TV ana­ló­gi­ca co­me­ça a ser des­li­ga­da; Bahia só em ju­lho

Correio da Bahia - - Brasil -

CO­MU­NI­CA­ÇÃO Co­me­çou on­tem o des­li­ga­men­to do si­nal de te­le­vi­são ana­ló­gi­ca em Bra­sí­lia e mais no­ve ci­da­des do en­tor­no do Dis­tri­to Fe­de­ral, pri­mei­ra re­gião a pas­sar pe­lo pro­ces­so no Bra­sil. Es­te é mais um pas­so pa­ra a che­ga­da do si­nal di­gi­tal em to­do o país. A ex­pec­ta­ti­va é de que is­so acon­te­ça até 2023. Na Bahia, o pro­ce­di­men­to cha­ma­do swit­ch off só co­me­ça no dia 26 de ju­lho de 2017. Além da ca­pi­tal bai­a­na, ou­tros 19 mu­ni­cí­pi­os irão pas­sar pe­lo pro­ces­so nes­ta pri­mei­ra eta­pa. São eles: Ara­tuí­pe, Cai­ru, Ca­ma­ça­ri, Can­dei­as, Di­as D'Ávi­la, Ita­pa­ri­ca, Ja­gua­ri­pe, Lau­ro de Frei­tas, Ma­dre de Deus, Ma­ra­go­ji­pe, Na­za­ré, Sa­li­nas da Mar­ga­ri­da, San­to Ama­ro, São Fran­cis­co do Con­de, São Se­bas­tião do Pas­sé, Sau­ba­ra, Simões Fi­lho, Ter­ra No­va e Ve­ra Cruz.

Quem ain­da não ti­ver aces­so à trans­mis­são di­gi­tal de­ve ob­ser­var se já pos­sui uma an­te­na que re­cep­ci­o­ne o si­nal ou um te­le­vi­sor com con­ver­sor em­bu­ti­do. Ca­so a TV não te­nha um con­ver­sor di­gi­tal – ou se­tup box, se­rá ne­ces­sá­rio com­prá-lo (o va­lor mé­dio do equi­pa­men­to é R$ 130). Aque­les que ain­da as­sis­tem TV pe­lo si­nal ana­ló­gi­co re­ce­bem avi­sos na te­la so­bre a tran­si­ção do si­nal, que se tor­nam mais fre­quen­tes à me­di­da que a da­ta da mu­dan­ça se apro­xi­ma.

Se­gun­do Már­cio Car­do­so, ge­ren­te de en­ge­nha­ria da TV Bahia, a mu­dan­ça sig­ni­fi­ca uma evo­lu­ção na ma­nei­ra que a te­le­vi­são che­ga às pes­so­as. “Is­so é um avan­ço pa­ra a tec­no­lo­gia HD (high de­fi­ni­ti­on), o que pro­por­ci­o­na uma me­lhor qua­li­da­de de som e ima­gem, e me­nos ruí­dos”, con­ta.

Afi­li­a­da da Re­de Glo­bo e a mai­or re­de de te­le­vi­são do Nor­te e Nor­des­te, a TV Bahia já es­tá se pre­pa­ran­do pa­ra os no­vos tem­pos. Um no­vo trans­mis­sor já foi ad­qui­ri­do e um pro­je­to de re­for­ços de si­nais em Sal­va­dor e re­gião me­tro­po­li­ta­na es­tá sen­do es­tu­da­do. O in­ves­ti­men­to to­tal po­de che­gar a R$ 3 mi­lhões. De acor­do com o Mi­nis­té­rio das Co­mu­ni­ca­ções, as fa­mí­li­as be­ne­fi­ciá­ri­as do pro­gra­ma Bol­sa Fa­mí­lia re­ce­be­rão gra­tui­ta­men­te con­ver­so­res de si­nal pa­ra que, mes­mo os te­le­vi­so­res an­ti­gos, não fi­quem sem re­ce­ber a pro­gra­ma­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.