STF suspende ope­ra­ção con­tra po­lí­cia do Se­na­do

Correio da Bahia - - Mais - Agên­ci­as mais@cor­rei­o24ho­ras.com.br

O mi­nis­tro do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) Te­o­ri Za­vasc­ki de­ter­mi­nou on­tem a sus­pen­são da Ope­ra­ção Mé­tis, que le­vou a Po­lí­cia Fe­de­ral (PF) a apre­en­der do­cu­men­tos e equi­pa­men­tos na Po­lí­cia Le­gis­la­ti­va do Se­na­do. Ele tam­bém man­dou a Jus­ti­ça Fe­de­ral de Bra­sí­lia, que au­to­ri­zou a ope­ra­ção, en­ca­mi­nhar os au­tos apre­en­di­dos pa­ra o STF. A de­ci­são foi to­ma­da após re­cla­ma­ção do po­li­ci­al le­gis­la­ti­vo Antônio Ta­va­res dos San­tos Ne­to, um dos qua­tro pre­sos du­ran­te a ope­ra­ção.

Se­na­do­res têm fo­ro pri­vi­le­gi­a­do pa­ra se­rem jul­ga­dos ape­nas pe­lo STF. Mas os al­vos da ope­ra­ção fo­ram qua­tro po­li­ci­ais le­gis­la­ti­vos, que não têm a mes­ma prer­ro­ga­ti­va. As­sim, se­gun­do os in­ves­ti­ga­do­res, foi pos­sí­vel ao juiz de pri­mei­ra ins­tân­cia Val­lis­ney de Sou­za Oli­ve­ria, da Jus­ti­ça Fe­de­ral de Bra­sí­lia, au­to­ri­zar a in­ves­ti­ga­ção. Mas o pre­si­den­te do Se­na­do, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL), ar­gu­men­tou que a ope­ra­ção só po­de­ria ter si­do au­to­ri­za­da pe­lo STF.

Te­o­ri tam­bém deu dez di­as pa­ra o juiz Val­lis­ney se ma­ni­fes­tar. Em se­gui­da, se­rá aber­to pra­zo pa­ra ma­ni­fes­ta­ção do pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Ro­dri­go Ja­not. A Jus­ti­ça Fe­de­ral do DF in­for­mou que Val­lis­ney não vai co­men­tar a de­ci­são.

O mi­nis­tro do Su­pre­mo con­cor­dou com o Se­na­do. Além da ação do po­li­ci­al le­gis­la­ti­vo que re­sul­tou na de­ci­são de Te­o­ri, o Se­na­do tam­bém en­trou com uma ação no STF

Su­pre­mo acei­ta pe­di­do do Se­na­do e ti­ra pro­ces­so de pri­mei­ra ins­tân­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.