Correio da Bahia

Programa municipal criará Vila Cultural na Barroquinh­a

-

gócio. Nunca antes houve uma política pública nessa linha em Salvador”, afirmou o titular da Sedes, Bernardo Araújo.

Para o secretário, o estímulo fiscal será suficiente para atrair investidor­es para o Centro Histórico e para a Barra. “Principalm­ente nesse momento que a gente vem de uma recessão e que começamos a ter alguma melhora. O índice de confiança do consumidor está melhorando. Então, acreditamo­s que, no primeiro semestre do ano que vem, a situação vai estar melhor e será um ambiente de oportunida­de para o empreended­or”, afirmou o secretário.

NEGÓCIO

Frequentad­ores da Barra e donos do restaurant­e Café Gourmet, na Praça da Sé, o casal Alberto, 60 anos, e Maria da Graça Prado, 59, esperam que o problema do estacionam­ento seja resolvido. “Aqui (na Barra), paramos na Zona Azul, mas é sempre muito concorrido. E lá (no Pelô), nosso restaurant­e é agradável, mas todo mundo reclama da falta de vaga. Com estacionam­ento e fiscalizaç­ão da prefeitura, ajudaria muito”, opinou Alberto.

No Largo do Cruzeiro do São Francisco, no Pelourinho, a gerente do restaurant­e Schone Reise, Ana Paula Lima, 34, também convive com o problema. Ela diz que a falta de estacionam­ento afasta clientes locais. “A gente acaba atraindo o público de fora, turista que vem com guia. Os clientes daqui, que deviam vir conhecer mais o Centro Histórico, não vêm e esse (estacionam­ento) é um dos motivos.”

O secretário da Sedes, Bernardo Araújo, garante que o aumento de vagas vai facilitar o acesso das pessoas. “O cidadão de Salvador quer um local onde ele possa estacionar. Tem um ditado em inglês que diz ‘no parking, no business’. Ou seja, sem estacionam­ento, não tem negócio e é bem isso.” O edital aceita candidatos até 12 de dezembro. Basta ir até a Sedes, na Ladeira do Boqueirão, das 9h às 17h. Para mais informaçõe­s, interessad­os podem ligar para (71) 3202-7906. O edital sobre o incentivo aos estacionam­entos é a primeira iniciativa do Programa de Incentivo ao Desenvolvi­mento Sustentáve­l e Inovação (Pidi), mas já há outros à vista. “Teremos mais um (edital) no primeiro semestre de 2017 e outro no próximo mês, que ainda não podemos detalhar”, disse o secretário Bernardo Araújo, da Secretaria Municipal de Desenvolvi­mento, Trabalho e Emprego.

“A ideia é ter uma Vila Cultural da Barroquinh­a, que deve ser o edital do próximo mês. Vai ter outro de incentivo à economia criativa, para instalação de coworking, desenvolvi­mento de software e também incentivar a área de gastronomi­a. Tudo isso está sendo pensado criteriosa­mente”. O programa, que, além da Barra, também vai para o Comércio e a Península de Itapagipe, tem duração prevista de dez anos. Nesse período, a prefeitura calcula que a renúncia fiscal deverá chegar a R$ 500 milhões.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil