Vi­bra­ções po­si­ti­vas em San­ta Ca­ta­ri­na

Correio da Bahia - - Esporte -

Ter­ça-fei­ra é o dia de fi­car de olho no mar. Não no de Sal­va­dor, mas no da Praia da Jo­a­qui­na, em Flo­ri­a­nó­po­lis. É quan­do co­me­ça a eta­pa do World Qu­a­lifying Se­ri­es (WQS), eta­pa de aces­so à eli­te do sur­fe mun­di­al.

Na água, o bai­a­no Bi­no Lo­pes po­de ga­ran­tir um lu­gar no WCT do ano que vem com um bom re­sul­ta­do na eta­pa ca­ta­ri­nen­se, que va­le 6.000 pon­tos no ran­king mun­di­al. Atu­al­men­te, Bi­no é o 6º com uma mar­gem de 3.300 pon­tos pa­ra o 11º co­lo­ca­do, o ha­vai­a­no Eze­ki­el Lau. De­pois da Jo­a­qui­na, só ro­la­rão mais du­as eta­pas, am­bas va­len­do 10.000 pon­tos ao ven­ce­dor e no Ha­vaí. Mas co­mo fa­zem par­te da trí­pli­ce co­roa e acon­te­cem an­tes da eta­pa de Pi­pe­li­ne do WCT, mui­tos sur­fis­tas de pon­ta se ins­cre­vem e fi­ca di­fí­cil pa­ra um atle­ta do WQS es­tar nas ca­be­ças.

Não que a eta­pa ca­ta­ri­nen­se se­ja fá­cil. Além dos ad­ver­sá­ri­os usu­ais, Bi­no viu Ga­bri­el Me­di­na e Adri­a­no de Sou­za, o Mi­nei­ri­nho, úl­ti­mos dois cam­peões mun­di­ais se ins­cre­ve­rem pa­ra a eta­pa. Além de­les, ou­tros se­te sur­fis­tas do WCT, to­dos da se­gun­da li­nha, es­ta­rão nas águas da Jo­a­qui­na.

A úl­ti­ma vez que ti­ve­mos um bai­a­no na eli­te do sur­fe foi em 2004, com Ar­man­do Dal­tro. Com o sur­fe na cris­ta, após os tí­tu­los de Me­di­na e Mi­nei­ri­nho, a pre­sen­ça de Bi­no na eli­te po­de­rá tra­zer um in­cen­ti­vo mai­or pa­ra o es­por­te na Bahia, do­na do mai­or li­to­ral do país, ain­da mais ago­ra que é uma mo­da­li­da­de olím­pi­ca. Va­mos tor­cer!

TÍ­TU­LO

Por fa­lar em sur­fe, John John Flo­ren­ce é ta­len­to­sís­si­mo e che­ga­ria a um tí­tu­lo mun­di­al mais ce­do ou mais tar­de. O que fi­cou ruim fo­ram as no­tas ques­ti­o­ná­veis da­das a Me­di­na em al­gu­mas ba­te­ri­as nas úl­ti­mas eta­pas do WCT. É ine­gá­vel que o no­vo cam­peão é um me­lhor ga­ro­to-pro­pa­gan­da pa­ra a WSL, por ser ha­vai­a­no, que­ri­do por to­dos os sur­fis­tas e de per­so­na­li­da­de me­nos for­te que o bra­si­lei­ro, vis­to por al­guns, den­tro do cir­cui­to, co­mo mar­ren­to de­mais. Que, em 2017, o cam­pe­o­na­to se­ja, no mí­ni­mo, me­nos po­lê­mi­co em seus re­sul­ta­dos. Pe­lo bem do es­por­te.

Com o sur­fe na cris­ta, após

os tí­tu­los de Me­di­na e Mi­nei­ri­nho, a pre­sen­ça de Bi­no na eli­te po­de­rá tra­zer um in­cen­ti­vo mai­or pa­ra o

es­por­te na Bahia

BASQUETE

Na NBA, te­ve sur­pre­sa lo­go de ca­ra na 1ª ro­da­da, com a der­ro­ta do Gol­den Sta­te War­ri­ors, em ca­sa, pa­ra o San Antônio Spurs. O vi­ce-cam­peão de 2015/16 se mos­trou de­sen­tro­sa­do e com um ban­co de re­ser­vas pou­co efe­ti­vo. Na de­fe­sa, pou­ca evo­lu­ção em re­la­ção aos pro­ble­mas en­con­tra­dos no ano pas­sa­do e que de­ram ao Cle­ve­land Ca­va­li­ers a chan­ce de se sa­grar cam­peão.

Se o téc­ni­co Ste­ve Kerr não con­se­guir fa­zer o ti­me de­di­car sua ex­plo­são fí­si­ca tam­bém pa­ra de­fen­der, as pre­vi­sões ge­rais, in­clu­si­ve a mi­nha, de que o War­ri­ors na­da­ria de bra­ça­da na tem­po­ra­da com a adi­ção de Ke­vin Du­rant po­dem cair mais rá­pi­do do que se es­pe­ra.

Ou­tra sur­pre­sa foi o triun­fo do Los An­ge­les La­kers so­bre o Hous­ton Roc­kets. Com um ti­me (mui­to) jo­vem, o ti­me de LA não de­ve ir aos playoffs, mas vai dar tra­ba­lho.

Ou­tro que vai ven­der ca­ro os re­sul­ta­dos, mas no NBB, é o Uni­ver­so/Vi­tó­ria. O ti­me bai­a­no mos­trou for­ça de re­cu­pe­ra­ção, ain­da que te­nha si­do der­ro­ta­do no fi­nal, con­tra o Bra­sí­lia, na úl­ti­ma ter­ça, pe­la Co­pa Uni­ver­so. Fi­que­mos de olho, cla­ro.

FIM DE SE­MA­NA

Ama­nhã ro­la o tra­di­ci­o­nal Rally do Ba­tom, com lar­ga­da às 9h, no Jar­dim dos Na­mo­ra­dos. Com mui­ta lu­ta, o even­to, que mis­tu­ra com­pe­ti­ção com o bom hu­mor de um la­zer, já que per­mi­te a par­ti­ci­pa­ção de mo­to­ris­tas com pou­co - ou ne­nhu­ma ex­pe­ri­ên­cia - che­ga a sua 24ª edi­ção. Lon­ga vi­da ao Rally do Ba­tom!

ivan.mar­ques@re­de­bahia.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.