Rús­sia e Sí­ria acei­tam um bre­ve ces­sar-fo­go em ci­da­de re­bel­de

Correio da Bahia - - Mundo -

ALEPPO As For­ças Ar­ma­das da Sí­ria e da Rús­sia sus­pen­de­rão seus ata­ques so­bre Aleppo, ci­da­de no nor­te da Sí­ria do­mi­na­da por fac­ções re­bel­des, du­ran­te oi­to ho­ras na pró­xi­ma quin­ta-fei­ra (20), pa­ra per­mi­tir a saí­da de ci­vis e com­ba­ten­tes, in­for­mou on­tem o go­ver­no rus­so. A anun­ci­a­da pau­sa hu­ma­ni­tá­ria, pro­gra­ma­da pa­ra acon­te­cer en­tre as 8h e as 16h lo­cais (3h e 11h em Bra­sí­lia), não cor­res­pon­de ao ces­sar-fo­go du­ra­dou­ro pe­lo qual o Oci­den­te vem pres­si­o­nan­do Mos­cou e o di­ta­dor sí­rio, Bashar al-As­sad.

Se­gun­do afir­mou em Mos­cou o te­nen­te-co­ro­nel Ser­gei Ruds­koy, do Mi­nis­té­rio da De­fe­sa rus­so, a sus­pen­são dos ata­ques tem co­mo ob­je­ti­vo “prin­ci­pal­men­te per­mi­tir que ci­vis se mo­vam li­vre­men­te pa­ra a re­ti­ra­da dos do­en­tes e fe­ri­dos, e tam­bém pa­ra a saí­da de re­bel­des”. De acor­do com Ruds­koy, um ces­sar-fo­go uni­la­te­ral “não faz sen­ti­do”, pois abri­ria es­pa­ço pa­ra que or­ga­ni­za­ções ter­ro­ris­tas den­tre os re­bel­des “se re­a­gru­pem e res­ta­be­le­çam su­as ca­pa­ci­da­des mi­li­ta­res”. Ele tam­bém dis­se que os paí­ses oci­den­tais fa­zem vis­ta gros­sa pa­ra a ma­tan­ça de ci­vis pro­mo­vi­da por re­bel­des em Aleppo.

Se­gun­do a ONG bri­tâ­ni­ca Ob­ser­va­tó­rio Sí­rio dos Di­rei­tos Hu­ma­nos, que mo­ni­to­ra o con­fli­to, ao me­nos 47 ci­vis mor­re­ram en­tre do­min­go e on­tem em Aleppo em meio a no­vos bom­bar­dei­os.

No úl­ti­mo fim de se­ma­na, as chan­ce­la­ri­as dos EUA e da Rús­sia pro­mo­ve­ram uma reu­nião in­ter­na­ci­o­nal em Lau­san­ne, na Suí­ça, pa­ra ten­tar ne­go­ci­ar um no­vo ces­sar-fo­go na Sí­ria. O se­cre­tá­rio de Es­ta­do ame­ri­ca­no, John Ker­ry, re­ce­beu o mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res da Rús­sia, Ser­gei La­vrov, e se­te ou­tros chan­ce­le­res da re­gião: de Irã, Ira­que, Ará­bia Sau­di­ta, Tur­quia, Qa­tar, Jor­dâ­nia e Egi­to. Foi o pri­mei­ro encontro en­tre Ker­ry e La­vrov des­de o co­lap­so das ne­go­ci­a­ções de paz, em se­tem­bro. As con­ver­sas, po­rém, não ti­ve­ram su­ces­so. Um di­plo­ma­ta oci­den­tal em Lau­san­ne afir­mou que o encontro pa­re­ceu ter si­do mal pre­pa­ra­do e va­go em seus ob­je­ti­vos. A lis­ta de con­vi­da­dos, por exem­plo, só foi re­ve­la­da no úl­ti­mo ins­tan­te, dis­se o di­plo­ma­ta. Há me­ses, tro­pas le­ais ao re­gi­me sí­rio re­a­li­zam um cer­co a par­tes de Aleppo con­tro­la­das por re­bel­des opo­si­to­res de As­sad, on­de vi­vem apro­xi­ma­da­men­te 270 mil pes­so­as.

Vo­lun­tá­ri­os da De­fe­sa Ci­vil res­ga­tam cri­an­ça que fi­cou pre­sa em es­co­bros após bom­bar­deio em Aleppo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.