24h Por 359 con­tra 116, Câ­ma­ra apro­va PEC do Te­to

Correio da Bahia - - Brasil -

GAS­TOS PÚ­BLI­COS O ple­ná­rio da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos apro­vou, on­tem, em se­gun­do tur­no, por 359 vo­tos a 116, a Pro­pos­ta de Emen­da à Cons­ti­tui­ção (PEC) 241, que ins­ti­tui te­to de gas­tos pa­ra a União por 20 anos. Hou­ve ain­da du­as abs­ten­ções. O pla­car mos­tra que o Pa­lá­cio do Pla­nal­to per­deu se­te vo­tos em re­la­ção ao pri­mei­ro tur­no, em­bo­ra vi­es­se apos­tan­do in­clu­si­ve em mar­gem mai­or na se­gun­da vo­ta­ção.

No dia 10, a me­di­da foi apro­va­da em pri­mei­ro tur­no por 366 vo­tos a 111, com du­as abs­ten­ções. Com is­so, a cri­a­ção de um te­to de gas­tos, prin­ci­pal apos­ta da equi­pe econô­mi­ca pa­ra re­e­qui­li­brar as con­tas pú­bli­cas, es­tá pron­ta pa­ra ir ao Se­na­do, on­de tam­bém se­rá apre­ci­a­da em dois tur­nos. A es­ti­ma­ti­va é a de que a pri­mei­ra aná­li­se do tex­to pe­los se­na­do­res ocor­ra em 29 de no­vem­bro. A vo­ta­ção fi­nal de­ve fi­car pa­ra 13 e 14 de de­zem­bro.

Nos úl­ti­mos di­as, o go­ver­no re­pe­tiu a re­cei­ta ado­ta­da no pri­mei­ro tur­no pa­ra ten­tar am­pli­ar a “gor­du­ra” no pla­car de apro­va­ção da PEC na Câ­ma­ra. Dois mi­nis­tros fo­ram exo­ne­ra­dos e vol­ta­ram à Câ­ma­ra pa­ra vo­tar a fa­vor da me­di­da: Bru­no Araú­jo (Ci­da­des) e Fer­nan­do Co­e­lho Filho (Mi­nas e Ener­gia). O Pla­nal­to tam­bém fez che­gar aos par­ti­dos po­lí­ti­cos que as no­me­a­ções de ali­a­dos pa­ra car­gos na Cai­xa e no Ban­co do Bra­sil de­vem sair em bre­ve. An­te­on­tem, mem­bros da ba­se se reu­ni­ram em um co­que­tel na re­si­dên­cia ofi­ci­al do pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ), pa­ra acer­tar de­ta­lhes da vo­ta­ção. O en­con­tro con­tou tam­bém com o prin­ci­pal fi­a­dor da pro­pos­ta, o mi­nis­tro da Fa­zen­da, Hen­ri­que Mei­rel­les. Ain­da as­sim, a opo­si­ção te­ve cin­co vo­tos a mais con­tra a PEC no se­gun­do tur­no. “Al­guns de­pu­ta­dos so­fre­ram pres­são de su­as ba­ses, ou­tros vi­a­ja­ram”, ava­li­ou o lí­der do PSD na Câ­ma­ra, Ro­gé­rio Ros­so (DF). Ao lon­go do dia, a opo­si­ção agiu em blo­co pa­ra di­fi­cul­tar a vo­ta­ção, cu­jos de­ba­tes du­ra­ram oi­to ho­ras e meia, uma a mais que na ses­são de 10 de ou­tu­bro.

As re­gras da PEC pa­ra des­pe­sas com saú­de e edu­ca­ção con­ti­nu­a­ram a ser o mai­or al­vo de crí­ti­cas da opo­si­ção e de ma­ni­fes­tan­tes pre­sen­tes à ses­são. O tex­to-ba­se pre­vê que o cres­ci­men­to das des­pe­sas do go­ver­no es­ta­rá li­mi­ta­do à in­fla­ção acu­mu­la­da em 12 me­ses até ju­nho do ano an­te­ri­or, por 20 anos.

De­pu­ta­dos da ba­se ali­a­da ga­ran­ti­ram no­va vi­tó­ria pa­ra o Pla­nal­to na vo­ta­ção da pro­pos­ta que li­mi­ta gas­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.