Por água abai­xo

Correio da Bahia - - Esporte - Mi­ro Pal­ma, com agên­ci­as mi­ro.pal­ma@re­de­bahia.com.br

Com ape­nas Ney­mar re­pre­sen­tan­do o Bra­sil na lista fi­nal, a re­vis­ta “Fran­ce Fo­ot­ball” anun­ci­ou os 30 in­di­ca­dos ao prê­mio “Bo­la de Ou­ro” de me­lhor jo­ga­dor.

En­tre os fa­vo­ri­tos, ne­nhu­ma sur­pre­sa. Co­mo es­pe­ra­do, Cris­ti­a­no Ro­nal­do e Mes­si es­tão mais uma vez na dis­pu­ta da pre­mi­a­ção que, após seis anos de par­ce­ria com a Fi­fa, vol­ta­rá ser en­tre­gue de for­ma in­de­pen­den­te. Cha­ma a aten­ção a pre­sen­ça ape­nas de Ney­mar en­tre os bra­si­lei­ros. Pe­pe, bra­si­lei­ro na­tu­ra­li­za­do por­tu­guês, es­tá en­tre os in­di­ca­dos. Na re­la­ção de clu­bes, o Re­al Ma­drid sur­ge co­mo re­cor­dis­ta de in­di­ca­dos, com seis no­mes. O prê­mio não é mais em par­cei­ra com a Fi­fa. A Jus­ti­ça Fe­de­ral aca­tou o pe­di­do do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF) e de­ter­mi­nou o afas­ta­men­to do pre­si­den­te da Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Des­por­tos Aquá­ti­cos (CBDA), Co­a­racy Nu­nes. Além de­le, tam­bém fo­ram afas­ta­dos o di­re­tor fi­nan­cei­ro, Sér­gio Ri­bei­ro Lins, os co­or­de­na­do­res téc­ni­cos de na­ta­ção, Ri­car­do de Mou­ra, e de po­lo aquá­ti­co, Ri­car­do Go­mes Ca­bral. A de­ci­são li­mi­nar foi do juiz fe­de­ral He­ral­do Gar­cia Vit­ta, da 21ª Va­ra Fe­de­ral Cí­vel de São Pau­lo.

O afas­ta­men­to se dá após uma ação de im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va pro­pos­ta pe­lo MPF re­la­ti­va a um con­vê­nio fir­ma­do en­tre o Mi­nis­té­rio dos Es­por­tes e a CBDA, que ti­nha a fi­na­li­da­de de ad­qui­rir de­ter­mi­na­dos equi­pa­men­tos pa­ra as mo­da­li­da­des olím­pi­cas de ma­ra­to­nas aquá­ti­cas, na­do sin­cro­ni­za­do e po­lo aquá­ti­co, na pre­pa­ra­ção pa­ra os Jo­gos Olím­pi­cos do Rio.

O MPF ale­ga que uma au­di­to­ria fei­ta no con­vê­nio cons­ta­tou frau­des, co­mo vín­cu­lo en­tre as em­pre­sas par­ti­ci­pan­tes, em­pre­sas de fa­cha­das e a não com­pro­va­ção de que os equi­pa­men­tos fo­ram efe­ti­va­men­te re­ce­bi­dos pe­la CBDA. Se­gun­do a Con­tro­la­do­ria Ge­ral da União (CGU), en­tre 2011 e 2016 a con­fe­de­ra­ção re­ce­beu mais de R$ 24 mi­lhões do Co­mi­tê Olím­pi­co do Bra­sil.

Em sua de­ci­são de afas­tar Co­a­racy, o juiz cri­ti­ca a lon­ga per­ma­nên­cia do di­ri­gen­te à fren­te da con­fe­de­ra­ção, des­de 1988. Ele é in­ves­ti­ga­do pe­la par­ti­ci­pa­ção em frau­des em li­ci­ta­ções pa­ra a aqui­si­ção de ma­te­ri­ais es­por­ti­vos pa­ra a pre­pa­ra­ção dos atle­tas de ma­ra­to­nas aquá­ti­cas, na­do sin­cro­ni­za­do e po­lo aquá­ti­co pa­ra a Olim­pía­da do Rio.

Se­gun­do a Ope­ra­ção Águas Claras, de R$ 1,56 mi­lhão, 79% fo­ram pa­gos a uma em­pre­sa de fa­cha­da, a Na­ta­ção Co­mér­cio de Ar­ti­gos Es­por­ti­vos. O re­pas­se da ver­ba foi fei­to por um con­vê­nio fir­ma­do com o Mi­nis­té­rio do Esporte. No en­de­re­ço on­de a se­de es­tá re­gis­tra­da fun­ci­o­na um pet shop. O MP pe­de que, além de pa­ga­rem as quan­ti­as, to­dos te­nham seus di­rei­tos po­lí­ti­cos sus­pen­sos e se­jam proi­bi­dos de con­tra­tar com o Po­der Pú­bli­co.

Co­a­racy Nu­nes é afas­ta­do da CBDA por de­ci­são da Jus­ti­ça Fe­de­ral

Co­a­racy Nu­nes é afas­ta­do da CBDA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.