Triângulo do bem

Correio da Bahia - - Front Page - MA­RÍ­LIA MO­REI­RA

Uma noi­te do bem pra fi­car na lem­bran­ça e for­ta­le­cer os la­ços mu­si­cais e afe­ti­vos de três no­vos ar­tis­tas da mú­si­ca bai­a­na. É as­sim que po­de ser des­cri­to o show be­ne­fi­cen­te Triângulo, que Sau­lo, To­ma­te e Le­vi es­tre­a­ram on­tem, na Con­cha Acús­ti­ca do Te­a­tro Cas­tro Al­ves. A ren­da ob­ti­da na bi­lhe­te­ria se­rá re­ver­ti­da pa­ra o Pro­je­to Axé, que aju­da na for­ma­ção de cri­an­ças e ado­les­cen­tes de Salvador, atra­vés da ar­te-edu­ca­ção.

Fo­ram os alu­nos do pro­je­to que con­fec­ci­o­na­ram o ce­ná­rio. “Além de pen­sar o fun­do do pal­co, de­co­ra­mos o chão, que na ver­da­de foi to­ma­do por nós co­mo um ber­ço pa­ra aco­lher o amor e a ami­za­de en­tre eles e tam­bém de­les pa­ra com a gen­te”, de­ta­lhou Re­gi­na Mou­ra, pro­du­to­ra exe­cu­ti­va do Pro­je­to Axé.O trio, que su­biu ao pal­co de pés des­cal­ços e se aplau­din­do mu­tu­a­men­te, foi re­ce­bi­do com an­si­e­da­de por um pú­bli­co bem di­ver­si­fi­ca­do.

Ti­nha as fãs re­cém-che­ga­das aos 20 e poucos anos que guar­dam na memória e no coração as le­tras e os mo­men­tos vi­vi­dos ao la­do dos ar­tis­tas em ou­tros car­na­vais. “Estou aqui por cau­sa dos três, ca­da um con­ta um pou­co da mi­nha his­tó­ria. A mú­si­ca An­jo, de Sau­lo, lem­bra mui­to a mi­nha gra­vi­dez”, con­tou Fernanda Pa­es, 27 anos. Ela che­gou ce­do pa­ra ga­ran­tir o gar­ga­re­jo e vi­ver o que cha­mou de emo­ção úni­ca. “Não ia nem co­lo­car o rí­mel por­que sei que vou cho­rar mui­to”, con­fes­sou.

Tam­bém pró­xi­mo ao pal­co, o fã-clu­be As Crazys de To­ma­te mar­cou pre­sen­ça. O gru­po sur­giu em 2012 e, des­de en­tão, acom­pa­nhou mui­tas das apre­sen­ta­ções do can­tor. A es­treia de­le na Con­cha re­for­ma­da não po­de­ria fi­car de fora. “É a mi­nha es­treia aqui tam­bém, nun­ca ti­nha vin­do”, diz Jes­sy­ca Mo­rei­ra, 21 anos.

Sau­lo, que fez há um mês um show em prol das Vo­lun­tá­ri­as So­ci­ais da Bahia no mes­mo lo­cal, era o mais aguar­da­do por um gru­po de­cin­co ami­gas en­tre os 50 e 72 anos. “A gen­te ama Sau­lo! Nós acom­pa­nha­mos a pi­po­ca de­le no Car­na­val, fo­mos a ou­tros shows e qu­an­do vi­mos na TV que es­se acon­te­ria aqui, com os três jun­tos, com­pra­mos na ho­ra”, con­ta­ram.

A sin­to­nia en­tre os três, a pos­si­bi­li­da­de de trân­si­to en­tre di­fe­ren­tes ver­ten­tes da mú­si­ca bai­a­na e a aju­da a um pro­je­to so­ci­al tam­bém de­ram aque­le em­pur­rão­zi­nho pa­ra o gru­po ir con­fe­rir o show. “Eles são mui­to lin­dos e têm es­sa pre­o­cu­pa­ção com o ou­tro, com os fãs. Há um cui­da­do, um ca­ri­nho e is­so é mui­to es­pe­ci­al”, dis­se Jo­se­li­ta Cer­quei­ra, 60. Ela ain­da lem­brou da des­cri­ção que os três cos­tu­mam fa­zer des­sa união. “Acho que é bem aqui­lo que eles di­zem: de um ser a luz, ou­tro ser o amor e ou­tro o axé. A com­bi­na­ção não po­de­ria ser mais in­te­res­san­te”, fi­na­li­zou.

No pal­co, Sau­lo, Le­vi e To­ma­te co­me­ça­ram re­ve­ren­ci­an­do um dos mai­o­res can­ta­do­res da Bahia pa­ra o mun­do: Vinicius de Mo­ra­es, com Tar­de em Ita­puã. Te­ve di­rei­to ain­da a re­lem­brar su­ces­sos de Olo­dum (Ro­sa), Laz­zo (Do Jei­to que Seu Ne­go Gos­ta), Pau­li­nho Bo­ca de Can­tor (Ves­ti­do de Pra­ta), Gil­ber­to Gil (A Paz), en­tre ou­tros. “A ideia do re­per­tó­rio era mos­trar a ca­ra da Bahia pa­ra um pú­bli­co jo­vem, que é a mai­or par­te do nos­sos fãs, e que tem de sa­ber um pou­co mais da nos­sa his­tó­ria mu­si­cal, que tam­bém deu ori­gem ao que a gen­te tem can­ta­do e fei­to ho­je”, re­su­miu To­ma­te. Por is­so, tam­bém hou­ve es­pa­ço pa­ra du­ran­te o show can­tar em co­ro mú­si­cas co­mo An­jo, Te Es­pe­ro no Fa­rol, Co­lo­rir Pa­pel e Po­si­ti­va, a mais re­cen­te par­ce­ria dos três, fru­to que já é uma das apos­tas pa­ra o Car­na­val. “Po­si­ti­vi­da­de, oti­mis­mo, en­xer­gar o mun­do com os olhos da po­e­sia e da ale­gria é nos­so pro­pó­si­to”, re­su­miu Le­vi.

Sau­lo, To­ma­te e Le­vi na es­treia de Triângulo, na Con­cha

Fã-clu­be Crazys de To­ma­te to­mou a fren­te do pal­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.