24h

Correio da Bahia - - Front Page -

Há dez anos, o pa­dre Abel Pi­nhei­ro saía de Fei­ra de San­ta­na pa­ra as­su­mir um de­sa­fio: ad­mi­nis­trar a si­tu­a­ção da ma­triz do San­tís­si­mo Sa­cra­men­to e Sant’Ana, em Sal­va­dor, no bair­ro de Na­za­ré. Ao che­gar aqui, de­pa­rou-se com inú­me­ros pro­ble­mas na es­tru­tu­ra da igre­ja, cons­truí­da por vol­ta de 1754. Um de­sa­ba­men­to em par­te do for­ro do te­to, com­pro­me­ti­do pe­lo tem­po, fez com que o es­pa­ço fos­se in­ter­di­ta­do pe­la De­fe­sa Ci­vil em 2005. A re­for­ma de to­do o pré­dio, que foi ini­ci­a­da em 2007, du­ra até ho­je, no­ve anos de­pois.

Os cer­ca de R$ 9,1 mi­lhões li­be­ra­dos via Lei Rou­a­net pe­lo Ban­co Na­ci­o­nal do De­sen­vol­vi­men­to (BNDES) não fo­ram su­fi­ci­en­tes pa­ra a con­clu­são da obra. As em­pre­sas res­pon­sá­veis pe­lo ser­vi­ço ale­gam que o va­lor do dó­lar e do ou­ro, uti­li­za­do pa­ra or­na­men­tar os mo­nu­men­tos, mu­dou ao lon­go do tem­po. As­sim, não hou­ve re­cur­so su­fi­ci­en­te pa­ra a im­plan­ta­ção do pro­je­to de ilu­mi­na­ção cê­ni­ca da igre­ja, que de­ve­rá cus­tar em tor­no de R$ 200 mil.

Ago­ra, o pa­dre Abel e a co­mu­ni­da­de da pa­ró­quia co­me­çam uma no­va jor­na­da pa­ra que a obra se­ja con­cluí­da. “Qu­e­ro ape­lar à so­ci­e­da­de bai­a­na e aos em­pre­sá­ri­os sen­sí­veis, que di­re­ci­o­nem seu Im­pos­to de Ren­da pa­ra es­se pro­je­to”, pe­de ele. De acor­do com o pá­ro­co, a igre­ja emi­ti­rá re­ci­bos pa­ra quem qui­ser aju­dar, aba­ten­do o va­lor no im­pos­to.

Em ju­lho des­te ano, a ala cen­tral da igre­ja foi re­a­ber­ta com um al­tar im­pro­vi­sa­do pa­ra a ce­le­bra­ção da fes­ta da pa­dro­ei­ra, co­me­mo­ra­da no dia 26 em to­do o mun­do. Es­sa par­te do tem­plo pas­sou por pin­tu­ras, dou­ra­men­to de mo­nu­men­tos, re­for­mas no for­ro e no ba­tis­té­rio. Além dis­so, tam­bém foi fei­ta a re­cu­pe­ra­ção de qua­dros com te­mas bí­bli­cos do ar­tis­ta bai­a­no Jo­a­quim Fran­co Ve­las­co, que tam­bém pin­tou te­las pa­ra a Igre­ja do Bon­fim. No en­tan­to, ain­da res­ta a re­cu­pe­ra­ção de três al­ta­res que cer­cam a ala. A pre­vi­são é que o al­tar prin­ci­pal, on­de as mis­sas eram ori­gi­nal­men­te ce­le­bra­das, se­ja en­tre­gue em de­zem­bro.

Emo­ci­o­na­da, a nu­tri­ci­o­nis­ta An­gé­li­ca La­ro­ca, 53, con­ta so­bre as me­mó­ri­as que guar­da do lo­cal. “Eu fre­quen­to a pa­ró­quia com a mi­nha fa­mí­lia des­de que nas­ci. Mi­nha mãe era de­vo­ta de Se­nho­ra Sant’Ana e pas­sou is­so pa­ra mim. Com 13 anos, en­trei pa­ra o gru­po de jo­vens e foi lá que co­nhe­ci meu ma­ri­do”, lem­bra ela. An­gé­li­ca e Au­gus­to Men­des se ca­sa­ram na igre­ja dez anos de­pois de se co­nhe­ce­rem. “Nós vi­ve­mos

Pá­ro­co da ma­triz do San­tís­si­mo Sa­cra­men­to e Sant’Ana, em Na­za­ré, quer con­cluir re­for­ma

Pro­je­to de ilu­mi­na­ção cê­ni­ca ain­da pre­ci­sa ser fei­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.