Re­nan ata­ca PF por ação con­tra tro­pa do Se­na­do

Correio da Bahia - - Mais - Das agên­ci­as mais@re­de­bahia.com.br

Em meio ao cer­co so­bre as var­re­du­ras an­ti­gram­pos re­a­li­za­das pe­la Po­lí­cia do Se­na­do em re­si­dên­ci­as e en­de­re­ços de par­la­men­ta­res e po­lí­ti­cos, o pre­si­den­te da Ca­sa, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL), par­tiu on­tem pa­ra o con­tra-ata­que. O pri­mei­ro al­vo foi a Po­lí­cia Fe­de­ral, acu­sa­da por ele de usar “mé­to­dos fas­cis­tas se­quer ado­ta­dos pe­la di­ta­du­ra” na ofen­si­va que, na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, le­vou qua­tro po­li­ci­ais le­gis­la­ti­vo à pri­são.

“Te­nho ódio e no­jo a mé­to­dos fas­cis­tas. Co­mo pre­si­den­te do Se­na­do, ca­be a mim re­pe­li-los”, dis­pa­rou Re­nan. Em en­tre­vis­ta co­le­ti­va, o pe­e­me­de­bis­ta anun­ci­ou que a Ad­vo­ca­cia do Se­na­do vai in­gres­sar no Su­pre­mo Tri­bu­nal fe­de­ral (STF) com uma ação em de­fe­sa das prer­ro­ga­ti­vas da Po­lí­cia Le­gis­la­ti­va.

As­sim co­mo fez após a ba­ti­da da PF no Se­na­do, Re­nan cha­mou o mi­nis­tro da Jus­ti­ça, Ale­xan­dre Mo­ra­es, de “che­fe­te de po­lí­cia”. “É la­men­tá­vel que is­so acon­te­ça, um es­pe­tá­cu­lo inu­si­ta­do, que nem a di­ta­du­ra fez, com a par­ti­ci­pa­ção do mi­nis­tro do go­ver­no, que não tem se por­ta­do co­mo mi­nis­tro de Es­ta­do, no má­xi­mo co­mo mi­nis­tro cir­cuns­tan­ci­al de go­ver­no”, afir­mou.

Em se­gui­da, gi­rou a me­tra­lha­do­ra ver­bal con­tra o juiz fe­de­ral res­pon­sá­vel pe­la ope­ra­ção na Ca­sa, Val­lis­ney de Sou­za Oli­vei­ra, a qu­em cha­mou de “jui­ze­co” por de­cre­tar uma or­dem de bus­ca e apre­en­são con­tra o Se­na­do.

Pe­e­me­de­bis­ta diz que var­re­du­ras são le­gais e cri­ti­ca juiz e mi­nis­tro

LISTA

Os ata­ques de Re­nan ocor­re­ram en­quan­to ele con­fir­ma­va que 15 se­na­do­res e mais dois ex-se­na­do­res que es­ta­vam em exer­cí­cio até 2015 so­li­ci­ta­ram var­re­du­ras pa­ra iden­ti­fi­car gram­pos em en­de­re­ços fre­quen­ta­dos por eles. As ope­ra­ções fo­ram co­or­de­na­das pe­lo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.