O ca­cau es­tá de vol­ta

Correio da Bahia - - Mais -

Após anos de uma cri­se que pa­re­cia in­ter­mi­ná­vel, as pers­pec­ti­vas pa­ra a re­to­ma­da da pro­du­ção ca­cau­ei­ra na Bahia vol­tam a ser al­vis­sa­rei­ras. As três mul­ti­na­ci­o­nais que con­tro­lam o mer­ca­do mun­di­al do ca­cau, a Car­gil, a Bar­ry Cal­le­baut e a Olam es­tão in­te­res­sa­das em in­ves­tir no ca­cau bai­a­no e au­men­tar a pro­du­ção das atu­ais 140 mil to­ne­la­das pa­ra 200 mil to­ne­la­das em cin­co anos. As em­pre­sas en­tra­ram em con­ta­to com a Fa­eb – Fe­de­ra­ção da Agri­cul­tu­ra da Bahia - no in­tui­to de es­ta­be­le­cer par­ce­ria com o Pro­gra­ma Se­nar de Ca­pa­ci­ta­ção de As­sis­tên­cia Téc­ni­ca pa­ra es­ti­mu­lar a pro­du­ção. O pro­gra­ma Pró Se­nar/ Ca­cau Bahia é um su­ces­so na região e já atin­ge

340 pro­pri­e­da­des. O pre­si­den­te da Fa­eb, João Mar­tins, afir­ma que o tra­ba­lho de as­sis­tên­cia téc­ni­ca re­a­li­za­do pe­lo Se­nar au­men­tou a pro­du­ti­vi­da­de nas pro­pri­e­da­des da região de 15 pa­ra 70 ar­ro­bas.

Há uma con­jun­ção de fa­to­res fa­vo­rá­veis à re­cu­pe­ra­ção do ca­cau, afi­nal a vas­sou­ra de bru­xa foi con­tro­la­da, as ár­vo­res plan­ta­das com me­lho­ri­as ge­né­ti­cas co­me­çam a pro­du­zir e os sub­pro­du­tos de ca­cau pro­du­zi­dos no Bra­sil fi­ca­ram mais com­pe­ti­ti­vos no mer­ca­do in­ter­na­ci­o­nal. As mul­ti­na­ci­o­nais, que res­pon­dem por 60% do pro­ces­sa­men­to mun­di­al de ca­cau e por 90% do pro­ces­sa­men­to no Bra­sil, que­rem au­men­tar a pro­du­ção bra­si­lei­ra pa­ra 400 mil to­ne­la­das e re­a­ti­var o par­que in­dus­tri­al que ho­je tra­ba­lha com ca­pa­ci­da­de oci­o­sa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.