Pau­sa ne­ces­sá­ria

Correio da Bahia - - Esporte - Da Re­da­ção re­da­cao@cor­rei­o24ho­ras.com.br

Bai­a­na Ana Mar­ce­la pas­sa­rá por ci­rur­gia pa­ra re­ti­rar o ba­ço

A na­da­do­ra bai­a­na Ana Mar­ce­la Cu­nha vai ser for­ça­da a dar um tem­po nos trei­nos e com­pe­ti­ções. A atle­ta des­co­briu, no iní­cio des­te ano, que es­tá com uma do­en­ça au­toi­mu­ne que des­trói a pro­du­ção de pla­que­tas san­guí­ne­as e vai pre­ci­sar pas­sar por uma ci­rur­gia cha­ma­da es­ple­nec­to­mia pa­ra a re­ti­ra­da do ba­ço.

“A de­ci­são é pa­ra ga­ran­tir, mais do que a car­rei­ra da atle­ta, a qua­li­da­de de vi­da da Ana co­mo ser hu­ma­no. Se ela con­ti­nu­ar a to­mar cor­ti­coi­de, qu­em ga­ran­te que em qua­tro anos ela es­ta­ria em con­di­ções de ir a (Olim­pía­da de) Tó­quio, em 2020?”, ex­pli­cou o pai de Ana Mar­ce­la Cu­nha, Ge­or­ge Cu­nha, em en­tre­vis­ta à Fo­lha de S. Pau­lo.

Ain­da de acor­do com ele, a de­ci­são da ci­rur­gia foi to­ma­da após con­ver­sas en­tre a equi­pe da bai­a­na e mé­di­cos es­pe­ci­a­lis­tas. Ela de­ve fi­car fo­ra das com­pe­ti­ções de al­to ren­di­men­to por até 45 di­as, mas po­de fa­zer trei­nos le­ves.

A do­en­ça foi des­co­ber­ta nu­ma pro­va em Sal­va­dor, em que Ana se sen­tiu mal. Um exa­me re­ve­lou que ela ti­nha ape­nas 110 mil pla­que­tas no san­gue, quan­do o nor­mal é a con­cen­tra­ção aci­ma de 200 mil.

Des­de abril, a bai­a­na pas­sou a to­mar di­a­ri­a­men­te me­di­ca­men­tos à ba­se de cor­ti­coi­de pa­ra con­tro­lar a bai­xa quan­ti­da­de de pla­que­ta. O tra­ta­men­to tem per­mis­são da Agên­cia Mun­di­al de Saú­de.

Ana Mar­ce­la fi­ca­rá fo­ra das com­pe­ti­ções por apro­xi­ma­da­men­te 45 di­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.