PAI HE­RÓI

Correio da Bahia - - Mais - Ana.pe­rei­ra@re­de­bahia.com.br

DVD 13 dis­cos (39 ho­ras)

Lan­ça­men­to Glo­bo/Som Li­vre

Edi­ção e fi­na­li­za­ção pa­ra DVD Ser­gio Lou­za­da

Pre­ço R$ 169,90 Ja­ne­te Clair (1925-1983) mar­cou a te­le­vi­são bra­si­lei­ra com su­as tra­mas ino­va­do­ras, que dis­cu­ti­am te­mas im­por­tan­tes e fa­zi­am um re­tra­to da so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra de sua épo­ca. Foi as­sim, por exem­plo, com tra­mas que fi­ze­ram mui­to su­ces­so co­mo Sel­va de Pe­dra (1972), Pe­ca­do Ca­pi­tal (1975) ou Pai He­rói (1979), com seus de­ba­tes so­bre éti­ca e po­lí­ti­ca e mui­tos em­ba­tes so­ci­ais.

Qu­em não te­ve opor­tu­ni­da­de de acom­pa­nhar uma tra­ma da Ma­ga das Oi­to - co­mo a dra­ma­tur­ga era cha­ma­da - ga­nha um pre­sen­ta­ço do Ca­nal Vi­va. A par­tir de ama­nhã, a emis­so­ra re­pri­sa Pai He­rói de se­gun­da a sá­ba­do, às 23h30. Mas qu­em qui­ser as­sis­tir à tra­ma nu­ma pe­ga­da sé­rie, po­de ad­qui­rir o lan­ça­men­to em DVD da Glo­bo, com 39 ho­ras de gra­va­ção, em 13 dis­cos.

Qu­em tem me­nos de 40 anos po­de até nem se lem­brar da no­ve­la, mas cer­ta­men­te se pe­gou can­ta­ro­lan­do ou ou­viu Fá­bio Jr. in­ter­pre­tan­do Pai, a mú­si­ca te­ma que vi­rou hit na­ci­o­nal. A mú­si­ca sin­te­ti­za em pou­cos ver­sos a bus­ca do jo­vem An­dré Ca­ja­ra­na (Tony Ra­mos) pa­ra sa­ber qu­em foi re­al­men­te seu pai: um he­rói ou um ban­di­do?

MI­GRA­ÇÃO

Com di­re­ção de Wal­ter Avan­ci­ni (1935-2001), Ro­ber­to Tal­ma (1949-2015) e Gon­za­ga Blo­ta, Pai He­rói se tor­nou um fenô­me­no na­ci­o­nal na­que­le já lon­gín­quo 1979, com o país mer­gu­lha­do na di­ta­du­ra mi­li­tar e se de­li­ci­an­do com os pri­mei­ros anos da TV co­lo­ri­da - que se tor­na­ra uma re­a­li­da­de em 1972.

A tra­ma cen­tral da no­ve­la gi­ra em tor­no da bus­ca de An­dré, que dei­xa a pe­que­na ci­da­de de Pa­ço Ale­gre , no in­te­ri­or de Mi­nas Ge­rais, pa­ra des­co- brir a ver­da­de so­bre seu pai no no Rio de Ja­nei­ro. An­dré cres­ceu acre­di­tan­do que ele era um ho­mem de bem, mas des­co­bre que Mal­ta Ca­ja­ra­na (Li­ma Du­ar­te) era ti­do por to­dos co­mo um la­drão de ter­ras. Sua úni­ca mis­são é ino­cen­tar e hon­rar o pai.

Mas o ca­mi­nho não se­rá dos mais fá­ceis. Pri­mei­ro, por­que ele des­co­bre que o pa­dras­to Bruno Bal­da­rac­ci (Pau­lo Au­tran) po­de es­tar en­vol­vi­do com o su­mi­ço do pai. De­pois, por­que vai se di­vi­dir en­tre o amor de du­as mu­lhe­res bem di­fe­ren­tes: a bai­la­ri­na Ca­ri­na (Eli­za­beth Sa­val­la) e a sam­bis­ta Ana Preta (Gló­ria Me­ne­zes). A pri­mei­ra re­pre­sen­ta a fa­mí­lia ri­ca e tra­di­ci­o­nal ca­ri­o­ca,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.