24h E-mails mos­tram que Hil­lary te­mia San­ders

Correio da Bahia - - Mundo -

ES­TA­DOS UNI­DOS E-mails hac­ke­a­dos da con­ta pes­so­al do che­fe de cam­pa­nha da can­di­da­ta de­mo­cra­ta à pre­si­dên­cia dos Es­ta­dos Uni­dos, Hil­lary Clin­ton, mos­tram que pes­so­as li­ga­das à cam­pa­nha se sen­ti­ram ame­a­ça­das pe­lo se­na­dor Ber­nie San­ders, que con­cor­reu com Hil­lary du­ran­te as pri­má­ri­as do Par­ti­do De­mo­cra­ta A tro­ca de men­sa­gens es­tá en­tre os mais de 1.500 emails que fo­ram va­za­dos on­tem pe­lo Wi­kiLe­aks, or­ga­ni­za­ção trans­na­ci­o­nal que pu­bli­ca pos­ta­gens de fon­tes anô­ni­mas, do­cu­men­tos, fo­tos e in­for­ma­ções con­fi­den­ci­ais, va­za­das de go­ver­nos ou em­pre­sas.

Se­gun­do os emails, an­tes da pri­má­ria do par­ti­do em Il­li­nois, em mar­ço, a fun­ci­o­ná­ria de­mo­cra­ta Ne­e­ra Tan­den per­gun­tou a John Po­des­ta, che­fe da cam­pa­nha de Hil­lary e um dos res­pon­sá­veis pe­la tran­si­ção do go­ver­no Oba­ma em 2008, se o pre­si­den­te dos EUA da­ria qual­quer ti­po de in­di­ca­ção de apoio a Hil­lary. Ofi­ci­al­men­te, Ba­rack Oba­ma per­ma­ne­ceu neu­tro du­ran­te as pri­má­ri­as até a ofi­ci­a­li­za­ção da can­di­da­tu­ra de Hil­lary. “Tal­vez eles não quei­ram fa­zer is­so, mas os ris­cos são mui­to al­tos pa­ra ele nes­ta elei­ção”, es­cre­veu Tan­den. A di­vul­ga­ção api­men­tou ain­da mais a dis­pu­ta elei­to­ral de Hil­lary con­tra o re­pu­bli­ca­no Do­nald Trump na elei­ção que acon­te­ce­rá no dia 8 de no­vem­bro. On­tem, ou­tro fa­to es­tre­me­ceu a dis­pu­ta. O pre­si­den­te da Rús­sia, Vla­di­mir Pu­tin, cha­mou de "his­te­ria" as de­nún­ci­as so­bre a su­pos­ta in­ge­rên­cia de­le nas elei­ções pre­si­den­ci­ais nos Es­ta­dos Uni­dos. “Por aca­so os Es­ta­dos Uni­dos são uma Re­pú­bli­ca das Ba­na­nas? Os Es­ta­dos Uni­dos são uma gran­de po­tên­cia”", dis­se Pu­tin, du­ran­te o fó­rum in­ter­na­ci­o­nal de de­ba­te Val­dai, no bal­neá­rio de So­chi, no Mar Ne­gro. A sus­pei­ta co­me­çou quan­do o Co­mi­tê Na­ci­o­nal do Par­ti­do De­mo­cra­ta des­con­fi­ou de al­go er­ra­do em sua re­de de com­pu­ta­do­res e pe­diu uma au­di­to­ria. A var­re­du­ra en­con­trou dois gru­pos de hac­kers no sis­te­ma. “Des­co­bri­mos que a re­de ti­nha si­do in­va­di­da e co­mu­ni­ca­ções, bem co­mo perfil de can­di­da­tos (os EUA tam­bém te­rão elei­ções le­gis­la­ti­vas no mês que vem) ti­nham si­do exa­mi­na­das", dis­se à BBC o che­fe se­gu­ran­ça da em­pre­sa Crowds­tri­ke e ex-di­re­tor do FBI Shawn Henry.

Tam­bém on­tem, um ho­mem foi pre­so nos EUA por van­da­li­zar com uma mar­re­ta e uma pi­ca­re­ta a estrela do can­di­da­to re­pu­bli­ca­no à Ca­sa Bran­ca, na Cal­ça­da da Fa­ma de Hollywo­od, em Los An­ge­les, in­for­mou a po­lí­cia. O pre­so dis­se que van­da­li­zou a estrela de Trump ti­nha in­ten­ção de re­mo­vê-la, o que não con­se­guiu, e ven­dê-la pa­ra do­ar o di­nhei­ro pa­ra mu­lhe­res que acu­sa­ram Trump de agres­são se­xu­al.

Estrela de Trump na cal­ça­da da fa­ma se­rá res­tau­ra­da após ata­que

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.