Ter­rei­ro cen­te­ná­rio, Ca­sa de Oxu­ma­rê pas­sa­rá por re­for­ma

Correio da Bahia - - Bahia -

FE­DE­RA­ÇÃO Mar­ca­do por 112 anos de his­tó­ria e re­sis­tên­cia, o ter­rei­ro Ca­sa de Oxu­ma­rê se­rá re­for­ma­do. De acor­do com o ba­ba­lo­ri­xá da ca­sa, Pe­cê de Oxu­ma­rê, a área do ter­rei­ro, que fi­ca no al­to de uma co­li­na na Ave­ni­da Vas­co da Ga­ma, na Fe­de­ra­ção, ne­ces­si­ta de obra de con­ten­ção de en­cos­ta - lo­go abai­xo exis­te um pon­to de ôni­bus. O pro­je­to, de­sen­vol­vi­do pe­lo ar­qui­te­to Mar­ce­lo Fer­raz, da Bra­sil Ar­qui­te­tu­ra, a con­vi­te da ca­sa, pre­vê ain­da aces­si­bi­li­da­de pa­ra lo­co­mo­ção de sa­cer­do­ti­sas ido­sas, pin­tu­ra, re­bo­co, cons­tru­ção de ba­nhei­ros pa­ra vi­si­tan­tes, aber­tu­ra de lo­cais de cir­cu­la­ção de ar e ins­ta­la­ção de por­tas mais lar­gas. Nes­sa ter­ça-fei­ra, a pro­pos­ta de res­tau­ra­ção do es­pa­ço e ade­qua­ção de áre­as do en­tor­no se­rá apre­sen­ta­da ao Ins­ti­tu­to do Pa­trimô­nio His­tó­ri­co e Ar­tís­ti­co Na­ci­o­nal (Iphan). De acor­do com o ór­gão, a con­tí­nua ero­são do so­lo da en­cos­ta foi agra­va­da nos úl­ti­mos anos, cau­san­do des­li­za­men­tos de ter­ra e que­da de ár­vo­res sa­gra­das, im­pe­din­do a ce­le­bra­ção de ri­tu­ais cen­te­ná­ri­os di­an­te dos al­ta­res ex­ter­nos. “A si­tu­a­ção atu­al põe em ris­co quem tran­si­ta lá em­bai­xo (no pon­to de ôni­bus)”, con­fir­mou o ba­ba­lo­ri­xá Pe­cê de Oxu­ma­rê. Ele ex­pli­cou que o pro­je­to se­rá en­vi­a­do à pre­fei­tu­ra, es­ta­do e go­ver­no fe­de­ral. Em 2004, o ter­rei­ro foi tom­ba­do pe­lo Ins­ti­tu­to do Pa­trimô­nio Ar­tís­ti­co e Cul­tu­ral da Bahia (Ipac) co­mo pa­trimô­nio ma­te­ri­al e ima­te­ri­al da Bahia. Em 2013, a ca­sa foi re­co­nhe­ci­da pe­lo Iphan co­mo pa­trimô­nio cul­tu­ral do Bra­sil.

Ban­cos Agên­ci­as ban­cá­ri­as te­rão os ho­rá­ri­os de aber­tu­ra e fe­cha­men­to an­te­ci­pa­dos em uma ho­ra no in­te­ri­or. Já em Sal­va­dor e ci­da­des da Re­gião Me­tro­po­li­ta­na, os ho­rá­ri­os de aten­di­men­to se­guem nor­mais.

Ca­sas lo­té­ri­cas As apos­tas vão obe­de­cer ao ho­rá­rio de Bra­sí­lia e se­rão en­cer­ra­das uma ho­ra an­tes do nor­mal.

Cor­rei­os Fun­ci­o­na­rão nor­mal­men­te, en­tre as 9h e as 17h, de se­gun­da a sex­ta-fei­ra, mas, de acor­do com a em­pre­sa, na ca­pi­tal, e em Fei­ra de San­ta­na, o ho­rá­rio li­mi­te pa­ra as pos­ta­gens de ob­je­tos se­rá an­te­ci­pa­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.