­ve­rem pron­tos, a es­tru­tu­ra de trans­mis­são, que pe­di­mos ao go­ver­no fe­de­ral pa­ra con­si­de­rar, já es­ta­rá im­plan­ta­da. Acre­di­to que a so­lu­ção pa­ra es­ta si­tu­a­ção pas­sa por uma aná­li­se téc­ni­ca, mas ela se­rá po­lí­ti­ca”, diz Jor­ge He­re­da.

Bahia po­de do­brar a ca­pa­ci­da­de eó­li­ca se hou­ver mais trans­mis­são

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.